Planos de Aula BNCC

Sonhos para os próximos 365 dias

Descubra como transformar seus sonhos em realidade nos próximos 365 dias. Aprenda habilidades, ferramentas e estratégias necessárias para alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos.

Sonhos para os próximos 365 dias

Autora: Soraya Mendonça Marques

Sabor da liberdade

O início de um novo ano traz consigo o sabor da liberdade que um dia, por total hipocrisia, não soubemos conquistar. Recorrer a um passado remoto para não cometer os mesmos erros, passar os dias e noites em claro na vã esperança de que tudo será ainda mais supremo do que foi.

Acreditar que cada instante será vivido intensamente, sem o menor medo ou rancores. Olhar para o céu e perceber que o infinito está cada vez mais perto dos nossos olhos, prenunciando uma estrela cadente bailando no céu com sua magnífica beleza natural, avisando que lá existe a supremacia de um Deus: uma força maior, que nos dá a cada dia um alerta para as incertezas.

Esperar o clarear de um novo dia para ter certeza da existência de um rei impetuoso: o sol, que quase sempre se anuncia com seu imenso calor e energia, fazendo de cada um de nós seus benevolentes servos. E que ao findar o dia, ainda deixa sua luz refletida na mais bela dama da noite: a lua, que exalta o amor e ilumina os amantes, fazendo bater mais forte o coração dos apaixonados e dando um brilho reluzente no olhar dos amores remanescentes de outrora.

Quando um ano começa, há sempre uma esperança brotando, e para que ela sobreviva basta regá-la com as lágrimas de quem chora por amor ou com as gotas de orvalho que caem enquanto todos sonham profundamente e se esquecem de que o mundo também precisa sonhar enquanto gira.

Não podemos durante esse ano nos esquecer nem um minuto que foi Ele, o Deus supremo, que nos deu a vida, e dela devemos desfrutar, sem nos esquecermos que é ela o nosso bem maior. A cada instante, o pensamento deverá ser presenteado por boas lembranças ou até mesmo as ruins, pois delas podemos nos valer para que nos tornemos seres de alma, espírito e sonhos…

Por que não sonhar? Não são deles que vivemos a maior parte de nossa vida? São os sonhos que nos alimentam e nos impulsionam para que possamos revelar os segredos mais latentes que existem em nossa essência maior.

Não quero que esse novo ano seja um lapso da minha vida, da nossa vida, vou lançar mão da felicidade que se abriga no peito de cada filho da terra, e torná-la divisível com tantos quantos precisarem, até não mais existir tristeza, fome, desigualdade social, miséria absoluta… Conciliar o prazer com a loucura de viver momentos únicos a cada dia. Transpor a barreira do tempo e descobrir que é bem mais fácil viver um instante do que sofrer por uma vida inteira.

Viver cada instante é ser complacente, é ser digno de receber a luz que nos ilumina, que nos guia e nos dá a sabedoria para trilharmos caminhos incertos pela longa jornada dos próximos 365 dias, até podermos seguir sozinhos e atracar nosso barco em um porto seguro, sem que as tempestades da vida nos façam desistir no meio do oceano, perder o rumo ou destruir as ilusões que carregamos em nossas embarcações, trazendo fim ao livre-arbítrio que escolhi para minha vida: sonhar… Viver de sonhos… Só de sonhos…

… Sonhar com um mundo novo onde só exista paz, onde as pessoas, sem distinção de gênero, sexo ou etnia, possam expressar-se livremente sem medo que seus pensamentos sejam bitolados ou até mesmo dilacerados por aqueles que se julgam melhores, mas que são meros mortais, que assim como nós precisam do ar para respirar, do alimento para saciar sua fome e da água para imbuir sua garganta cansada de pregar o impossível para eles: a paz entre os homens e a liberdade da humanidade sofrida vinda das guerras, inclusive aquela que gera maior sofrimento: a luta pela própria sobrevivência, pela vida.

Sonho meu… Meu sonho… Mundo livre… Povo feliz… Igualdade de direitos. Não são coisas impossíveis de serem conquistadas, basta que cada um de nós doe nesse ano um pouco de amor a quem necessita e deseje o bem aos nossos prováveis inimigos, para que seus olhos se abram e possam enxergar que além deles existem vidas no mundo. Existe vida… Mesmo que não consigam vê-las por se acharem únicos, no entanto, a única superioridade vem do nosso Pai: Deus.

Sonhar faz bem, traz paz no coração de quem sofre, assim como eu que faço apologia à igualdade entre aqueles que aqui escolheram viver, nascendo sem pedir para nascer, crescendo no meio da violência e sendo obrigado a andar de mãos dadas com ela para não morrer precocemente. Muitos tendo como manto as estrelas, como mãe as ruas, como profissão o assalto e como vida a expectativa da morte e a ausência da sorte… Quem sabe, no ano que vem…?

Para saber mais sobre a importância de sonhar e como isso pode impactar sua vida, confira também Inteligências Múltiplas, onde discutimos como diferentes formas de inteligência podem ajudar na realização de sonhos.

Publicado pela http://www.litteris.com.br

Se você deseja transformar seus sonhos em realidade, considere investir em ferramentas que podem ajudar nesse processo, como um planejador de sonhos que pode ser um grande aliado na organização de suas metas.


Pedagogia ao Pé da Letra
Pedagogia ao Pé da Letra
Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00