fbpx

5 Tarefas sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros para o fundamental

5 Tarefas sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros para o fundamental (1)

Tarefas sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros são de suma importância no ensino fundamental, para que os alunos aprendam sobre a dieta desses seres vivos e possam perceber que eles próprios estejam inseridos neste meio, como onívoros, carnívoros e herbívoros.

Quais são os animais carnívoros, herbívoros e onívoros?

Definir qual a dieta dos animais é muito relevante para compreender o seu estilo de vida, seu comportamento e, inclusive, sua organização como grupo.

Animais carnívoros

Os animais dessa categoria possuem uma dieta a base de carne, logo, precisam estar adaptados a caçar outros animais para se alimentar deles. 

Para muitos alunos não são novidades alguma que o leão seja o rei da selva e consequentemente um carnívoro nato, porém o que o diferencia de outros animais? É importante visualizar sua mandíbula alongada e para frente, assim como a audição e visão muito mais apurados que o normal. 

Eles conseguem correr a uma velocidade incrível de 80 km/h durante suas perseguições às suas presas, diferente de um guepardo que alcança o limite de 130 km/h.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros possuem o hábito alimentar de consumir folhas e vegetais. Sua dieta se resume basicamente a isso, o que em alguns casos fazem deles presas para os animais carnívoros.

O aluno a mencionar sobre o elefante ser um animal herbívoro não está errado, muito menos aquele que diz sobre a zebra ser outro amante de plantas. Ambos estão realmente corretos nestas afirmações, mas será que existem outros animais que entram para esta lista? Definitivamente sim.

Abelhas, arara-azul, borboletas, cavalos, coalas, coelhos, cupins, girafas, pandas, ovelhas e hipopótamos são animais que se alimentam especificamente de plantas. Quer dizer, estes animais simpáticos não comem somente plantas, mas frutos e fungos, principalmente, os que são seres autótrofos que produzem seu alimento por conta própria.

Onívoros

Os onívoros são os seres que se alimentam tanto a base de carne como de vegetais. As adoráveis tartarugas são seres onívoros, que podem comer tanto plantas e frutos quanto carne de outros animais.

O ser humano pode se enquadrar tanto na classe de onívoros, quanto herbívoros e carnívoros, visto que muitos não gostam de consumir carne por respeito e proteção aos animais, e optam pelas plantas e frutas, mas há outros que preferem ingerir ambos e alguns humanos que gostam somente da carne.

Como trabalhar sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros?

O professor de ciências poderá abordar sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros de diversas maneiras, dentre elas ao aplicar documentários que mostram um pouco mais sobre a vida destes animais ou ao aplicar uma atividade em grupo para a construção de maquetes com materiais que podem ser recicláveis.

5 Tarefas sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros para o fundamental (3)
Fonte/Reprodução: original

Pesquisar e construir sobre o habitat de um leão que vive na savana, por exemplo, é algo totalmente novo aos alunos, que poderão conhecer mais sobre o rei da selva, além de poder especificar a quantidade de carne que este animal precisa se alimentar. O professor deverá estimular este tipo de curiosidade em seus alunos durante a aplicação de cada atividade.

Lista de atividades animais carnívoros, herbívoros e onívoros

As tarefas sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros serão importantes de serem introduzidas na matriz curricular dos alunos, que poderão ter a grande oportunidade de estudar e conhecer outras espécies as quais nunca havia visto antes. 

5 Tarefas sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros para o fundamental (2)
Fonte/Reprodução: original

O professor responsável pela classe terá a chance de explicar um pouco mais sobre a alimentação dos carnívoros, herbívoros e onívoros, além de contar sobre como os diferenciar de outras espécies.

Passeio ao zoológico

Passear ao zoológico é uma boa pedida com seus alunos do ensino fundamental, porque algo é certo: haverá muita diversão. Todos se sentirão interessados em explorar um local novo, completamente diferente do que estão habituados a ver, principalmente por poderem observar um pouco mais de perto uma variedade de espécies de animais, como os leões.

Como fazer a atividade

O professor deverá organizar uma excursão com seus alunos e combinar com outros professores para levar mais classes, para haver a possibilidade de todos conseguirem compreender melhor a proposta desta atividade e realizarem diversas perguntas sobre as espécies observadas neste local diferente.

Materiais para a atividade

Os alunos poderão levar os celulares ao zoológico caso queiram fotografar algumas das várias espécies de animais encontradas, pois poderão pesquisar sobre elas em outros momentos.

Objetivos para a atividade

Para a tarefa sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros, os alunos terão total oportunidade de explorar o local, observar que estes seres são tão importantes quanto os seres humanos e despertar-lhes o desejo de proteger estes animais fantásticos e suas espécies da extinção.

Documentário – 72 Animais Perigosos

Este é um documentário pertencente ao serviço de streaming Netflix, que conta sobre os animais perigosos que vivem no planeta Terra, os quais são exímios caçadores.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros, o professor deverá reproduzir em sala de aula o documentário que conta mais sobre algumas espécies de baleias, cobras, polvos, escorpiões e o belíssimo jaguar, aos alunos em sala de vídeo.

Materiais para a atividade

O material principal para esta atividade é justamente estar presente na sala de vídeo, porque a presença contará como nota, além de levarem caneta e caderno para anotarem sobre informações interessantes.

Objetivos para a atividade

O objetivo desta atividade é o de apresentar aos alunos sobre as mais variadas espécies de animais inseridas em nosso planeta, e como agem no cotidiano para que todos possam compreender melhor, além de se interessarem mais sobre o tema. 

Construção de habitat 

Muitos animais vivem em habitats específicos, dentre eles a savana onde se encontram os principais animais carnívoros, como é o caso dos leões, hienas e os temidos crocodilos que são furtivos e frios. 

Como fazer a atividade

Nesta atividade, o aluno poderá escolher qualquer animal, de qualquer bioma, apenas para construí-lo através de isopor e biscuit, além de haver a chance de ser feito sozinho sem ter a necessidade da formação de grupos.

Objetivos para a atividade

A tarefa sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros servirá para mostrar mais da vida animal em seu habitat, como vive, como caça e come, além de seus embates mais perigosos para proteger seu lar.

Maquete sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros

A construção de maquetes é um trabalho interessante, que deve ser feito no fundamental para aprimorar a técnica dos alunos, além de haver um trabalho em equipe que é extremamente importante ser inserido neste período da fase escolar.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros, o professor precisa escolher grupos de até 4 alunos para poderem construir a maquete conforme a classe alimentícia escolhida.

Objetivos para a atividade

O trabalho em equipe é um dos principais objetivos para esta atividade, visto que a construção de uma maquete possa ser mais complexo e com colegas isto mude de figura. Portanto, o professor deverá os incentivar a trabalharem juntos, saber ouvir quando um colega falar, compreender e dialogar sem conflitos.

Pesquisa sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros

As pesquisas deverão ser feitas de acordo com o professor, que deverá escolher o número na chamada para aplicar um tema a cada aluno, neste caso, pode haver a possibilidade de produzir algo totalmente diferente no trabalho.

Como fazer a atividade

O aluno poderá utilizar a criatividade para planejar sua pesquisa, não precisa ser necessariamente impresso. Poderá ser feito através do PowerPoint ou de edição de vídeo, para mostrar alguns animais da classe de carnívoros, herbívoros e onívoros, além de explicarem no trabalho sobre um pouco de sua alimentação e espécie.

Objetivos para a atividade

O foco desta tarefa é o de ensinar aos alunos sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros, sua diversidade, importância e saberem o motivo pelo qual consomem determinados alimentos e outros não.

Tarefas sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros são extremamente importantes para esta etapa do ensino fundamental, pois o aluno precisa conhecer um pouco mais sobre as espécies e sua vida alimentícia que é similar a de um ser humano adulto.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *