25 DE AGOSTO DIA DO SOLDADO

Custom Search

Um soldado, e/ou militar (Brasil) em sentido genérico, é uma pessoa que trabalha, voluntariamente ou em consequência de serviço militar obrigatório, nas forças armadas ou forças militarizadas de um país soberano, recebendo treino e equipamento para defender o referido país e os seus interesses. Na sua condição de membro das forças armadas ou militarizadas, tem o estatuto de militar. Apesar de ser um militar, pode desempenhar funções não combatentes, ligadas à tropa.
Em sentido restrito, também é utilizado o termo “soldado” (ou “soldado raso”) para designar o posto mais baixo e/ou inicial da categoria de marinheiro, praças das componentes terrestres e aéreas das forças armadas e/ou Armada(Marinha). Para designar o posto correspondente, nas componentes navais, normalmente, usam-se termos marítimos, como “marinheiro” ou “grumete”.
Podendo também designar os postos de oficiais generais, sendo o “Dia do Soldado(e/ou militar)” comemorado no Brasil no dia vinte e cinco de agosto, aniversário de Luiz Alves de Lima e Silva, cognominado pela tropa de “Caxias”, esse “Soldado”, em diversas missões comandou operações conjuntas envolvendo tropas marítimas e terrestres, e sua conduta militar fez considerar-se como exemplo de SOLDADO no Brasil.
O termo “soldado” deriva do italiano: “soldato” (participio do verbo soldare) – alguém a quem se pagou o “soldo” para servir. “Soldo” deriva do latim “solidum nummum” e designava uma moeda de ouro da Roma imperial.
Devemos caracterizar o SOLDADO(masculino e/ou feminino), pela DISCIPLINA no “ANDAR EM MIL – e/ou – ATITUDE MILITAR(segundo Caxias, em suas obras publicadas pelas Editoras do Exército Brasileiro).
Devemos também, devido a polêmicas sobre o assunto, bem como ao caráter e/ou perfil do conceito em si, separar o SOLDADO, mais ligado ao “guerreiro” e/ou “pele vermelha”(do oeste Norte Americano), do chamado “guerrilheiro”. O GUERRILHEIRO se caracteriza por um trabalho solitário e/ou logístico, mais ligado à informação e/ou espionagem, e à INTELIGÊNCIA policial e/ou tropa, em que os diversos imperadores descendentes de Sun Tzu, fazem capítulos a parte; em sua conhecida obra milenar, sendo sumamente necessários, como eles enfocam, e um auxiliar do SOLDADO, no e para o desenvolvimento da Guerra e/ou manter a paz(que sempre será o objetivo dos Sun Tzu e dos SOLDADOS).
História

Desde a antiguidade que, praticamente, todas as culturas, civilizações e países dispuseram de algum tipo de força militar composta de soldados, seja para conquistar mais território, seja para defender o seu próprio manter sua soberania e/ou INDEPENDÊNCIA POLÍTICA. Quando não existia o serviço militar obrigatório, era-se mobilizada toda a sociedade nesse serviço, como foi o caso de muitos países e até hoje(como o Principado de Mônaco, por exemplo). Normalmente, o serviço militar era obrigatório para quase todos os homens e mulheres(Esparta e China Imperial, dos Sun Tzu, sua dinastia). Até ao século XX, as mulheres não cumpriam – salvo muito raras excepções(referido acima) – serviço militar. Hoje em dia, existem alguns países mais de 20% de mulheres nas suas forças armadas(na China dos imperadores descendentes de Sun Tzu e em Esparta(Grécia Antiga), era de 100%).
Os soldados da antiga Esparta são, ainda hoje, considerados como o exemplo da força, motivação e preparação para o combate. Cada espartano recebia uma dura instrução militar desde pequeno, transformando-se num soldado de elite que dedicava toda a sua vida à defesa militar da sua pátria.
Mais tarde surge o Exército Romano, conhecido por ser um dos mais disciplinados de sempre. O Exército constituiu a principal máquina de expansão do Império Romano e do mesmo se ter tornado um dos mais extensos da História.
Hoje em dia, a maioria dos países possui forças armadas, sendo os Estados Unidos considerados a maior potência militar, onde o soldado feminino se faz presente.
Especialidades

Na atualidade – como no passado – os soldados são especialistas em determinado ramo militar. Alguns desses solados especialistas recebem designações próprias. Algumas dessas designações, atuais e antigas, são:
Soldados de Infantaria:
Legionário
Piqueiro
Arqueiro
Besteiro
Arcabuzeiro
Mosqueteiro
Fuzileiro
Granadeiro
Caçador
Atirador
Porta-machado
Soldados de cavalaria:
Couraceiro
Carabineiro
Hussardo
Dragão
Caçador a cavalo
Lanceiro
Soldados de artilharia:
Bombardeiro
Artilheiro
Apontador
Municiador
Servente
Condutor
Soldados de engenharia:
Artífice
Sapador
Pontoneiro
Pioneiro
Mineiro
Soldados de logística e serviços
Corneteiro
Clarim
Tambor
Músico
Quarteleiro
Despenseiro
Vagomestre
Soldados étnicos:
Sipaio
Cossaco
Streltsy
Retre
Lansquenete
Almogavare
Almocacém
Ginete
Pandur
Spahi
Zuavo
Janízaro

COMO SURGIU O DIA DO SOLDADO?

O Dia do Soldado é instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já é capitão e, aos 40, marechal-de-campo. Entra na História como “o pacificador” e sufoca muitas rebeliões contra o Império. Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869, com um saldo de mais de 1 milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população). Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias — o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.

Como se tornar soldado?

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.
No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade,nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

Fonte: pt.wikipedia.org

FILME COMPLETO

SALVE ESTA MATÉRIA!

Deixe uma resposta