fbpx

TIC Educação? Saiba o que é e como utilizar em sua escola

TIC Educação é um recurso importante que todo educador deveria conhecer e usar. Com a TIC, os educadores podem armazenar suas informações importantes e ainda compartilhar com os alunos.

Como a TIC Educação pode colaborar com a aprendizagem?

O objetivo da Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), é tornar o acesso à educação universal, ou seja, mesmo aqueles que não podem ir a uma escola, mas pretendem ter conhecimento, podem ter acesso ao conteúdo.

As TIC ainda podem contribuir para o desenvolvimento de professores, para ajuda-los na gestão escolar.

E com isso melhorar também a gestão educacional. Um professor bem treinado, é capaz de ajudar até na gestão da escola, sendo uma importante ferramenta para o Diretor.

Com o uso de uma plataforma própria, os professores podem inserir conteúdos que além de incluir, garante qualidade na educação para qualquer aluno.

Através do uso das TIC, os alunos com deficiência também podem ser ensinados. Atualmente, há boas ferramentas colaborativas para eles.

Como está a TIC no Brasil?

Segundo o site da UNESCO, o Brasil precisa melhorar muito para reduzir a exclusão digital nas escolas. Além de aperfeiçoar as questões ligadas a desenvolvimento de professores, e da sociedade como um todo, o Brasil deve:

  • Substituir de uma vez os giz e livros, por recursos de apresentação digital avançado;
  • Ensinar os alunos que as ferramentas utilizadas são somente para fins educacionais;
  • Vincular questões éticas e legais, com diversidade. Respeitando o ser humano acima de tudo.;

O Ministério da Educação e o Programa TV Escola, já estão criando projetos que têm por objetivo trazer o letramento digital para a sala de aula.

As TIC para os deficientes

Se a sua escola trabalha com  pessoas que tenham algum grau de deficiência, saiba que as TIC para eles têm o objetivo de tornar as coisas comuns do dia a dia possíveis.

Você pode aplicar softwares de Tecnologia Assistiva para ajudar pessoas que tenham deficiência auditiva, visual, ou até mesmo olfativa.

Com esses programas, eles conseguem ler, ouvir, interpretar e contar, sem que haja necessidade da ajuda de terceiros.

Os deficientes pode aprender tranquilamente, mas temos que aprender com eles a respeitar as necessidades de cada um.

A tecnologia voltada a aprendizagem, beneficia não só a escola, mas sim a sociedade como um todo. Todos podem se reciclar com um bom curso online fornecido pela escola,  por exemplo.

Em outras palavras…

TIC Educação é o avanço na educação que o Brasil necessita. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas já começamos a perceber essa mudança. Se você é educador, e busca ideias para deixar sua aula cada vez melhor, em nosso site você tem boas sugestões como essa.

Lembre-se que, a tecnologia muda muito, e se você quer usar algum recurso tecnológico em sua sala de aula, é fundamental que você aprenda a mexer nele, para ensinar seus alunos a também mexerem.

Uma das vantagens de incluir a tecnologia em sala de aula, é que mesmo o aluno que precisar faltar por um motivo válido, ele pode acompanhar o conteúdo ensinado, direto de sua casa.

Deixe um comentário