CONTEÚDO
Seres vivos
OBJETIVOS
- Compreender as diferenças entre seres vivos e elementos não vivos.
- Diferenciar os seres vivos dos não vivos.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
1°- Em um momento de conversa, o professor questionará a turma sobre as diferenças entre seres vivos e elementos não vivos. Após o diálogo, levá-los à biblioteca para que pesquisem sobre o assunto.
2°- Em um segundo momento, passar um vídeo explicativo. (Sugestão: Ratimbum “Seres vivos”)
3°- Preparar a sala para a realização de um experimento:
Materiais = 2 potes, terra, água, conta-gotas, sementes de feijão e pedra.
Tempo de duração/observação = 1 mês
Preparo = Numerar os potes para facilitar as anotações. Em cada pote, colocar um pouco de terra e 50 gotas de água. Em seguida, colocar os elementos e fechar.
4°- Com antecedência, preparar uma ficha de observações, solicitando que os alunos registrem diariamente com desenhos o desenvolvimento diário e, no final da semana, façam um texto relatando as mudanças;
Ao final do período de observação do experimento, promover um mural de exposição com desenhos e análises descritas e um debate sobre o material coletado.
MATERIAL DIDÁTICO
- Pedra
- Sementes de feijão
- 2 potes de vidro
- Conta-gotas
- Terra
- Água
- Papel para anotação
- Lápis de cor
- Lápis de escrever
Para complementar o aprendizado sobre seres vivos, você pode conferir este plano de aula sobre animais em risco de extinção no Brasil, que aborda a importância da preservação das espécies.
Além disso, para enriquecer a experiência dos alunos, considere utilizar materiais para experimentos com plantas que podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos educativos.
Gostei! É uma aula muito produtiva.
Muito bom,me ajudo maravilhosamente bem.
Amei!