As regras e o convívio social devem ser ensinados inicialmente pelos pais em casa, pois este será o primeiro exemplo que as crianças poderão ter. Quando chegar o momento de estar na escola, saberão que devem respeitar os colegas, professores e outros funcionários presentes no colégio, que trabalham para deixar o ambiente o mais agradável possível para recebê-los todos os dias.
Qual a importância de regras para o convívio social?
Existe uma forte necessidade de ensinar às crianças sobre regras e convívio social, pois, a partir do momento em que estão em casa, na companhia dos pais, precisam aprender a como conversar com outras pessoas e saber responder a todas gentilmente.
O fato de seguir regras não diz respeito somente ao lar, mas também à escola e a qualquer outro ambiente em que a criança esteja inserida. Em todos os lugares existem regras que precisam ser seguidas tanto por adultos quanto por crianças. Por conta disso, os pais deverão explicar aos filhos o motivo de tantas regras existirem e colocá-las em prática.
Como trabalhar com exercícios sobre regras e convívio social?
Será possível trabalhar com exercícios didáticos em casa e na escola, pois, dessa maneira, com coisas básicas como pedir por favor e agradecer, saber pedir licença, aguardar o momento certo de falar, procurar não gritar em ambientes públicos e sempre respeitar a todos, farão mais sentido na vida da criança.
Os pais poderão inserir estes exercícios gradualmente em casa para os filhos aprenderem e sempre instigá-los diariamente para fazer com que o exercício tenha êxito do começo ao fim.
Sugestão de 5 exercícios sobre regras e convívio social
Será possível conferir cinco exercícios sobre regras e convívio social para trabalhar com as crianças, tanto na escola quanto em casa, junto dos pais que poderão utilizar algumas dessas sugestões para ensinar os filhos a saber conviver entre pessoas e compreender regras. Confira:
Aprender a respeitar todas as pessoas e os animais
Este exercício sobre regras e convívio social deve ser feito inicialmente dentro de casa, na companhia dos pais, que explicarão devidamente o motivo pelo qual se deve respeitar todas as pessoas, assim como os animais.
Como fazer a atividade
Para estes exercícios sobre regras e convívio social, os pais poderão sentar junto dos filhos e perguntar a eles o motivo pelo qual acham que é necessário respeitar outras pessoas, assim como os animais que vivem pela natureza. A base do diálogo será fundamental para todos chegarem a um consenso e discutirem de maneira sadia a importância de saber sempre respeitar todos.
Objetivos para a atividade
O objetivo desta atividade é fazer com que as crianças aprendam desde cedo que se deve respeitar todas as pessoas, bem como os animais, e ensiná-las a maneira correta de fazer isso. Os pais são os principais espelhos para todas as crianças, visto que elas copiam todos os nossos atos diariamente, mesmo que de forma inconsciente.
Brincadeira do respeito entre os colegas
Este exercício sobre regras e convívio social deve ser feito em sala de aula com a supervisão do professor responsável pelas aulas acerca deste tema, pois deverá haver uma conversa didática entre o educador e os alunos para aprenderem a se respeitar mutuamente, tanto dentro quanto fora de sala de aula.
Como fazer a atividade
O fato de ensinar cada criança a se respeitar garantirá que todas tenham um bom convívio diário durante as aulas na escola, e, através disso, se tornem bons adolescentes e excelentes adultos que respeitam todas as pessoas e conseguem conviver sem criar conflitos.
Objetivos para a atividade
O principal objetivo dos exercícios sobre regras e convívio social é fazer com que as crianças compreendam que, na vida, é importante saber respeitar o próximo, independente de quem seja essa pessoa. Todos podem ser pessoas melhores a partir do momento em que respeitam umas às outras, mesmo que existam diferenças entre si que também precisam de respeito.
Jogar o lixo no lixo
Outro exercício sobre regras e convívio social que precisa ser estimulado em casa é o fato de as crianças saberem que o lixo deve ser jogado sempre na lata de lixo, e isso serve para a rua e para casa. É importante que se crie o hábito de jogar o lixo específico na lata correta, como o plástico de bala que precisa ser colocado na lixeira de plástico.
Como fazer a atividade
Para realizar o exercício sobre regras e convívio social, será necessário apenas que os pais ensinem os filhos a dispensar qualquer produto sem uso para o lixo, de modo a evitar acúmulos e garantir que o ambiente esteja sempre limpo e em perfeitas ordens.
Objetivos para a atividade
Por meio de explicações didáticas por parte dos pais, a criança saberá que, para se viver em um ambiente limpo e garantir, inclusive, que a natureza não sofra tanto com resquícios de lixo, deve-se descartá-lo sempre no local correto. Outro ponto importante a ser trabalhado e ensinado é o fato de sempre jogar o lixo no cesto correto quando estiver na rua ou na escola.
Arrumar a bagunça
Este é um dos exercícios mais importantes a serem trabalhados sobre regras e convívio social no ensino infantil, especificamente em casa com os pais, já que é neste ambiente onde se encontram todos os brinquedos da criança.
Como fazer a atividade
Tanto o pai quanto a mãe devem incentivar os filhos a aprenderem a recolher todos os brinquedos espalhados pelo quarto e explicar de maneira simples o motivo pelo qual é necessário realizar tal feito. O ato de conversar com as crianças precisa ser o mais simplificado possível, pois elas não compreendem tantas informações ao mesmo tempo. Portanto, os pais devem demonstrar através de atitudes.
Objetivos para a atividade
O objetivo é que, por intermédio deste exercício, as crianças aprendam a importância de reunir os brinquedos após as brincadeiras, para sempre manter o quarto organizado. Deve-se ensinar a necessidade de haver um hábito diário com relação a este tipo de exercício, pois, dessa maneira, a criança saberá que, após bagunçar, deve limpar a sujeira.
Pedir por favor e obrigado
Uma das principais palavras a serem ensinadas para crianças com base nas regras e convívio social são “por favor” e “obrigado”, sempre que houver necessidade, pois um ato de gentileza gera gentileza.
Como fazer a atividade
Este tipo de exercício com regras e convívio deve ser trabalhado inicialmente pelos pais no âmbito doméstico, pois as crianças precisam conhecer a necessidade de ser gentil e agradecer nos momentos corretos para todas as pessoas. Será importante, inclusive, que as crianças reproduzam estas palavras diariamente, assim como os pais, que deverão fazê-lo para estimular este exercício nos filhos.
Objetivos para a atividade
O objetivo principal dos exercícios de regras e convívio social é ensinar às crianças a necessidade de dizer por favor ao solicitar algo para os pais ou outra pessoa e sempre procurar agradecer após receber o que pediu, seja em casa, na escola, no supermercado e até com os colegas.
Por fim, estes exercícios sobre regras e convívio social precisarão ser trabalhados todos os dias, não somente em casa, mas na escola, para haver um complemento e o professor poder ensinar aos alunos os principais motivos para isso.
Para mais informações sobre a importância da autoestima nas crianças, você pode conferir este artigo.
Além disso, para ajudar na educação alimentar das crianças, é interessante considerar utensílios de cozinha que podem tornar o aprendizado mais divertido.
Escreva um comentário