É com satisfação que estamos apresentando ao público leitor o décimo sétimo número da Revista Brasileira de História da Educação com a publicação de artigos que, esperamos, possam contribuir para o enriquecimento da cultura historiográfica da educação e para a reflexão sobre a trajetória da produção, revelando novos caminhos de investigação.
Esse número brinda o leitor com dois artigos independentes, um dossiê – composto por um conjunto de cinco artigos –, uma tradução de documento estrangeiro e uma resenha. O artigo de Vera Valdemarin, “O manual didático Práticas escolares: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições para a prática pedagógica”, analisa o “manual [...] de autoria de Antonio d’Ávila [...] que congrega aspectos teóricos e orientações de conduta aos professores em seu trabalho cotidiano”.
Diana Vidal apresenta pesquisa sobre “Mapas de frequência a escolas de primeiras letras: fontes para uma história da escolarização e do trabalho docente em São Paulo na primeira metade do século XIX”, no qual se propõe a “compreender as razões estatísticas que dominam as ações governamentais” e “desenha os modos como a progressiva institucionalização da escola elementar em São Paulo concorreu para produzir um saber sobre a escolarização do conhecimento e do sujeito aluno”.
Para mais informações sobre a história da educação no Brasil, você pode consultar o artigo sobre História da Educação no Brasil.
Fonte: Revista Brasileira de História da Educação
Leia mais...
Além disso, se você está interessado em materiais didáticos, explore opções de materiais educativos que podem enriquecer sua prática pedagógica.
Escreva um comentário