Pode-se dizer que inferências são operações cognitivas que o leitor realiza para construir proposições novas a partir de informações que ele encontrou no texto. A noção de inferência tem sido usada para descrever operações cognitivas que vão desde a identificação do referente de elementos anafóricos e exofóricos até a construção da organização temática do texto. Essa excessiva abrangência do conceito de inferência é problemática para a caracterização desse fenômeno, pois reúne sob o mesmo título operações muito diversas, trazendo assim dificuldades para o estudo dele.
Embora se possam encontrar noções comuns nos conceitos de inferência, como o fato de elas serem uma adição de informação nova ao texto, muitos deles apresentam pontos discutíveis e há diferenças entre eles, fazendo com que não haja consenso em relação à noção de inferência.
Um problema encontrado no conceito de inferência dado por McLeod (1977), por exemplo, é afirmar que inferências são feitas apenas nos casos de discurso escrito. Isso significa que não se fazem inferências no processamento da fala?
Para Morrow (1990), quando o leitor faz inferências, ativa e usa informações implícitas no texto.
Já Yekovich et al. (1990) acreditam que elas sejam “informações não dadas explicitamente no input”. O que não está explícito no texto não tem necessariamente de estar implícito nele. Nesses casos, então, haveria uma disparidade entre esses dois conceitos.
Para entender melhor a importância das inferências na leitura, é interessante explorar a importância da literatura infantil, que também envolve a construção de significados e a interpretação de textos.
…
BAIXAR EM PDF
REFLEXÕES SOBRE AS INFERÊNCIAS
Além disso, para aprimorar suas habilidades de leitura e interpretação, você pode se interessar por literatura infantil: teoria e prática, que oferece uma visão abrangente sobre como a literatura pode ser utilizada na educação.
Se você busca recursos para enriquecer sua experiência de leitura, considere explorar livros infantis que podem ajudar a desenvolver o prazer pela leitura nas crianças.
Por fim, é fundamental refletir sobre como as inferências podem ser aplicadas no cotidiano, especialmente em contextos educacionais, como discutido em o trabalho com a literatura no ensino fundamental.
Escreva um comentário