Os textos informativos têm o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitindo dados e conceitos. Isso é o que acontece em reportagens de revistas e jornais, verbetes de dicionários e enciclopédias, artigos de divulgação científica e livros didáticos.
A maioria dos leitores, quando tem em mãos um texto informativo, tem a expectativa de aprender algo com a leitura. Incluímos neste tipo de texto todos os compreendidos no jornalismo: jornais, revistas, folhetos, com suas diferentes variedades (notícias, reportagens, artigos diversos, anúncios etc.).
Incluímos também a correspondência, embora possa haver cartas que se encaixariam melhor em um modelo literário. No entanto, a maior parte da correspondência que recebemos e enviamos tem como finalidade informar algo concreto.
Características de um texto informativo
Função
Conhecer ou transmitir explicações e informações de caráter geral. Seu objetivo é compreender ou comunicar as características principais do tema, sem maior aprofundamento. Para saber mais sobre a importância da alfabetização, você pode conferir este artigo.
Modelos
- Jornais e revistas.
- Livros de divulgação, folhetos.
- Notícias.
- Artigos e reportagens.
- Anúncios e propaganda.
- Avisos, anúncios públicos.
- Correspondência pessoal ou comercial.
- Convites.
- Entrevistas.
Conteúdo
Muito diverso, em função do tema (notícias, anúncios, cartas etc.).
Formato
Texto em prosa, com características específicas de cada modelo.
Procedimentos de leitura
Uso de indicadores de aproximação ao conteúdo (títulos, fotos, imagens, tipografia, seções do jornal etc.). Identificação do tema da informação. Identificação da ideia principal. Identificação dos detalhes principais. Para entender mais sobre a inclusão de alunos com altas habilidades, você pode acessar este artigo.
Obrigada pelo texto, me ajudou em uma pesquisa que estou fazendo
Muito bom este plano me ajudou bastante!!
estou tentando imprimir esse material porém a impressão está saindo muito desfocada
Prezados, uma informação descrita nesta página chamou-me bastante a atenção e gostaria de apresentar algumas ressalvas: foram apresentados como modelos de textos informativos ”
Jornais e revistas. Livros de divulgação, folhetos. Notícias. Artigos e reportagens. Anúncios e propaganda. Avisos, anúncios públicos. Correspondência pessoal ou comercial. Convites. Entrevistas”, no entanto jornais, revistas, livros, por exemplo, são suportes nos quais diversos gêneros textuais são expostos, como reportagens, notícias, anúncios publicitários. Seria importante rever a divulgação dessas informações.
Agradeço-lhes a atenção.