A importância do planejamento escolar
Descubra como o planejamento escolar pode auxiliar os alunos a maximizar o seu desempenho e alcançar suas metas de aprendizagem. Saiba como planejar adequadamente para manter a motivação e a disciplina durante todo o ano letivo.
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR
Planejar é um ato necessário à vida pessoal e também à profissional, independente da área, seja da educação ou de outras áreas. O planejamento é um instrumento que auxilia a prática pedagógica do educador e que permite a ele uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula. Segundo Oliveira (2007, p.21)
[…] o ato de planejar exige aspectos básicos a serem considerados. Um primeiro aspecto é o conhecimento da realidade daquilo que se deseja planejar, quais as principais necessidades que precisam ser trabalhadas; para que o planejador as evidencie, faz-se necessário fazer primeiro um trabalho de sondagem da realidade daquilo que ele pretende planejar, para assim, traçar finalidades, metas ou objetivos daquilo que está mais urgente de se trabalhar.
O planejamento escolar permite uma aula mais dinâmica e atraente, e os objetivos traçados têm mais chance de serem alcançados. O planejamento escolar é um momento de pesquisa e reflexão. Libâneo afirma que o planejamento envolve a pesquisa:
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. (LIBÂNEO, 2013, p.245)
Na construção do planejamento, o professor tem como fazer um diagnóstico, possibilitando a ele conhecer as especificidades de sua turma e as suas dificuldades, para a partir daí promover as intervenções necessárias e saber como transmitir os conteúdos disciplinares com maior êxito para o aluno.
Os educadores, ao fazer o plano de aula, devem levar em consideração os objetivos a serem alcançados, o conteúdo que será ministrado, a metodologia, o tempo e espaço, as características da turma, o nível de desenvolvimento de cada aluno, os conhecimentos prévios e a avaliação. Para mais informações sobre a importância da alfabetização, consulte A importância da alfabetização.
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Dalila de Andrade. Gestão Democrática da Educação: Desafios Contemporâneos. 7ª edição. Petrópolis, RJ. Editora Vozes
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
Para auxiliar no planejamento escolar, considere utilizar ferramentas que ajudam a organizar as atividades. Confira algumas opções de ferramentas de planejamento que podem ser úteis.