O solo deve ser trabalhado nas aulas de ciências com os alunos de ensino fundamental de modo lúdico, para lhes apresentar o tema e explicar a importância de organismos vivos e outros em decomposição para a manutenção daquela região em especial.
O que é o solo?
O solo é a parte externa da crosta da Terra, que está sempre em contato diário com qualquer outro elemento ecológico. Os alunos devem compreender que o solo é formado por três fases distintas: sólida, que possui matéria orgânica, líquida e gasosa.
O solo, que todos conhecem atualmente, se dá por milhões de anos em desagregação de outras rochas, originárias de locais na superfície, junto à união de outros fatores físicos e químicos.
Composição do Solo
A composição do solo costuma variar de um local para outro, por conta de elementos químicos existentes em determinado local. As modificações principais de sua formação ocorrem pelo vento, sol, umidade e por organismos vivos, como as minhocas.
Existem também outros materiais orgânicos, de animais e plantas que se decompuseram e juntos formam a primeira camada do solo, chamada húmus. O solo passa por alterações naturais através desses processos e auxilia na adubação para o crescimento de mais plantas e árvores (com sementes deixadas por pássaros), mantendo aquele solo fértil.
Como trabalhar no fundamental sobre o solo?
Existem muitas formas de ensinar sobre o solo, dentre elas levar os alunos a pesquisas de campo para observá-lo e conhecer espécies de insetos que nele vivem diariamente e que o requisitam para se protegerem e sobreviverem de predadores.
Outra maneira de aprender sobre o solo de forma lúdica é na criação de insetos que vivem debaixo do solo, mas que são essenciais para a manutenção da vida no planeta e para manter o ecossistema em harmonia.
5 atividades sobre o solo
As atividades sobre o solo serão trabalhadas de modo lúdico em sala de aula, ensinando aos alunos uma variedade de lições valiosas, que serão importantes para suas vidas no presente e no futuro. Cada aluno aprenderá a matéria de um modo diferente e o conteúdo se tornará mais interessante. Confira:
Plante uma árvore
O professor deverá explicar aos alunos o modo correto de cuidar do solo e poderá fazer isso na escola (caso haja jardim). Posteriormente, deverá incluir a aragem de solo, junto da explicação sobre a minhoca ser um dos principais arados criados pela natureza, e entregar sementes de árvores aos alunos.
Como fazer a atividade
Cada aluno poderá enterrar uma semente de qualquer espécie de árvore e regar devidamente sempre que for necessário, de modo a cultivar e nomear sua espécie para haver um melhor reconhecimento.
Materiais para a atividade
Será necessário que o professor distribua sementes de árvores aos alunos que devem plantar e regar. Para isso, é possível utilizar um regador para facilitar a irrigação.
Objetivos para a atividade
Ensinar aos alunos a importância de plantar uma árvore e a cultivar do modo correto, o que será de grande ajuda ao planeta Terra. O professor deve gerar essa conscientização nos alunos do fundamental.
Construção de pequenos seres
O professor deverá propor em sala de aula a construção de uma minhoca com seu lado externo e interno à mostra, bem como o de uma formiga, besouro ou um tatu de jardim, mas todos deverão conter seus lados aparentes para haver uma compreensão da atividade e do funcionamento do organismo dessas espécies.
Como fazer a atividade
Através da esquematização de grupos, cada aluno deverá escolher algum inseto estabelecido pelo professor para realizar a montagem em sala de aula durante as aulas de ciências.
Materiais para a atividade
Argila, massinha de modelar ou biscuit, isopor ou outro material amplo e rígido para não balançar o trabalho. Para o solo, poderá ser utilizada terra ou papel camurça de cor marrom. Palitos de dente para serem pregados no isopor para especificar com etiquetas as partes internas do inseto. Cola, tesoura, tinta e pincel.
Objetivos para a atividade
O foco desta atividade é trabalhar com a observação e criatividade dos alunos para construir um animal que vive diariamente no solo, mas que emerge em busca de alimentos ou folhas para a construção de seu lar nos períodos de inverno. A ideia é fazê-los compreender como as propriedades do solo influenciam nas espécies que nele vivem.
Questões sobre o solo
Em grupos estabelecidos pelo professor, os alunos receberão folhas de atividade que abordam o tema através de um texto sobre o solo feito pelo professor de ciências, com algumas perguntas relacionadas ao que havia sido lido e explicado em sala de aula.
Como fazer a atividade
O grupo deverá ler o texto para responder devidamente às perguntas feitas com base nele, e outras questões que tratam especificamente de como é o solo, o que contém nele, se possui minerais, por exemplo.
Objetivos para a atividade
A atividade visa trabalhar com grupos para se auxiliarem durante a etapa de perguntas e respostas, visto que todos poderão colaborar durante o diálogo para chegar a algum consenso. Eles devem compreender que o trabalho em grupo é sempre prestar atenção, ouvir e analisar a situação proposta com calma.
Encontre insetos no solo e anote
O professor deverá formar alguns grupos que sairão da sala de aula para fazerem uma pesquisa de campo. Tal pesquisa terá como base a taxa de insetos presentes no solo do colégio, e posteriormente, haverá a necessidade de anotarem quais e quantos insetos foram vistos.
Como fazer a atividade
Em grupos, cada aluno deverá anotar o espaço onde esteve com seu grupo e observou tal inseto no solo, bem como seu nome e quantidade dos mesmos insetos naquele local. Essas informações serão cruciais para um trabalho em sala de aula.
Objetivos para a atividade
O objetivo principal da atividade é ensinar aos alunos que trabalhar com anotações e procurar observar o ambiente no qual estão é deveras importante tanto no âmbito escolar quanto acadêmico, o que será estimulado através desta pesquisa de campo.
Pesquisa sobre insetos que vivem no solo
Após os alunos retornarem à sala de aula, durante a atividade de encontrar insetos no solo para anotar, o professor deverá montar um quadro na lousa com o nome de alguns insetos para realizar perguntas aos alunos.
Como fazer a atividade
Para saberem a incidência de vida naquele local, o professor deve questionar os alunos inseridos em grupos sobre quais insetos que mais anotaram no caderno. Minhocas, tatu de jardim, formigas, piolho-de-cobra, lagartas e outros deverão ser escritos na lousa com sua devida numeração de vezes vistos.
Agora, o professor precisa realizar a moda, que será feita a partir do número de insetos que se repetem com mais frequência, exemplo: 8 minhocas, 8 formigas, 1 tatu de jardim, 3 lagartas, que será Moda = 8 minhocas e 8 formigas. Quando existem dois elementos diferentes, mas com mesma quantia, é chamado conjunto bimodal.
Com a moda feita, o grupo deverá realizar uma pesquisa com os insetos que mais apareceram na atividade, por exemplo, 8 formigas foram vistas e aquele grupo deverá pesquisar sobre este inseto e escolher sua espécie.
Objetivos para a atividade
O aluno deverá observar a explicação do professor e se atentar quanto à realização da moda, e procurar anotar essas informações para memorizar junto de seu grupo que trabalhará em uma pesquisa que aumentará seus conhecimentos.
Essas atividades trabalhadas de modo lúdico serão percussoras do bom entendimento da matéria, além de serem a porta de entrada para que os alunos sintam maior interesse sobre a área da ciência/biologia e possam considerá-la como uma futura faculdade a se cursar.
Para mais informações sobre a importância do solo na educação, confira também a aquisição da linguagem na educação infantil e ensino fundamental.
O solo é um tema que pode ser explorado em diversas disciplinas, como na educação na era da globalização, onde a conexão entre diferentes áreas do conhecimento é fundamental.
Escreva um comentário