EDUCAÇÃO CRÍTICA KARL MARX

Pesquise na caixa abaixo.

Custom Search


AGUARDE O CARREGAMENTO COMPLETO

E

SALVE ESTA MATÉRIA

carregando

EDUCAÇÃO CRÍTICA KARL MARX

Karl Heinrich Marx (1818-1883, conhecido como Karl Marx foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Seus pensamentos influênciaram diversas áreas como: filosofia, economia, história; também teve grande participação como intelectual no revolucionário movimento operário participando de organizações de luta, combatia o sitema capitalismo e considerava que o socialismo era um modelo mais justo, uma forma de combater as injustiças sociais.

Seu grande mérito foi o de investigar e compreender o funcionamento da sociedade capitalista, além de transmitir as informações aos trabalhadores tornando-os conscientes dos seus direitos, desenvolvendo neles um espírito crítico.

Segundo Marx o capitalismo divide o povo em duas classes distintas: proletários e burguesia, sendo que os últimos são os que detêm os meios de produção e ficam com a maior parte dos lucros, acumulando cada vez mais riquezas pela exploração dos trabalhadores e cabendo a esses somente o mínimo necessário para sua sobrevivência.

Marx considerava que o conhecimento poderia ser um instrumento de transformação na luta dos trabalhadores e na implantação de uma nova sociedade, de transformação social, e para tanto desenvolveu o sistema de educação politécnica, onde nesse sistema não existiria a separação entre trabalho manual e intelectual, sendo fundamentada em três pontos centrais:

1) Ensino Geral – compreendido por línguas, literatura materna e estrangeira e ciências;

2) Educação Física – para o desenvolvimento do corpo ;

3) Estudos Tecnológicos – Dominação geral dos processos de produção, por toda classe e com isso evitar o trabalho alienado.

Esse sistema era em tempo integral, dividido em dois períodos, sendo que no primeiro a criança aprenderia questões pedagógicos e no outro, desenvolvia-se a concepção de produção.

Essa educação politécnica desenvolveria a hominilateralidade, permitindo com que o indivíduo pudesse ser formado plenamente, com isso proporcionando mudanças reais na sociedade pois para Marx é através de uma boa educação que é possível transformar a sociedade.

Nossa educação recebeu grande influência de Marx quando ela deseja transformar o indivíduo em um sujeito crítico, autônomo, capaz de analisar, compreender e criticar de forma consciente os fatos que ocorrem na sociedade no desejo de que ela seja cada vez  mais igualitária e justa para todos.

BIBLIOGRAFIA

KARL Marx. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx. Acesso em  18/04/06

UNIVERSIDADE Norte do Paraná. Pedagogia: módulo 1. Londrina : UNOPAR, 2006.

SALVE ESTA MATÉRIA!

Deixe uma resposta