fbpx

Atividades para aprender a ler em 2022

Atividades para aprender a ler
4.2/5 - (11 avaliações)

Em primeiro lugar, as atividades para aprender a ler devem ser lúdicas e intuitivas para as crianças sentirem interesse e desejo de participar daquelas que compreendam a leitura, e para isto será importante compreender que cada criança possui um tempo pessoal para aprender ler e escrever, além de ser importante evitar cobranças e os apressar.

Qual a importância de atividades para aprender a ler

Acima de tudo, possuir contato com os livros desde bem pequenos traz um estímulo diretamente no desenvolvimento cognitivo, intelectual e psicomotor dos pequenos, além de ser importante criar o hábito pela leitura nas crianças, por mais que os pequenos nesta faixa etária ainda não tenham aprendido a ler. Promove a curiosidade de ver as figuras presentes contidas no livro e passarão a arriscar dizer uma palavra ou outra.

Sentir o cheiro do livro, conhecer novas texturas postas nas páginas de cada livro, auxilia o interesse de permanecer com o livro em mãos, de visualizar as figuras e procurar compreender as poucas palavras inseridas ali.

Atividades para aprender a ler (2)
Fonte/Reprodução: original

Haverá um maior estímulo nas crianças no processo de aprendizagem da leitura, além de desenvolver pouco a pouco com a imaginação, vocabulário e criatividade das crianças. Os pais podem inserir os livros aos pequenos desde o primeiro ano de vida, para aprender gradativamente sobre este mundo mágico da leitura.

Contar histórias de fantasia costumam mexer diretamente com a criatividade dos bebês e crianças que ainda não aprenderam a ler, desta maneira as crianças se sentirão curiosas para começar a leitura por conta própria e cabe aos pais apenas observarem e explicarem a forma correta de se dizer uma palavra.

O que ensinar de atividades para aprender a ler

Na escola, os professores terão a liberdade de ensinar às crianças mais atividades lúdicas que servirão para agregar o que já havia sido ensinado pelos pais em casa, como é o caso do alfabeto, porém haverá mais complementos para os pequenos podem aprender facilmente enquanto se divertem.

Ao passo que há a inserção de letras do alfabeto para as crianças aprenderem, o educador poderá incluir músicas que contenham desde a letra A até a letra Z, assim haverá total possibilidade dos pequenos aprenderem através de música lúdica, que contribuirá para trazer mais facilidade a este processo.

Nesse meio tempo, o professor poderá explicar que as letras possuem muitas diferenças entre si e cada uma delas possui famílias silábicas que servem para formar novas palavras e os convidar para reproduzir os sons das vogais A, E, I, O, U.

Lista de atividades para aprender a ler

Há muitas formas de trabalhar com atividades para aprender a ler em sala de aula, e a principal é a de introduzir música para que as crianças possam cantar em conjunto. Existem diversas possibilidades de se introduzir as atividades de leitura aos pequenos na escola ou em casa.

Cante músicas

Ao escutar músicas pela primeira vez as letras poderão passar despercebidas pelos adultos e crianças, mas a partir do momento em que se escuta mais de duas vezes, será possível começar a memorizar alguns aspectos importantes: como a letra e a sonorização daquela canção.

Como fazer a atividade

Para esta atividade, o professor deverá cantar com as crianças sobre todas as letrinhas do alfabeto e os estimular a cantar em conjunto para conseguirem memorizar gradualmente as letras. A música ABC se encontra no YouTube.

Materiais para a atividade

Apenas o vídeo com a canção das letras do alfabeto.

Objetivos para a atividade

As crianças se interessam por sons que lhes sejam atrativos e consequentemente passarão a querer imitar o professor ao repetir as letras do alfabeto. Neste caso, o principal objetivo será o de memorizar as letras alfabéticas às crianças.

Livros

Frequentemente os pais se pegam presos em um dilema: é conveniente dar livros às crianças ou são muito novos para isto? A resposta para esta pergunta se torna simples quando os pais descobrem haver livros de categoria infantil e com mais detalhes, poucas palavras difíceis para auxiliar na etapa de alfabetização.

Como fazer a atividade:

Em sala de aula, o professor deverá deixar diversos livros acima da mesinha para as crianças observarem suas capas e por meio da curiosidade os pegarem para abrir e descobrir o que há dentro.

Materiais para a atividade

Livros infantis.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo para as atividades para aprender a ler, são apresentar livros diferentes e bem coloridos, que contenham figuras em todas as suas páginas e o professor deverá perguntar o nome das imagens e qual letra é a inicial da imagem e o aluno deverá responder o nome e tentar responder com calma a letrinha inicial.

Lousas

Em casa na companhia dos pais, haverá a possibilidade de ensinar a criança a ler através de palavras escritas na lousinha com giz, dessa maneira, dará vontade do pequeno a tentar escrever a letra por conta própria, além de tentar dizê-la.

Como fazer a atividade

Na companhia dos pais, a criança deverá observar a escrita de cada letra do alfabeto e caso haja perguntas, os pais poderão saná-las com explicações fáceis de serem compreendidas. 

É importante que se use menos palavras ao exemplificar determinados assuntos às crianças porque elas conseguem compreender menos do que um adulto.

Materiais para a atividade

Lousa pequena e giz colorido.

Objetivos para a atividade

Os pais devem apresentar letra por letra do alfabeto na lousinha e reproduzir seus nomes juntamente da criança, para que assim haja a compreensão da letra e consequentemente a memorização gradual dessas informações por parte da criança.

Objetos

De maneira idêntica às apresentações dos livros, mas agora com objetos o professor ou os pais poderão perguntar aos pequenos o nome de objeto X, ou Y e lhes perguntar como diz a palavra e com qual letra começa.

Como fazer a atividade

Será necessário juntar as crianças (caso seja em sala de aula) junto de alguns objetos de formas distintas e bem coloridas que chamam atenção, para que os pequenos possam segurar e procurar dizer o nome ou a letra inicial.

Materiais para a atividade

Objetos coloridos de tamanhos diferentes.

Objetivos para a atividade

Uma das atividades para aprender a ler e costuma atrair a atenção das crianças pela alta gama de cores, é a brincadeira com objetos que servirá como um intermediário para o aprendizado das crianças na alfabetização. 

Explore o som das letras

Sob o mesmo ponto de vista que a atividade de cantar músicas, o professor deverá falar palavras que mostrem a sonorização das letras do alfabeto para as crianças notarem e perceberem suas diferenças.

Como fazer a atividade

Esta é uma das principais atividades para aprender a ler e basicamente o professor deverá dizer a letra A e uma palavra que se inicie com esta letra, por exemplo, Amor e fortificar a reprodução desta letrinha ao falar para as crianças. Peça que elas repitam a palavra Amor e digam com qual letra se inicia.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo de trabalhar com atividades para aprender e ler envolve o som das letras, e é interessante que gradualmente as crianças passarão a perceber que as letras são importantes para compor o seu próprio nome, o da professora, dos pais e dos colegas.

Dessa forma, as crianças passarão a compreender melhor sobre a importância de aprenderem a ler ao serem instigados a lerem, escutar músicas, observar o formato das letras e brincar com objetos chamativos que possuam nomes fáceis para que as crianças lembrem e repitam por conta própria.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.