fbpx Skip to main content

Atualizado em 09/08/2024

5 atividades sobre os imigrantes no Brasil para ensino fundamental

Veja 5 atividades sobre imigrantes do Brasil para as crianças do ensino fundamental! Só aqui no Pedagogia ao pé da letra.

5 atividades sobre os imigrantes no Brasil para ensino fundamental

As cinco atividades sobre os imigrantes no Brasil são ideais para serem trabalhadas em sala de aula no ensino fundamental, porque apresentam um tema totalmente novo e necessário, de modo a gerar conhecimento nos alunos e fazê-los questionar sobre os motivos pelos quais um povo sai de seu país e emigra para outro.

Por que ensinar sobre os imigrantes no Brasil?

O principal foco desta matéria sobre os imigrantes no Brasil é fazê-los compreender os motivos pelos quais esses povos vieram ao nosso país, conceituar a história e explicar de uma forma compreensível o tema.

5 atividades sobre os imigrantes no Brasil para ensino fundamental (3)
Fonte/Reprodução: original

Haverá a necessidade de trabalhar com conceitos que auxiliem os alunos a entenderem os tempos atuais e os tempos antigos, além de realizar uma análise sobre o conceito histórico. O aluno valorizará melhor todas as influências socioculturais herdadas pelos povos imigrantes.

Quais são os imigrantes no Brasil?

A imigração no Brasil se iniciou no ano de 1530, 30 anos após Pedro Álvares Cabral chegar em nossas terras. Nesta época, outros portugueses chegaram aos montes, em 1549, por conta do governo-geral que os atraiu à Bahia. 

Africanos

Outro grupo que chegou ao Brasil forçosamente foram os africanos, que auxiliaram a formar boa parte da população brasileira. Não há como calcular devidamente, porém registros mencionam que cerca de 4 milhões de negros foram trazidos ao Brasil como escravos. Com os africanos, o país se tornou rico em cultura, seja cultural, alimentícia, esportiva ou religiosa.

Espanhóis, judeus e franceses

No período colonial, era proibido pela legislação portuguesa a entrada de estrangeiros. Porém, de nada adiantou, porque os espanhóis vieram entre os anos de 1580 e 1640, a partir do momento em que as coroas se uniram: judeus da península ibérica, ingleses, franceses e os próprios holandeses.

Motivos que levaram à imigração

Um dos principais motivos para os imigrantes virem ao Brasil era a escassez de emprego causada pela Revolução Industrial, no período de XVII e XIX. Nesta época, ocorria o avanço das máquinas, que dispensaram boa parte dos trabalhadores presentes em fábricas de tecidos.

Após muitas lutas no Brasil para evitar que existisse somente uma única raça por conta de um projeto chamado “embranquecimento da sociedade”, que evitava a miscigenação, o país se tornou – ironicamente – conhecido por suas misturas raciais e belezas únicas derivadas de diversos povos.

Lista de atividades sobre imigrantes no Brasil

As atividades sobre os imigrantes no Brasil serão de grande auxílio ao professor em sala de aula, que poderá aplicar atividades distintas para os alunos conhecerem melhor a trajetória desses povos até o nosso país e como eram suas vidas em suas respectivas culturas.

5 atividades sobre os imigrantes no Brasil para ensino fundamental (2)

Fonte/Reprodução: original

Legado Italiano – Documentário

O documentário Legado Italiano está disponível na Netflix e possui classificação indicativa para maiores de 10 anos, e fala sobre o fluxo migratório dos italianos ao Brasil no final do século XIX.

Como fazer a atividade

O professor deverá reproduzir o documentário na sala de vídeo aos alunos do ensino fundamental, que precisarão assistir com calma e prestar atenção aos detalhes para compreender a história contada.

Objetivos para a atividade

A ideia principal é ensinar aos alunos que outras culturas são tão ricas e apreciadas quanto a nossa, além de mostrar o modo de fala dessas pessoas, os trajes e a maneira com a qual fazem seus alimentos, que é completamente distinta das nossas maneiras. O Brasil aprendeu uma variedade de receitas com os italianos, como é o caso da macarronada, lasanha e outras massas típicas.

Produção de texto

A produção de texto deverá ser feita com base no que os alunos assistiram no documentário Legado Italiano, e o professor poderá propor que cada um escreva sobre algo que mais chamou a atenção.

Como fazer a atividade

Os alunos deverão escrever sobre algo que mais prendeu a atenção no documentário, desde que esteja dentro do estabelecido pelo professor. Este texto deve conter somente 15 linhas e ser um breve resumo.

Materiais para a atividade

Para esta atividade sobre imigrantes no Brasil, o aluno deverá fazer bom uso de seu caderno, caneta ou lápis de escrever, corretivo e borracha para apagar caso algo saia errado.

Objetivos para a atividade

Além de apresentar a cultura dos povos imigrantes no Brasil, esta atividade visa treinar a escrita dos alunos e a sua compreensão a respeito do tema da imigração no Brasil, se o estudante foi capaz de entender as razões e as consequências dessa ocasião.

Pesquisa cultural

Realizar pesquisas em grupos ou individuais é algo importante na vida estudantil de um aluno do fundamental, portanto, o professor deverá solicitar que cada aluno faça uma pesquisa cultural sobre os povos imigrantes e seus países.

Como fazer a atividade

Cada aluno poderá escolher o país no qual deseja pesquisar e escrever com riqueza de detalhes algumas informações sobre cultura, vestes, músicas, alimentos, biodiversidade local, clima e idioma.

Objetivos para a atividade

Esta atividade exige um pouco mais dos alunos, visto que haverá maior necessidade de pesquisa sobre alguns temas que deverão estar destacados. Isso fará com que os estudantes possam conhecer devidamente cada país e suas diferenças com relação ao Brasil.

Alimentos típicos

Costumeiramente, os países possuem seus próprios alimentos e cada um deles tem uma deliciosa comida que causa interesse em muitas pessoas ao redor do Brasil e do mundo. O nosso país, por sinal, possui uma culinária vasta dos outros países e modificou as receitas de um jeito bem saboroso e apetitoso, como é o caso da pizza, estrogonofe e sushi. 

Como fazer a atividade

Nesta atividade, o professor deverá solicitar que os alunos se unam em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o prato típico de cada região escolhida pelo professor para cada grupo.

Objetivos para a atividade

O objetivo principal desta atividade sobre imigrantes no Brasil é fazer os alunos conhecerem a culinária de outros países, saber o método de preparação e observar as diferenças entre os pratos feitos no país X e no Brasil.

Sonho Imigrante – Canção

Um dos principais itens que os imigrantes trouxeram ao Brasil, além de suas deliciosas comidas e toda a sua cultura, seria especificamente as canções. A canção de Milton Nascimento sobre os imigrantes poderá ser trabalhada em sala de aula com os alunos.

Como fazer a atividade

Para esta atividade em especial, o professor deverá reproduzir a canção para os alunos escutarem, após tê-los dado um papel com a letra da música, de modo que cause interesse e gere compreensão por parte deles com relação à letra.

Objetivos para a atividade

O foco principal para esta atividade sobre os imigrantes no Brasil é mostrar que cada um deles possui descendência de povos imigrantes, que vieram de outros países ao Brasil ao longo dos anos. É importante causar curiosidade nas crianças, fazê-las sentir vontade de saber mais sobre outras culturas dentro da nossa própria.

As 5 atividades sobre imigrantes no Brasil devem ser realizadas em conjunto, para que possam compreender melhor e conhecer novas culturas, sabendo o motivo pelo qual tantos povos vieram ao nosso país.

Existe uma história longa por trás não somente dos povos que vieram ao Brasil, mas das próprias pessoas que nele viviam e criavam regras para evitar a miscigenação, além de transformar os imigrantes em mão de obra barata.

Para complementar o aprendizado, é interessante que os alunos conheçam mais sobre a história da educação no Brasil e como as diferentes culturas influenciaram a formação da sociedade brasileira.

Além disso, a pesquisa sobre história dos números pode ser uma atividade interessante para entender como a imigração também trouxe novas formas de pensar e contar.

Por fim, a culinária é um aspecto importante a ser explorado, e os alunos podem se interessar em aprender sobre as influências das capitanias hereditárias na formação da cultura alimentar brasileira.

Para enriquecer a experiência, os alunos podem explorar receitas típicas de diferentes países, como a pizza, que é um exemplo claro da influência italiana na culinária brasileira. Para isso, podem pesquisar sobre utensílios de cozinha que ajudam na preparação desses pratos.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.