fbpx

TRABALHANDO COM A DIVERSIDADE

Sociologia: Trabalhando com a Diversidade

A cidadania aqui definida não possui o mesmo sentido que lhe é atribuído pela concepção liberal, ou seja, é quando admite-se que o exercício da cidadania ocorre pelo fato deste ter acesso às riquezas sociais.

A sociologia pode ser vista como a mais velha de todas as ciências, então a sociologia estuda e apresenta as causas para que se possam questioná-las e serem analisadas.

Com a sociologia somos levados a uma reflexão, de toda a trajetória da humanidade, estabelecendo assim uma relação com o cotidiano.Sendo que o profissional de Educação Física têm de estar preparado para também lidar com a diversidade de pessoas e seus desafios.

Portanto a Educação Física trabalha com o movimento corporal e com o homem em sua totalidade.

Palavras Chaves: sociedade, educação, diversidade.
Em nossa sociedade pode-se entender que ser cidadão é ter o direito à participação social assegurado, entretanto, só lhe é possível se o ser humano tem garantido o direito ao trabalho. Ou seja, esta cidadania aqui definida não possui o mesmo sentido que lhe é atribuído pela concepção liberal, mas é quando admitimos que o exercício da cidadania ocorre pelo fato deste ter acesso às riquezas sociais. (Paulo Meksenas, 1991).

A sociologia busca a neutralidade na sociedade sendo “vista” como a mais velha de todas as ciências, hoje muitos de nós, nos nomeamos “sociólogos” pois, até sem perceber analisamos comportamentos e experiências. Então pode-se dizer que a sociologia estuda e apresenta as causas para que se possam questioná-las e serem analisadas.

Sua busca deliberada por esta neutralidade, foi ainda maior com o Iluminismo que marcou sua trajetória e propôs reformas, conforme a lei para todas as classes. Com a sociologia, somos levados a uma reflexão, não só do momento atual, mas sim de toda a trajetória da humanidade (sua história), onde se leva em conta os costumes, ciência, política…

Faz-se assim um paradoxo, pois como se estuda a história também se questiona a modernidade, onde a sociologia estabelece esta relação, com o nosso cotidiano.

Tão grande é esta relação com o cotidiano, que nos passa despercebido. Pois em todas as áreas que se possa atuar, faz-se esta ligação com a sociologia. Na Educação Física esta união da sociologia é indispensável, pelo fato de se trabalhar com a diversidade social, onde pessoas nos questionam e são questionadas. O profissional desta área, têm de estar preparado para lidar com esta problemática social como sendo mais um de seus desafios, para tanto afirma Mosston (s.d. p.105) apud Vargas (1990, p.99) “a prática pedagógica da Educação Física deve estar alicerçada em todos os seus fins e objetivos. Somam-se todos os componentes a unidade cujo objetivo maior é alcançar o crescimento global do aluno…”.

A Educação Física trabalha com o movimento corporal, desta forma, ela trabalha o homem em sua totalidade e esta totalidade que a sociologia busca estudar.

Assim, a sociologia fundamenta a sociedade, de modo que tem grande afinidade com a democracia, que observa e experimenta, busca significados, se encontra em constante confronto de idéias e paradigmas.

O estudo da sociologia não só critica, mas também aponta soluções, deixando assim uma contribuição na sociedade, fazendo a história, portanto, o profissional de Educação Física deve ter em mente que “A Orientação Educacional e Profissional estará continuamente articulada com os professores e, sempre que possível, com a família”.(Lei nº 6.141 de 28/12/1943. Art.41).


Referências Bibliográficas

BRASIL. Lei nº 6.141 de 28/12/1943. Art.41

COMTE, Auguste. Auguste Comte: Sociologia. 2.ed.São Paulo: Ática,1983.

MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. 58. ed. São Paulo: Brasiliense, 2002.

MEKSENAS, Paulo.Sociologia. São Paulo: Cortez, 1990.

SCURO, Pedro. Sociologia Ativa e didática. São Paulo: Saraiva, 2004.

VARGAS, Ângelo Luis de Souza. Educação Física e o corpo: A busca da identidade. Rio de janeiro: Sprint, 1990.

3
Deixe um comentário

avatar
0 Conversas
0 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais apreciado
0 Autores de comentários
Autores de comentários recentes
  Receber notificações  
mais novos mais antigos mais votados
Me notifique

Deseja receber nosso conteúdo direto no seu email?