fbpx Skip to main content

Atualizado em 09/08/2024

Senado aprova limite de 25 alunos em sala de pré-escola

O Senado Federal aprovou um projeto de lei que limita o número de alunos por sala de pré-escola a 25. Entenda as novas regras e seu impacto na educação infantil brasileira.

Senado aprova limite de 25 alunos em sala de pré-escola

 

 

Crédito: Banco de imagens

 

Na última terça-feira (16), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte – CE do Senado aprovou o projeto de lei que limita a 25 alunos as turmas de pré-escola dos dois anos iniciais do ensino fundamental. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, que define que essas etapas de ensino devem ter até 35 estudantes por turma.

De acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE), autor do projeto de lei, o alvo da proposta é possibilitar melhores condições de aprendizagem para as crianças. “A relação entre o professor e o número de alunos incide diretamente sobre a capacidade de aprendizagem”, justificou. Para saber mais sobre como a relação professor-aluno pode impactar o aprendizado, confira nosso artigo sobre metodologias ativas.

O senador manifestou-se contrário à sugestão feita pela relatoria da proposta de ampliar o número de alunos por sala em até 20%, desde que cada um viesse a ocupar 1,5 metro quadrado na educação infantil ou 1 metro quadrado no ensino fundamental e médio. Para ele, é muito difícil operacionalizar uma sala de aula com base na área ocupada pelos alunos. A proposta será encaminhada à Câmara.

Além disso, é importante considerar como a gamificação pode ser uma ferramenta útil para melhorar a interação e o aprendizado em salas com menos alunos.

Com informações do jornal O Estado de São Paulo.


Este texto foi publicado na categoria Legislação e Políticas Educacionais.

 About Pedagogia ao Pé da Letra

Sou pedagoga e professora pós-graduada em educação infantil, me interesso muito pela educação brasileira e principalmente pela qualidade de ensino. Primo muito pela educação infantil como a base de tudo.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.