fbpx Skip to main content

Atualizado em 02/08/2023

5 Atividades para fazer na visita ao museu

Venha conferir atividades para fazer na visita ao museu! O professor poderá trabalhar seus conteúdos com facilidade ao realizar um ótimo passeio com os alunos.

5 Atividades para fazer na visita ao museu

A visita ao museu é um momento divertido, diferente e que costuma atrair totalmente a atenção dos alunos por ser um local em que nunca estiveram. Todo o ambiente é amplo, com muitos objetos distintos e informações importantes para a história de um determinado local.

O que é um museu?

O museu é um lugar em que se pode guardar informações, fotografias, quadros e demais objetos históricos para pessoas visitarem um dia. Neste caso, todo aquele que for antigo, rico em história e importante para uma cidade, estado ou país estará guardado no interior de um museu.

O que é um museu
Fonte/Reprodução: original

Neste tipo de ambiente se torna possível aprender algumas informações com maior facilidade. Por este motivo, deve-se levar os alunos para visitarem um local como este, que ajudará no aprendizado.

Como escolher um ambiente para fazer a visita ao museu?

O professor poderá escolher locais ricos em história, como é o caso do Museu do Ipiranga, Museu da Língua Portuguesa, dentre outros vários locais públicos para visitação e que contenham diversidade de conteúdos.

Como escolher um ambiente para fazer a visita ao museu
Fonte/Reprodução: original

Somente no museu do Ipiranga é possível encontrar uma variedade de informações sobre SP e a história do Brasil, e conhecer um ambiente antigo, com detalhes distintos daqueles que se estão acostumados a ver frequentemente.

Sugestão de 5 atividades no museu

O professor poderá conferir 5 atividades diferentes para fazer no museu junto de seus alunos do ensino fundamental I e II. Todos poderão aprender conteúdos diversos, e estudarem tanto na escola quanto em casa. Veja:

Museu da Imagem e do Som

Para uma primeira visita, é interessante conhecer junto dos alunos o museu da imagem e do som, localizado em SP. Nele é possível conferir um acervo com mais de 200 mil itens! Há fotografias, filmes, vídeos e peças gráficas.

Como fazer a atividade

O professor deverá propor aos alunos que observem as pinturas, filmes e demais conteúdos no museu, e anotem no celular nomes e datas. Será importante para a pausa que será feita na hora de lanchar.

Para a atividade, o professor deverá perguntar sobre nomes de artistas famosos, e os quadros, filmes ou peças que foram anotadas no celular pelos alunos. Eles deverão responder sem consulta, a fim de trabalhar com a memorização visual.

Materiais para a atividade

Será necessário somente dos celulares dos alunos para anotar algumas informações.

Objetivos para a atividade

O objetivo da visita ao museu, é ensinar aos alunos que se pode aprender o conteúdo de artes fora da escola, sem livros, sem caderno de desenho e uma lousa. O ato de visitar um local público que contém riqueza de informações será o suficiente para trabalhar com a memorização fotográfica.

Museu do Catavento

O professor de ciências poderá levar seus alunos para conhecer o famoso museu do Catavento, inaugurado no dia 26 de março de 2009. Neste local, será possível conhecer mais sobre a ciência e deixá-los fascinados com as possíveis interações com objetos do museu.

Como fazer a atividade

Nesta visita, o aluno assim que colocar os pés no interior do museu poderá conhecer mais sobre o universo, a história do homem na Lua, e muitos outros conteúdos relacionados com astronomia. Será importante que o professor faça um jogo de perguntas e respostas com os alunos.

Neste caso, a cada ala que a turma passar deverão responder uma questão de ciências relacionada àquele ambiente. Um exemplo interessante: “qual o nome do homem que pisou na Lua?”

O aluno poderá pensar na resposta, e associá-la com o ambiente em que estão. É um jogo lúdico que garantirá diversão em mescla de aprendizado. Este é fator importante de ser tratado com o fundamental II.

Objetivos para a atividade

O objetivo da visita ao museu, é fazer com que os alunos possam aprender mais sobre ciências ao participarem da brincadeira feita pelo professor. Além de analisarem os variados objetos postos em cada ala do museu.

Museu da Língua Portuguesa

O museu da Língua Portuguesa guarda um grandioso acervo de conteúdos importantes da história, e o seu interior reserva muitas surpresas aos alunos que fizerem uma visita acompanhados do professor.

Como fazer a atividade

Nesta atividade, o aluno precisará anotar palavras no bloco de notas, e outras informações que aparecerem pelo telão com datas, fotos e explicações sobre cada período histórico. Há diversas palavras interessantes que os alunos poderão conhecer e aprender sobre.

O aluno terá o vislumbre de como o idioma brasileiro evoluiu ao longo dos anos, e entenderá o porquê de tantas mudanças na escrita, forma de falar e se comunicar com outras pessoas.

Na sala de informática do próprio museu, os alunos realizarão a pesquisa de métodos linguísticos de cada uma das épocas vistas e anotadas no bloco de notas. Pode ser sobre 1850, 1870, ou 1920.

Objetivos para a atividade

O objetivo da visita ao museu, é ensinar aos alunos que o idioma brasileiro é diferente de qualquer outro, e possui muitas variações linguísticas a depender dos períodos analisados e estudados.

Neste caso, o professor poderá deixar os alunos pesquisarem mais sobre estes fatores na sala de informática do próprio museu. Lá é possível comportar até 50 pessoas ao mesmo tempo.

Museu Aerospacial

O Museu Aerospacial é um local interessante para levar os alunos do ensino fundamental I e II para aprenderem sobre aviação, e conhecerem outros modelos antigos de aeronaves feitas por engenheiros aeronáuticos.

Como fazer a atividade

Para esta atividade, o aluno deverá fotografar as aeronaves que achar interessante, e posteriormente pesquisar pela imagem no Google Imagens. Por intermédio do buscador, será possível saber o nome e outras informações sobre o avião fotografado.

O professor solicitará que os alunos enviem as fotos por e-mail com legendas e algumas informações breves sobre as construções, sua importância para a aeronáutica e a data de construção do avião.

Objetivos para a atividade

O objetivo de fazer uma visita ao museu, é fazer com que os alunos possam conhecer um local diferente e que esteja fora dos parâmetros de conhecimento deles. É interessante apresentar-lhes um museu distinto, rico em história e que tenha a sua importância às pessoas.

Desta maneira, nas pesquisas que forem realizadas pelos alunos, eles entenderão melhor o funcionamento de um avião, quando o criaram e saberão mais sobre Santos Dumont e seus feitos para os brasileiros. Além de conhecerem a sua criação mais importante: 14 bis.

Anotar sobre pontos interessantes do Museu do Ipiranga

O museu do Ipiranga está localizado na cidade de SP, e contém muitas informações interessantes sobre iconografia, documentos importantes datados do séculos 17 até o início do 20.

Como fazer a atividade

Para fazer esta atividade, o aluno deverá levar um bloco de notas e uma caneta para anotar todas as informações que observar e achar interessantes. Isto porque no retorno à escola, será necessário realizar uma pesquisa completa daquilo que anotaram.

O trabalho ficará mais completo se o aluno fotografar os pontos específicos que achar legal, e sentir curiosidade de saber o que significa com maior riqueza de detalhes. Neste caso, a pesquisa deverá conter legendas na parte de baixo da foto.

É interessante que o aluno observe os diversos quadros espalhados pelo ambiente, e observar os detalhes que remetem especificamente ao período histórico em que o Brasil passou. O lado interno do museu guarda uma série de informações importantes, e objetos decorativos do século XVII em diante.

Objetivos para a atividade

O objetivo da visita ao museu, é fazer com que os alunos possam conhecer um local totalmente diferente, rico em história e possam compreender com maior facilidade sobre os acontecimentos daquele período no Brasil.

Por esta razão, é que farão as anotações no bloco de notas para pesquisar em casa, e complementar o trabalho com as fotografias legendadas. Eles poderão entender com maior facilidade e aprofundamento tudo o que ocorreu neste período histórico.


Este texto foi publicado na categoria Arte.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.