Treinar a tabuada com crianças de 6 anos pode parecer um pouco complicado só de imaginar. Porém, pensar na hipótese de que atualmente existem métodos que facilitam este conhecimento se torna interessante e menos assustador. Não somente os pais terão facilidade em ensinar, como as crianças aprenderão com prazer e clareza.
O que é a tabuada?
A tabela da tabuada apresenta quatro operações matemáticas: subtração, divisão, multiplicação e adição. Os algarismos de 1 a 10 aparecem por colunas e linhas feitas para facilitar o processo de cálculo.
É normal observar haver sempre um número base, que será utilizado para chegar a um resultado específico. Neste caso, temos a tabuada do três, do oito e do seis.
Quais treinos podem auxiliar no aprendizado da tabuada
É possível ensinar a somatória dos números até chegar ao resultado final, cantar músicas, reproduzir vídeos didáticos sobre o tema, fazer desenhos, usar figuras animadas para representar a tabuada ou simplesmente usar os dedos das mãos.
Estes são métodos que trazem resultados a longo prazo, e será importante que os pais estejam dispostos a sentar com os filhos e explicar a tabuada de outra maneira. Usar o lúdico pode parecer complicado à primeira vista, mas com o decorrer do processo se tornará divertido para ambos.
Sugestão de atividades para treinar a tabuada
Os pais poderão conferir como treinar a tabuada com os filhos de 6 anos e se divertir em conjunto durante todo o processo de ensinamento. Procure diverti-los conforme os ensina, para garantir excelentes resultados que serão satisfatórios para você e as crianças. Veja:
Brinque com os dedos
Para treinar a tabuada com os filhos, procure apresentar os dedos para contar e buscar pelos resultados. Deixe-os trabalharem com esta função até que aprendam por conta própria.
Como fazer a atividade
Para esta atividade, os pais ensinarão as tabuadas do 2 ao 5 contando com os dedos. Exemplifique nas suas mãos quanto seria 2 x 4, 5 x 2 e assim sucessivamente, até que eles reproduzam sozinhos.
Outro ponto que deve ser explicado é que em determinadas tabuadas os números estão invertidos: 9 x 4, por exemplo, e basta repetir para chegar ao resultado final que é 36. Se ficarem com dificuldades, explique com calma e sem incluir muitas informações.
Materiais para a atividade
Será necessário apenas utilizar os dedos das mãos como forma de explicação.
Objetivos para a atividade
Os pais ensinarão aos filhos a usarem os dedos para contar, e é um fator que precisa ser estimulado, permitindo que aprendam por intermédio das mãos. Não é errado utilizá-los no aprendizado, pois é um jeito de contar que dará resultados corretos.
Cante música
Um método diferente que fará total diferença na hora de treinar a tabuada com as crianças é cantar. Os pais poderão reproduzir canções pelo YouTube aos filhos, que escutarão e reproduzirão a canção.
Como fazer a atividade
Para esta atividade, os pais poderão reproduzir a canção sugerida para os filhos aprenderem a tabuada de maneira lúdica, didática e divertida. Isto porque cantar ativa no cérebro a movimentação, memorização, atenção e a emoção. Cantar possui incríveis efeitos positivos no cérebro humano, pois fornece a ativação dessas áreas citadas e libera dopamina, que é o hormônio do prazer.
Deixe as crianças escutarem a canção repetidas vezes e se encantarem pelo ritmo musical, pois em pouco tempo elas conseguirão lembrar da letra da música e cantar por conta própria.
Materiais para a atividade
Será necessário um notebook, celular, TV ou computador que reproduza o vídeo.
Objetivos para a atividade
O objetivo deste aprendizado é facilitar um conteúdo específico para as crianças que necessitam de informações mais simples, que auxiliem na compreensão e processamento delas.
É comum observarmos que as crianças adoram escutar músicas e reproduzem-nas por conta de letras simples. Aborde este estilo de conteúdo com os pequenos, a fim de garantir que o aprendizado se torne divertido e prazeroso.
Faça desenho de nuvens
Treinar a tabuada com desenhos é um método que poderá auxiliar no aprendizado dos pequenos. É uma maneira diferente de trabalhar com a matemática, mas que fará uma diferença para eles.
Como fazer a atividade
Em uma folha de sulfite, faça o desenho de nuvens que representem a tabuada do dois. Neste caso, duas nuvens, x, e o número específico para dar o resultado. Deixe que as crianças coloquem as respostas em formato de nuvens e, se necessário, apenas explique que falta uma ou duas para chegar ao resultado correto.
O ato de desenhar auxiliará na memorização das crianças, e este é um fator que deve ser trabalhado com os pequenos. Eles terão compreensão dos números durante os estudos e mais vontade de aprender.
Objetivos para a atividade
Fazer desenhos de nuvens ou de frutas fará com que a criança sinta interesse em conhecer e observar aquele conteúdo em especial. Procure evitar apenas os números, sem qualquer ludicidade no processo, pois isso não chama atenção, e a criança realmente preferirá outra atividade.
Com esta brincadeira, você ampliará o conhecimento de seu filho, e ele poderá aprender a tabuada por conta própria apenas com desenhos de nuvens, além de saber responder sozinho oralmente.
Use exemplos de animais
Este é um método de treinar a tabuada interessante para as crianças com 6 anos ou superior. Consiste em utilizar figuras de animais variados para ensiná-los a tabuada do 1 ao 10 facilmente.
Como fazer a atividade
Para a atividade em questão, os pais devem recortar figuras de animais, plastificá-las e se sentar com os filhos para explicar como aprender a tabuada. Neste caso, eles terão objetos visuais para facilitar a assimilação deste conteúdo.
Você pode usar o método de soma para facilitar ou simplesmente optar por trabalhar com o tradicional, que é 2 x 2 igual a 4. Procure explicar o porquê de ser quatro ao pequeno, que precisa compreender como você chegou a este resultado.
Procure sempre representar com as figuras dos animais, pois crianças possuem facilidade em memorizar figuras coloridas de desenhos, bichinhos ou de objetos. Deixe que eles tentem buscar pelos resultados por conta própria, mas sempre auxilie com explicações didáticas.
Objetivos para a atividade
É importante lembrar que crianças de 6 anos não compreendem 90% do que os adultos dizem, pois em determinados momentos pode-se conter um diálogo confuso e cheio de informações que ficam perdidas no meio do caminho.
Procure trabalhar com o visual das crianças e explique somente o que for realmente necessário sobre a tabuada. Este é um método lúdico que facilitará o aprendizado e evitará que os pequenos vivam de decorebas, que não auxilia e será esquecido em pouco tempo.
Treine com frutas
Um método interessante de treinar a tabuada com seu filho é brincar com frutas coloridas e docinhas. Use-as como exemplos durante uma brincadeira didática, que auxiliará com maior facilidade no aprendizado.
Como fazer a atividade
Para a atividade, pegue frutas que sejam coloridas e de tamanhos menores para facilitar o manejo dos pequenos. Dessa forma, eles conseguirão segurar e sentir a textura enquanto aprendem sobre a tabuada.
Sempre que for explicar, use o método de soma: 3 + 3 + 3 é igual a 9, e 3 x 3 será 9. Inicialmente pode parecer complicado, mas os pequenos compreenderão ao observar os números fictícios por intermédio de frutas.
Objetivos para a atividade
O objetivo é ensinar aos pequenos um método diferente de aprendizado, que consiste em utilizar frutas como parte da tabuada. Eles terão a visão dos números de outra forma e usarão a memória visual para lembrar dos resultados.
Os pais devem fortalecer este aprendizado com frequência, pois garantirá que eles assimilem melhor a tabuada e consigam aprender corretamente sobre os números e seus resultados.
Para mais dicas sobre como ensinar matemática de forma divertida, confira TUDO SOBRE MATEMÁTICA DO 1º AO 5º ANO.
Se você está em busca de recursos adicionais, considere utilizar brinquedos educativos que podem tornar o aprendizado mais interativo e divertido.
Escreva um comentário