Volta às aulas
Planos de Aula BNCC

Surdocegueira: Causas, Sintomas e Tratamentos

Obtenha ajuda de especialistas para superar a Surdocegueira. Ouviremos suas preocupações, forneceremos informações úteis e mostraremos como você pode alcançar o seu melhor nível de audição e visão. Vamos ajudá-lo a recuperar a independência e aproveitar a vida.

Surdocegueira: Causas, Sintomas e Tratamentos

Surdocegueira

DB-LINK

PERSPECTIVA GERAL SOBRE A SURDOCEGUEIRA BARBARA MILES (TRADUÇÃO RESUMIDA DO TEXTO)

O que é surdocegueira?

A surdocegueira é uma condição em que se combinam transtornos visuais e auditivos que produzem graves problemas de comunicação e outras necessidades de desenvolvimento e aprendizagem. Estas pessoas necessitam de uma educação individualizada devido aos problemas de visão e audição, que requerem enfoques educativos especiais e exclusivos para assegurar que as crianças tenham oportunidade de alcançar plenamente seu potencial.

Uma pessoa surdocega tem uma experiência do mundo única. Para nós que podemos ver e ouvir, o mundo se estende até onde nossos olhos alcançam ver e nossos ouvidos a ouvir. Já, para a pessoa surdocega, o mundo parece estreito, pois suas experiências do mundo vão até onde seus dedos podem alcançar. E se as pessoas não mantêm contato físico com eles, estes estão realmente sozinhos.

Se a pessoa surdocega tem um resíduo visual ou auditivo, o seu mundo aumentará.

Poderá escutar alguns sons, reconhecer pessoas a uma determinada distância e utilizar esses resíduos para alguma das técnicas de comunicação que auxiliem a sua aprendizagem, como, por exemplo, LIBRAS, escrita ampliada, etc.

Quem é o surdocego e quais são as causas da surdocegueira?

No Brasil, ainda não temos estatisticamente a população real de surdocegos. Nos EUA, em idade de 0 a 22 anos, está estimado entre 35 a 40 mil pessoas.

As principais causas são:

  • Síndromes: Down, Usher, Trissomia 13
  • Anomalias múltiplas congênitas: CHARGE (drogas na gravidez, Hidrocefalia e álcool), microcefalia
  • Nascimento prematuro
  • Disfunções pré-natais congênitas: AIDS, Herpes, Sífilis, Rubéola, Toxoplasmose
  • Causas pós-natais: asfixia, meningite, encefalite, derrame cerebral, trauma craniano

Algumas pessoas podem nascer surdocegas, outras podem ficar surdocegas no decorrer de sua vida por acidente ou doenças. Geralmente, a surdocegueira está acompanhada de outras deficiências, como é o caso da rubéola (afeta o coração) ou qualquer outra doença que possa trazer um atraso no desenvolvimento em geral e motor.

Quais são as dificuldades e os desafios que uma pessoa surdocega enfrenta?

A pessoa surdocega deve dar sentido ao mundo utilizando a limitada informação que dispõe. Se as pessoas que estão ao seu redor não ajudarem na informação sobre o que ocorre, isto pode trazer dificuldades ao surdocego.

As pessoas que convivem com um surdocego devem auxiliá-lo antecipando o que vai acontecer ou fazer, dando pistas, ou comunicando-se através de LIBRAS, TADOMA ou outros métodos para que permita que o surdocego esteja preparado para o momento seguinte.

É importante também que se dê a oportunidade de escolha do melhor jeito do surdocego se comunicar para que ele possa ampliar e expressar seus pensamentos, necessidades e desejos. Permitir e auxiliar a uma maior independência na locomoção para que na vida adulta possa ter um trabalho que lhe permita utilizar seus talentos e habilidades e ter uma vida social agradável.

É preciso lembrar que alguns, pelas outras deficiências associadas à surdocegueira, podem chegar à vida adulta ainda semidependentes para algumas tarefas. Isto vai depender muito de como esta criança foi trabalhada e das oportunidades que lhe foram oferecidas.

Quais são os desafios particulares que enfrenta a família e os profissionais (professores e pessoas que cuidam) das pessoas surdocegas?

O contato físico, o aproximar-se a ser aceito e, mais tarde, transformar estes contatos em sinais mais expressivos de comunicação, é o passo mais importante. Comunicar para o surdocego significa ampliar o seu mundo e expressar seus pensamentos e desejos. Nós, enquanto profissionais, pais e pessoas que cuidam do surdocego, devemos estar atentos para mostrar todas as formas possíveis de comunicação para que ele possa optar.

Os principais sistemas de comunicação são:

– toques chaves
– objetos simbólicos
– LIBRAS
– escrita e leitura BRAILLE
– gestos
– desenhos simbólicos
– leitura oro facial
– TADOMA
– alfabeto digitado (LIBRAS)
– letras grandes (ampliadas) para leitura e escrita.

Muitas pessoas surdocegas têm alcançado uma qualidade de vida excelente. Cada um, à sua maneira, aceitou a surdocegueira como uma situação real em sua vida, o que lhes proporcionou uma valiosa e única experiência do mundo. As experiências educacionais auxiliam a maximizar suas habilidades para a comunicação e funcionalidade.

A família, os amigos, as comunicações de onde participam, o ambiente de trabalho, estão rodeados de pessoas que os aceitam como indivíduos capazes de produzir e os respeitam como seres humanos, em suas opiniões e escolhas. Acima de tudo, estas pessoas que cercam o surdocego estão prontas a facilitarem oportunidades de conhecimento e se enriquecerem com as experiências do convívio com o surdocego.

Construir e Incluir

http://construireincluir.blogspot.com/2011/05/surdocegueira.html

Cama elástica: benefícios para pessoas com autismo


Pedagogia ao Pé da Letra
Pedagogia ao Pé da Letra
Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00