O universo é espetacular e possui muitos segredos que são desvendados por cientistas pouco a pouco. É algo fascinante para diversas pessoas, principalmente por ser algo que não se conhece por completo, e existem certas dúvidas sobre a existência de toda esta imensidão conhecida como universo.
O que é o universo?
O universo é basicamente o conjunto de toda a matéria existente, assim como a energia. Este conjunto é capaz de juntar planetas, estrelas, galáxias, satélites e outros astros importantes.
O local é infinito, por este mesmo motivo é que recebeu o nome do latim: “universum”, que significa tudo em um só. É a prova viva de que vivemos em algo majestoso, e somos pequenos se comparados com outras galáxias.
Como o universo se originou?
A principal teoria de como o universo se originou se dá pelo Big-Bang. É a mais aceita até hoje, e explicaria como tudo surgiu após uma explosão de partículas causadas pelo famoso átomo primordial.
Há cerca de 13,8 bilhões de anos, ocorria um cataclismo cósmico por conta desta mesma explosão. Graças a ela, nasceria tudo aquilo que se conhece atualmente.
Sugestão de 5 atividades sobre o universo de acordo com a BNCC
O professor poderá conferir cerca de 5 atividades sobre o universo, e saberá a maneira ideal de trabalhar durante suas aulas. Todas serão de grande ajuda, e fará com que os alunos consigam aprender com facilidade. Veja:
Construção de uma luneta
A luneta permite que o ser humano consiga enxergar com maior clareza alguns aspectos presentes no céu noturno. É por intermédio dela que se torna possível realizar diversas anotações e fazer pesquisas.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, o professor deve pedir que seja feita na companhia dos pais. Será para nota, e eles precisam aprender a fazer a confecção de um material diferente.
Neste caso, será necessário de duas lentes de aumento. A maior delas deve ser segurada entre o papel e o aluno, apenas se atente porque a imagem poderá parecer borrada.
Em seguida, use a segunda lente na frente do olho junto da primeira lente de aumento. Posteriormente, procure mover a última lente tanto para frente quanto para trás, até conseguir enxergar a folha com maior nitidez.
Saiba ser comum que as letras fiquem grandes e viradas para baixo. Não há problema porque será feita a observação das estrelas no céu noturno.
Os pais devem ajudar os alunos a medirem a distância existente entre as lentes. Neste caso, será necessário que seja feita a marcação de dois pontos no tubo, de acordo com a distância mencionada.
O aluno deverá realizar um corte conforme as medidas das lentes, no tubo e próximo da abertura. Apenas deve-se tomar muito cuidado para não recortar o tubo todo. É necessário que a lente fique fixa nesta parte.
Será necessário realizar um segundo corte neste tubo, que representa especificamente a outra marcação feita. Deve ficar igual à primeira: fixa no interior do tubo. Lembre-se que a lente maior sempre precisa ficar na frente. Não esqueça de usar a fita adesiva para mantê-las presas.
Materiais para a atividade
Lentes de aumento com 3cm de diâmetro e uma maior do que a outra. Tubo de papelão do papel toalha que estiver sem uso. Fita adesiva, tesoura, caneta e trena.
Objetivos para a atividade
Segundo a BNCC, a base na qual os alunos terão após aprenderem a realizar a construção da luneta será:
EF05CI13: o fato de construir um objeto para observar à longa distância ajudará o aluno a ter uma base sobre o céu e o que observará ao longo dos dias.
Observação das fases da Lua
Os seres humanos podem observar com frequência a Lua e todas as suas principais formas. É um satélite impressionante, que merece ser conhecido e explicado com total atenção em sala de aula.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, o professor deverá fazer com que os alunos observem as mudanças da Lua e fotografem o que conseguirem. Caso não seja possível, basta que façam as anotações de todas as modificações ocorridas.
Sabemos que em alguns períodos a Lua possui algumas fases, dentre elas podemos citar à sua fase completa, minguante, nova e crescente. O aluno deverá explicar cada uma delas, na pesquisa que realizar.
Materiais para a atividade
Será necessário que o aluno faça suas anotações pelo Docs ou Word, e consiga montar um trabalho com imagens que expliquem cada um dos fenômenos.
Objetivos para a atividade
O professor poderá conferir qual a habilidade da BNCC que está ligada diretamente com este tipo de atividade. Veja:
EF05CI12: o aluno deve ser capaz de concluir a periodicidade de todas as fases da Lua e possuir neste aprendizado a observação. É importante registrar todas as formas da Lua, por ao menos, dois meses.
Por que o planeta Terra gira?
Esta é uma questão muito discutida durante os primeiros anos do ensino fundamental. Afinal, é algo recém-descoberto que chama muito a atenção dos alunos e requer sempre alguma boa explicação.
Como fazer a atividade
Para esta atividade sobre o universo, o aluno deverá fazer uma pesquisa em sua casa para saber o motivo pelo qual o planeta Terra costuma realizar o movimento de rotação. Desta maneira, ele aprenderá significando a translação e como o dia se alterna para noite.
Objetivos para a atividade
Esta aula será de acordo com algumas especificações da BNCC. O aluno poderá aprender melhor com este tipo de atividade e pesquisa. Veja:
EF05CI11: o aluno fará a associação dos movimentos feitos pelo Sol, com relação à movimentação feita pela rotação do planeta Terra.
EF08CI13: esta habilidade visa representar movimentos feitos pela rotação e translação do globo terrestre. É fazer com que o aluno possa estudar e realizar análises sobre o eixo de rotação do planeta, com relação à órbita durante as estações do ano.
Constelações presentes no universo
O fato de todos poderem enxergar o céu noturno e observar as constelações é algo realmente muito legal e gratificante. É possível trabalhar de muitas maneiras para descobrir melhor sobre cada uma delas.
Como fazer a atividade
Nesta atividade sobre o universo, o aluno deverá escrever em seu caderno os dias em que observou alguma constelação no céu durante a noite. Este tipo de conteúdo deverá ser feito em casa, e se possível fotografar algumas imagens do céu estrelado para haver facilidade na pesquisa.
O professor deverá solicitar que os alunos pesquisem um pouco sobre as constelações e saibam mais a respeito delas, como surgiram e por qual motivo estão presentes no céu noturno.
Objetivos para a atividade
Veja agora qual a numeração da habilidade mencionada pela BNCC:
EF05CI10: o aluno deverá identificar algumas constelações presentes no céu, com ajuda de algum tipo de mapa ou aplicativos no celular. Saber em quais períodos elas aparecem e descobrir se em algum momento elas desaparecem antes de amanhecer.
Além do cosmos: o Espaço
Este é um incrível documentário que apresenta um pouco mais sobre as visões dos maiores físicos que já existiram: Albert Einstein e Isaac Newton. O professor poderá trabalhar na sala de vídeo para fazer com que eles possam aprender melhor algumas informações.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, o professor deverá levar os alunos para a sala de vídeo, a fim de mostrar um pouco mais acerca do tema aos alunos. Será importante que todos estejam presentes no dia da aula.
Isto fará com que eles possam entender e aprender com mais facilidade certos aspectos sobre o universo. Afinal, por ele ser vasto e pouco se sabe sobre sua origem, muito se especula e os alunos poderão fazê-lo durante as aulas em classe.
Objetivos para a atividade
A habilidade a ser trabalhada em sala de vídeo e sala de aula é:
EF09CI15: ela faz com que haja uma relação entre as leituras sobre o céu, assim como a explicação da origem da Terra e de todos os demais satélites presentes em nossa galáxia.
EF09CI14: nesta aula, o aluno aprenderá um pouco mais sobre o que é o universo, por conta disso saberão descrever a estrutura do sistema solar e localizar a galáxia.
Para complementar o aprendizado sobre o universo, é interessante que os alunos tenham acesso a materiais como telescópios e lunetas. Você pode encontrar opções acessíveis para suas aulas, como telescópios e lunetas.
Para mais atividades sobre ciências, confira também o artigo sobre atividades de ciências sobre o solo.
Além disso, é importante que os alunos compreendam a relação entre o universo e a vida na Terra. Para isso, você pode consultar o artigo sobre as habilidades da BNCC que aborda ciências da natureza no ensino fundamental.
Escreva um comentário