fbpx Skip to main content

Atualizado em 08/10/2022

5 Atividades com números para aplicar na escola para crianças

Confira 5 atividades com números para trabalhar com educação infantil. Veja mais no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

5 Atividades com números para aplicar na escola para crianças

As atividades com números para serem trabalhadas com as crianças devem ser lúdicas e o professor precisa buscar métodos descomplicados de ensinar este conteúdo, de modo a gerar interesse em cada um para garantir que as aulas sejam saudáveis, didáticas e com participação de todos os alunos.

Qual a importância de ensinar número para as crianças?

O fato de o professor trabalhar com a construção dos números para a educação infantil, é um dos processos mais importantes e eficientes, pois favorecem corretamente que cada criança consiga desenvolver perfeitamente o raciocínio lógico, além de despertar a curiosidade e conseguirem solucionar problemas e desafios. 

5 Atividades com números para aplicar na escola para crianças
Fonte/Reprodução: original

Estes são os principais motivos pelos quais se deve trabalhar com matemática e os números na educação infantil, pois por intermédio deles, as crianças conseguirão compreender enigmas, problemas, desafios, além de saberem a maneira correta de como resolver qualquer tipo de questões matemáticas do dia a dia. O professor deve fortificar sempre que possível os números na sala de aula.

Como trabalhar atividades com números?

O professor pode introduzir uma variedade de atividades com números que serão ideais para que os alunos consigam aprender melhor sobre o tema, desenvolvam corretamente o raciocínio lógico e que saibam trabalhar com o que for necessário durante as aulas.

5 Atividades com números para aplicar na escola para crianças
Fonte/Reprodução: original

É possível estimular os alunos com brincadeiras de massinha, tinta, colorir desenhos e outras atividades com números que se tornam necessárias de aplicar em sala de aula, para que todos possam estudar e aprender melhor o conteúdo. Caso os pais queiram aplicar estas atividades, poderão escolher as que mais gostar para ensinar às crianças.

Sugestão de 5 atividades com números

Será possível os pais conferirem cerca de cinco atividades com números para serem trabalhadas em sala de aula com as crianças do ensino infantil. Os professores poderão utilizar estes exemplos para tornarem as aulas mais lúdicas, e fazer com que todas sintam interesse de aprender sobre matemática, além de ver a importância de conhecer a respeito de números e como eles podem ser utilizados no dia a dia. Confira:

Brincadeira com massinha

Brincar de massinha é algo que o aluno pode interagir e desenvolver melhor o tato, além de aprender os números de um jeito bem divertido que será perfeito para auxiliá-lo na jornada matemática.

Como fazer a atividade

Para realizar as atividades com números, o professor deverá entregar massinha de modelar para as crianças poderem brincar e formar números com cada cor. Eles poderão trabalhar com a imaginação e criatividade durante a realização desta atividade em sala de aula, de acordo com as instruções dadas pelo professor.

Materiais para a atividade

Massinha de modelar será necessária para que os alunos possam trabalhar nesta atividade.

Objetivos para a atividade

O objetivo principal das atividades com números é fazer os alunos aprenderem a matéria de outra maneira, que deve ser lúdica, interativa e participativa, ou seja, todos os alunos precisam participar para conseguirem memorizar os números de maneira fácil e divertida.

Atividade com tinta

As atividades com números podem ser feitas com tintas. Basta apenas que o professor peça aos alunos que passem tinta somente nos dedos das mãos e carimbem folhas de papel sulfite para poderem contar quantos dedos estão na folha.

Como fazer a atividade

Para realizar esta atividade, o professor deve entregar tinta guache aos alunos e deixá-los pintar os dedos por conta própria, pois deve estimular a coordenação motora fina e a independência de praticar determinadas atividades sozinhos, de acordo com os ensinamentos de Maria Montessori.

Materiais para a atividade

Será necessário tinta guache, pincel e folha sulfite.

Objetivos para a atividade

O objetivo é estimular a memória visual, coordenação motora fina e ampliar as habilidades de cada aluno da educação infantil, portanto, o professor deve elaborar atividades com números iguais a esta, para fazê-los aprender de maneira descomplicada, lúdica e interativa entre aluno e objeto.

Pinte os números de 1 a 10

O professor deverá elaborar uma folha de atividades com números para os alunos poderem pintar de 1 a 10 com diversas cores do lápis de cor, e caso queiram poderão utilizar canetinha ou giz de cera para realizarem isto. 

Como fazer a atividade

Para fazer as atividades com números, o professor deverá pedir que todos pintem os números com cores e deixem-nos bem coloridos. Todos deverão ter uma coloração diferente, pois haverá um fácil reconhecimento por parte deles.

Objetivos para a atividade

O objetivo destas atividades com números é fazer com que os alunos aprendam de uma maneira diferente, prática e visual que os ajudará a visualizar e memorizar devidamente cada número inserido na folha de atividades pelo professor. Será importante que os alunos possam reproduzir de maneira oral o nome de cada número.

Conte os dedos das mãos

Uma atividade lúdica que costuma ser ensinada em casa pelos pais é ensinar às crianças a contarem os números de 1 a 5 pelos dedos. Neste caso, o professor poderá exemplificar de uma maneira lúdica como brincar com os dedos e aprender através deles.

Como fazer a atividade

Para realizar as atividades com números, o professor deverá contar em sua mão os cinco dedos e pedir que as crianças façam a mesma coisa. O professor pode cantar músicas lúdicas enquanto ensina os alunos esta atividade.

Objetivos para a atividade

O objetivo destas atividades com números é fazer com que os alunos saibam outro método de contar, o qual pode ser usado com os dedos. Neste caso, facilitará a vida da criança durante contas de adição e subtração, pois poderão consultar os dedos e o professor deve incentivar esta prática, assim como os pais.

Conte os objetos

O professor poderá aplicar atividades com números em que propõe aos alunos contarem objetos de 1 a 10, e pode ser feito com qualquer objeto que o professor desejar, bem como o material dourado, que possui uma variedade de peças para ajudarem os alunos a contarem os números de maneira descomplicada.

Como fazer a atividade

Será interessante que o professor solicite aos pais que comprem o material dourado para ser trabalhado em sala de aula com os alunos, os números, e a partir disso, será possível ensiná-los a contar de modo prático. 

Com objetos maiores o entendimento se torna mais fácil. Será interessante solicitar aos alunos que formem os números de 1 a 10 com as peças maiores e depois contar cada uma delas para saber quanto resultará.

Objetivos para a atividade

O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos aprendam a contar os números de uma maneira lúdica, fácil e rápida, sem qualquer complicação com os números postos em lousa. Eles precisam tatear cada peça, montar por conta própria para conseguirem visualizar o que fazem e o que aprendem. Deve-se deixá-los contar e montar diversos conjuntos numéricos sozinhos.

Por fim, trabalhar atividades com números auxiliará o aprendizado de cada aluno do ensino infantil, além de os apresentarem métodos diversificados de estudá-los não somente na escola, mas em casa com ajuda dos pais, que darão conforto os farão se sentir seguros para terem foco e ampliarem a habilidade matemática nos estudos.

Uma resposta para “5 Atividades com números para aplicar na escola para crianças”

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.