PROJETO: A CRIANÇA E A ELEIÇÃO

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO – A CRIANÇA E A ELEIÇÃO


1.Título do Projeto: A criança e a eleição


2. Justificativa

As crianças do nível operacional concreto (7 -11 anos) desenvolvem o uso do pensamento lógico e superam o raciocínio pré-lógico do período anterior. [...] Além disso, em virtude da interação social com seus pares, as crianças tornam-se capazes de se ‘descontrair’ e assumir o ponto de vista dos demais (WADSWORTH, 2003, p. 157 apud ZANLUCHI, 2004 P.53).

É necessário, desde cedo as crianças entenderem sobre os procedimentos e cuidados onde a decisão tomada implicará diretamente em um novo dirigente para a cidade, o estado e o país onde vivem. E nisto, entra o processo de decisão, onde a consciência que o voto individual poderá fazer a diferença (positiva ou negativa) para grande população e que a escolha tem duração temporal.

Daí a necessidade, de motivar o interesse pela escola, pela decisão, pois isso fará parte de sua vida, e a formação do cidadão através do ensino, acarretará a consciência de seus direitos e deveres com espírito crítico e autonomia, para que possam conviver em harmonia na sua comunidade, procurando compreender e desenvolver o mundo que a rodeia, buscando a sua realização como ser humano e se preparando o mundo da sociedade.

Diante da multiplicidade e da diversidade de situações que lhe são apresentadas, a criança observa e toma consciência de elementos comuns. Diante das palavras e frases presentes em seus ambiente, cujo sentido, a princípio, captou globalmente. Intuitivamente, a criança chega a uma tomada de consciência . Esse é o produto de invariantes, da permanência de certos elementos visuais e auditivos. (BATISTA, 2004, P.149).

Assim, oferecer uma sólida formação de cidadania, a fim dos educando possam cumprir com a sua função social e cultural, capazes de dar respostas aos desafios da sociedade, possibilitando uma aquisição de uma visão do mundo, estimulando a convivência harmônica , levando-se em conta valores éticos e políticos para formação de cidadania e realização pessoal.

Uma vez fornecidas as mesmas condições a cada um, os potências individuas atuarão, e o maior deles é a vontade de conquistar a condição de cidadão sem deixar jamais que a conquista de um indivíduo implique em prejuízo do outro. (LOPES Jr.,2004, p.140).


3. Objetivos de conhecimento

  • Possibilitar habilidades de promover o senso investigador na criança.
  • Trabalhar a escolha e suas conseqüências na vida pessoal.
  • Desenvolver a busca de suas competências, em seus direitos e deveres.
  • Propiciar condições para a reflexão sobre a cidadania.
  • Através das discussões, construir uma cultura do trabalho coletivo.

4. Metodologia

Este projeto terá como alvo uma classe de 3ª série e outro 4ª série do ensino fundamental. Apresentando a importância da decisão e as eleições para a vida da sociedade, o que a escolha pode gerar na vida do município, estado e pais.

O papel deles enquanto crianças na tomada de decisões e acreditar no futuro do pais, para isso apresentamos o vídeo sobre as eleições do TER, que uma criança procura informações sobre as eleições, candidatos com adultos, e ninguém quem falar sobre o assunto, deixando a criança num desapontamento total.

Após assistir o vídeo, será feita uma pequena eleição com candidatos da sala de aula, onde trabalharemos entre os educandos, o trabalho coletivo, onde apresentarão para sua “população” seu plano de governo, previamente discutido entre o grupo, o qual entre eles será decididos quem será o candidato e seus auxiliares. Assim trabalharemos uma eleição na sala, para trabalhar a relação harmoniosa entre os candidatos de partidos contrários, e após a eleição trabalhar também a vitória e a derrota entre eles.

Depois, os educandos trabalharão uma pesquisa das últimas eleições, sobre a satisfação dos candidatos eleitos, seus planos de governos, utilizando para isso diversas fontes de pesquisa como: jornais, internet, conversa com os pais, amigos, vizinhos, etc.

Com isso, com cartazes e exposição apresentarão o material coletada e apresentarão para a sala de aula, onde terminaremos num grande debate sobre os pontos positivos e negativos deste trabalho, e a realização de um texto onde abordarão a importância do envolvimento das crianças nas questões políticas.


5. Recursos utilizados no desenvolvimento do trabalho

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Vídeo formativo do TER
  • Fotos
  • Textos de finalização do projeto.


6. Referências

BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Fundamentos e Metodologia Língua Portuguesa. Curso Normal Superior. Habilitação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Módulo 4. UNOPAR, Londrina. 2004.

LOPES JR., Oséas Pereira. A Criança e Sua Condição de Cidadania. Curso Normal Superior. Habilitação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Módulo 4.UNOPAR, Londrina. 2004.

ZANLUCHI, Fernando Barroso. Desenvolvimento da criança de 7 a 12 Anos. Curso Normal Superior. Habilitação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Módulo 4. UNOPAR; Londrina, 2004.

Autor: Mauro Bertolani Junior