O dia do trabalho deve ser ensinado de modo lúdico para todas as crianças do ensino infantil, mas com uma pitada de história para fazê-las pensar, refletir e encher o professor de perguntas sobre este tema tão diferente e tão importante para a sociedade como um todo.
O que é o dia do trabalho?
O dia do trabalho é considerado feriado em diversos países, não somente no Brasil como muitos costumam imaginar. Isto ocorre desde o ano de 1886, quando alguns trabalhadores dos Estados Unidos decidiram realizar uma paralisação no dia 1 de maio para exigirem condições superiores de trabalho.
Este movimento, de fato, se espalhou por todo o mundo e, graças a isso, no ano de 1887, outros trabalhadores da Europa optaram por pararem de trabalhar para realizar manifestos. Para o ano de 1889, alguns operários franceses se reuniram em Paris para decidirem que a data 1 de maio seria uma grande homenagem aos trabalhadores que realizaram greve cerca de três anos atrás.
Por que ensinar para as crianças sobre o dia do trabalho?
O dia do trabalho deve ser ensinado para todas as crianças porque é uma data especial, a qual tem um forte peso histórico por conta de trabalhadores que exigiam condições melhores para conseguirem trabalhar. É necessário que todas as crianças saibam que podem e devem lutar por seus direitos no trabalho e exigir melhorias, caso seja necessário.
Por mais que crianças desconheçam as partes mais históricas e complexas, o professor poderá contar histórias que lidem diretamente com este magnífico tema para fazê-las entender um pouco mais sobre o dia do trabalho.
Sugestão de 5 exercícios para o dia do trabalho
Será possível que o professor tenha 5 sugestões de exercícios para realizar com os alunos sobre o dia do trabalho. Portanto, haverá muitas brincadeiras lúdicas que apresentarão profissões aos pequenos, além de gerar melhor conscientização por parte deles com relação a alguns empregos.
Feira das profissões
A feira das profissões costuma ocorrer sempre em campus de universidades muito famosas pelo Brasil, porém os professores da escola deverão se reunir para montar barraquinhas em que ficarão disponíveis para explicar de maneira lúdica sobre determinada profissão.
Como fazer a atividade
O pátio será o ponto de encontro entre professores e alunos para a feira das profissões sobre o dia do trabalho, visto que cada criança se dirija para alguma barraca de modo a conversar com algum professor sobre profissão X ou Y. Toda a explicação precisa ser feita de modo que gere entendimento na criança, não deve ser nada específico ou técnico, mas algo que a deixe mais curiosa e com vontade de conhecer melhor sobre aquela profissão.
Materiais para a atividade
Os principais materiais para esta atividade no dia do trabalho serão as barracas que os professores farão com auxílio das mesas, e poderão preparar folhetos que explicam de modo lúdico um pouco da profissão que cada professor escolheu para falar no dia da feira das profissões.
Objetivos para a atividade
O principal objetivo para esta atividade é o de fazer com que os alunos possam se sentir mais confiantes e conhecedores do que desejam fazer no futuro, pois com este auxílio dos professores eles se sentirão empenhados em lutar por aquilo que realmente querem.
Forca com nomes de trabalhos
A forca com o nome de cada trabalho para o dia do trabalho poderá ser trabalhada em sala de aula pelo professor responsável, de modo a fazer com que as crianças se divirtam ao tentarem adivinhar a letra sem deixar o bonequinho ficar maior.
Como fazer a atividade
Para esta atividade, o professor deverá fazer o desenho de uma forca na lousa e escolher o nome de alguma profissão que não seja extremamente complicada de adivinhar, mas que seja mediana para dar um desafio legal às crianças. O tema principal é: dia do trabalho.
Materiais para a atividade
Os principais materiais para a atividade de forca para o dia do trabalho são a lousa e giz colorido para deixar tudo bem mais divertido para as crianças em sala de aula.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que as crianças trabalhem com a imaginação para pensarem em trabalhos para o dia do trabalho, que possam se encaixar nas barrinhas que servirão de letras. Ele deve formular a palavra em sua cabeça, analisar e ter total certeza antes de responder o nome inteiro.
É importante que todas as crianças consigam se divertir durante a brincadeira, pois dessa maneira, conseguirão aprender mais sobre este dia com mais facilidade e não se esquecerão dos nomes de cada profissão presente em nosso dia a dia. Se torna viável ensinar um pouco sobre o tema, pois as crianças conseguirão ter uma noção maior sobre o que gostariam de ser quando fossem adultos.
Adivinhações sobre o dia do trabalho
O professor deverá exemplificar um trabalho aleatório que vier em sua mente para as crianças, que precisam prestar a devida atenção para conseguirem adivinhar o nome correto.
Como fazer a atividade
Neste caso, o aluno poderá levantar a mão para tentar responder qual seria o nome daquele trabalho dito pela professora através de dicas. Com essas mesmas dicas será possível proporcionar um momento lúdico e agradável para todas as crianças da sala de aula de sua turma.
Objetivos para a atividade
O foco da atividade é fazer com que as crianças trabalhem com a memorização, algo de extrema importância nesta faixa etária e deve ser estimulado pelo professor responsável pela turma. Cada aluno deverá responder e não haverá problema algum caso fale o nome errado da profissão, o que importa é se divertir.
Brincadeira com o dia do trabalho
Esta brincadeira poderá ser feita em sala de aula com os alunos, basta que o professor escreva na lousa a sugestão de trabalhos das crianças e escolha para cada uma delas um trabalho.
Como fazer a atividade
Desde o momento que o professor fizer a devida escolha do trabalho para cada uma das crianças, poderá colocar disponível para elas algumas fantasias que representem cada emprego. Desta maneira, elas conseguirão se divertir e brincar entre elas enquanto se sentem no próprio emprego de brincadeira.
Objetivos para a atividade
O dia do trabalho é muito especial, e as crianças poderão ter a oportunidade de se sentirem como trabalhadores: bombeiros, professores, biólogos e outros trabalhos diversos que mais gostarem. O intuito é apenas incentivá-las a conhecerem um pouco mais sobre o tema e mostrar-lhes que todo emprego é digno e maravilhoso.
Pinte desenhos sobre as profissões
O professor poderá disponibilizar uma variedade de desenhos sobre o dia do trabalho para que as crianças possam pintar em sala de aula, junto dos colegas, com as cores que mais gostarem para dar um toque especial ao desenho.
Como fazer a atividade
As crianças deverão pintar o desenho com lápis de cor, giz de cera ou canetinha com as cores que mais gostarem, porém, há a necessidade de que a criança escolha a profissão que mais gostar para pintar.
Objetivos para a atividade
O principal objetivo desta atividade é fazer com que as crianças conheçam mais sobre o dia do trabalho e possam pensar um pouco sobre a data, em sua importância e no que ela representará no futuro.
Os exercícios sobre o dia do trabalho poderão ser feitos de muitas formas pelo professor, e é importante tornar este tema mais presente na vida das crianças, seja em brincadeiras, histórias ou perguntas.
Para mais atividades lúdicas, você pode conferir atividades para aprender a ler que também são muito divertidas e educativas.
Além disso, se você está em busca de materiais para as atividades, considere utilizar brinquedos educativos que podem enriquecer a experiência de aprendizado das crianças.
Escreva um comentário