fbpx
Pular para o conteúdo

Atividades com texturas na educação infantil

    Atividades com texturas na educação infantil

    As atividades com texturas deve ser trabalhadas especificamente com crianças dos anos iniciais, que precisam aprender a reconhecer os diversos materiais que existem e a utilidade deles para se trabalhar na arte.

    O que são texturas?

    Texturas são aspectos de superfícies que podem ser rugosas, lisas, macias, ásperas e onduladas, que atuam como se fossem uma espécie de pele ao tocar. Elas facilitam em sua identificação no momento de fazer o seu reconhecimento verbal ou tátil.

    O que são texturas
    Fonte/Reprodução: original

    Quando se trabalha com texturas na educação infantil, é possível auxiliar na memorização visual para fazê-las reconhecerem as sensações de tocar em uma pedra ou uma folha de árvore, apenas de mencionar o nome do objeto.

    Como trabalhar em atividades com texturas?

    É possível inserir na atividade, faixas coloridas de cetim, papel veludo, cartão, pedras, madeira, isopor, plástico, tintas, pincéis, bolinhas de papel, de algodão e muitos outros materiais que contenham texturas diferentes.

    Cada um desses objetos garantirá que as crianças aprendam de maneiras diferentes sobre o mundo, o que nele contém e as suas funcionalidades. É importante que o professor auxilie os pequenos a explorarem os materiais, e consigam desenvolver suas habilidades de motricidade gradualmente.

    Sugestão de atividades para usar texturas

    O professor poderá trabalhar com 5 atividades de texturas com as crianças do ensino infantil, e ensiná-las a reconhecer e explorar o espaço com diversos materiais. Cada objeto apresentado auxiliará no aprendizado sensorial e motor. Confira:

    Tinta guache nas mãos

    A tinta guache é aquele material essencial das aulas de artes, e não pode faltar porque auxilia as crianças a trabalharem com o tato e a visão. Ambos aspectos importantes no desenvolvimento sensorial dos pequenos nos anos iniciais.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor colocará uma folha cartolina aberta acima da mesa e as crianças passarão tinta colorida nas mãos para carimbarem a folha. Elas poderão ter noção de espaço, e sentir a sensação de tê-las pintadas.

    O professor poderá auxiliá-los nas pinturas das mãos ao passar a tinta pela região, e facilitar no momento de carimbar a folha de cartolina. Esta que será colada na parede da sala.

    Materiais para a atividade

    Tinta guache, pincel e cartolina.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades com texturas, é ensinar as crianças que se pode trabalhar com as mãos ao criar desenhos, e que com os membros é possível fazer incríveis pinturas sem dificuldades.

    A coordenação motora fina será trabalhada com frequência nessa atividade, e o professor deve garantir que todas as crianças participem da aula proposta. Auxiliará diretamente no desenvolvimento motor e sensorial dos pequenos.

    Giz de cera

    O giz de cera possui uma textura diferente se for pintado acima de superfícies “novas”, como seria o caso de um pedaço de isopor. É um material clássico das aulas de artes, que garantirá às crianças um conhecimento novo sobre a pintura.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor deverá deixar as crianças usarem a criatividade ao fazerem um desenho livre. É obrigatório que se use o giz de cera para deixá-las observarem a forma com a qual o objeto se comporta na folha de papel.

    Pode-se oferecer os lápis de cor para deixá-las testarem, e notar a diferença do giz de cera ao outro material. Cada um deles fornece uma textura totalmente diferente no momento de pintar, e o resultado poderá surpreendê-las.

    Materiais para a atividade

    Giz de cera e folha de sulfite. Se o professor desejar, poderá manter os lápis de cor para as crianças observarem a diferença de texturas tanto para segurar quanto pintar.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades com texturas, é fazer com que as crianças aprendam que o giz de cera dará um visual distinto ao desenho por conta do material inserido nele. Por este motivo se difere de um lápis de cor ou canetinha.

    Além deste fator, a criança descobrirá outro método para colorir seus desenhos e poderá optá-lo para seus trabalhos artísticos ao invés de lápis de cor ou da própria canetinha, por exemplo.

    Papel veludo

    O papel veludo tem uma característica própria que é o seu toque aveludado. É um dos mais fáceis de serem reconhecidos por conta do material posto na folha, e pode ser usado para diversas aulas na escolinha.

    Como fazer a atividade

    Entregue o papel veludo às crianças e solicite a elas que façam círculos, triângulos, quadrados e demais formas geométricas com um lápis de escrever. Elas deverão recortar com uma tesoura sem ponta e usar a cola para colar as figuras em uma folha de sulfite.

    Trabalhar a textura da folha veludo com formas geométricas fará com que as crianças aprendam não somente a diferenciar as várias texturas que existem, mas memorizar as figuras feitas com facilidade.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades com texturas, é ensinar às crianças que existem papéis diferentes e cada um possui a sua própria característica. Este é o caso do papel veludo que é macio, e colorido, ideal para as aulas na escola.

    É importante instigar nas crianças o tato e a visão com figuras, cores, texturas e formas que auxiliem no aprendizado, e que as possibilite de realizar classificações. Elas conhecerão mais sobre o mundo e o espaço em que vivem durante as atividades, e entenderão melhor sobre a diferença de objetos.

    Algodão na Ovelha

    Esta é uma folha de atividades que deverá ser entregue aos alunos para realizarem a atividade proposta. Neste caso, será preciso de algodão e cola bastão que serão materiais essenciais da aula.

    Algodão na Ovelha

    Fonte/Reprodução: original

    Como fazer a atividade

    As crianças deverão sentir a textura do algodão ao segurarem para fazer a atividade, a fim de analisar a diferença da folha de papel para este novo material macio, branco e que solta fiapos.

    Em seguida, utilizarão a cola bastão para colar o algodão nos pelos das ovelhinhas e deixá-las cobertas. Poderão usar uma ou duas camadas de algodão se for necessário na atividade.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades com texturas, é fazer com que as crianças aprendam a diferença entre tocar um objeto macio e outro mais rígido ou com a superfície lisa, como é o caso de uma folha sulfite.

    Dessa maneira, as crianças saberão diferenciar a textura de ambos apenas de se mencionar seus respectivos nomes. Algodão é macio, o papel é liso, leve e faz barulho ao ser amassado.

    Bolinhas com papel crepom

    O papel crepom possui uma textura enrugada, a qual tem sua característica própria e é comumente utilizada em atividades com crianças pequenas. O professor poderá usar papéis coloridos para auxiliar no reconhecimento das cores.

    Como fazer a atividade

    Será necessário que o professor entregue folhas de papel crepom coloridas para as crianças fazerem bolinhas, e colar na sulfite com cola bastão de preferência. Dessa maneira, elas terão maior facilidade de trabalhar com trabalhos manuais e reconhecer a sua textura.

    Esta atividade auxiliará as crianças a controlarem melhor os movimentos de pinça com os dedos, e a escolherem cores que gostam para usar primeiro. É interessante sempre deixar cores disponíveis por perto por conta da escolha visual e preferencial das crianças.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades com texturas, é estimular as crianças a trabalharem com o movimento de pinça ao picar os papéis para fazer bolinhas, e com suas preferências na hora de escolher as cores.

    Neste caso, as cores farão com que a criança se interesse pela atividade e queira fazer bolinhas coloridas para criar desenhos ou formas. Dependerá exclusivamente do que o pequeno deseje fazer.

    Se gostou de nosso artigo sobre atividades com texturas, venha conferir no Pedagogia Ao Pé Da Letra, conteúdos voltados para o ensino fundamental conforme a BNCC, e atividades prontas!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *