Entenda o pensamento e as ideias de Karl Mannheim sobre sociologia da educação. Descubra como os seus escritos e teorias afetaram diversos campos, desde a psicologia à economia. Saiba como obter mais informações e conteúdos relacionados ao tema!
A partir desta postagem estaremos publicando resumos do texto de Alberto Tosi, apresentando ideias da área de Sociologia de Educação produzidas por autores clássicos da Sociologia. O autor a inaugural esta série é Karl Mannheim… Boa leitura!
Mannheim e a Luz no Fim do Túnel
Mannheim retoma a formulação de Weber sobre os tipos de educação – pedagogias do cultivo e do treinamento – e acrescenta a essa formulação a perspectiva de um programa para a mudança da educação.
Fugindo do pessimismo weberiano, o referido autor propõe a educadores e educandos que utilizem a sociologia como embasamento teórico para a compreensão da situação educacional moderna.
Para Mannheim, o pensamento social não pode explicar a vida humana, mas apenas expressá-la. O papel da teoria, portanto, é compreender o que as pessoas pensam sobre a sociedade e não o de propor explicações hipotéticas sobre ela.
O autor defendia uma sociedade que fosse essencialmente democrática, uma democracia de bem-estar social dirigida pelo planejamento racional e governada por cientistas.
Mannheim também:
* Admite que a racionalização da vida levou a um declínio da educação voltada para a formação do homem integral, mas que o arejamento promovido pela democratização das relações sociais permitiu o surgimento de novas esperanças. Nesse sentido, embora o capitalismo tenha gerado desigualdades sociais, o interesse dos jovens das classes inferiores em ascender socialmente à elite traz ao processo educacional as contribuições culturais das diferentes camadas sociais e a intercomunicação entre elas.
* Percebeu a importância da sociologia na modernidade para o estudo dos fenômenos educacionais, justamente porque a vida baseada na tradição estava se esgotando. Nas épocas históricas dominadas pela tradição (pré-capitalista), a educação resumia-se a ajudar a criança a ajustar-se à ordem social tradicionalmente estabelecida. Valendo-se da influência da psicanálise, observa que tal processo era apenas de assimilação “inconsciente” pela criança do modelo da ordem vigente. Mas quanto mais a tradição vai sendo substituída pela racionalização da vida, provocada pela consolidação da sociedade industrial, mais os conteúdos educacionais devem ser transmitidos num processo “consciente”, em que o educador se aperceba do meio social em que vive e das mudanças pelas quais passa. Para ele, nem os objetivos do processo educacional, nem as metas podem ser concebidos sem a consideração do contexto social, pois eles são socialmente orientados.
* Não concordava com a ideia de que a teoria pode existir apenas pela teoria. Achava que a sociologia poderia servir de base para o aprimoramento da educação.
*‘Queremos compreender nosso tempo, as dificuldades desta Era e como a educação sadia pode contribuir para a regeneração da sociedade e do homem’ (MANNHEIM apud RODRIGUES, 2007, p.82).
* Regenerar de quê? Regenerar a sociedade e o homem dos efeitos perversos que vêm embutidos no processo de racionalização detectado por Weber. Valer-se da compreensão dos diferentes tipos históricos de educação, construídos por Weber, para a montagem de uma pedagogia que dê conta de educar o homem moderno sem arrancar-lhe as possibilidades oferecidas por uma formação integral.
Para Mannheim:
* Não há porque pensar que a pedagogia do cultivo está condenada à morte. Os modos de vida incutidos por esta educação, voltada para a cultura e a erudição, estavam associados ao poder de certas classes privilegiadas “que dispunham de lazer e de energias excedentes para cultivá-la”, e tais classes entraram em declínio com o desenvolvimento do capitalismo e a ascensão da burguesia. Concorda Mannheim que a educação especializada desintegra a personalidade e a capacidade de compreender de modo mais completo o mundo em que se vive. No entanto, argumenta que a grande questão educacional da primeira metade do século XX era saber se os valores veiculados por este tipo de formação são exclusivamente dessas classes ociosas ou se podem ser transferidos em alguma medida às classes médias e aos trabalhadores.
* O elemento histórico decisivo na abertura das possibilidades na sociedade atual é político: o advento da democracia moderna.
O que seria essa “educação sadia” para Mannheim?
Mannheim compreende que:
* Existem tendências no sentido de criar padrões melhores de vida. Os movimentos da juventude são responsáveis pelo desenvolvimento de um ideal de homem “sincero”, interessado numa relação mais autêntica com a natureza e com os outros. A psicanálise é responsável por um novo padrão de vida, com saúde mental, capaz de deixar o homem livre das repressões adquiridas na formação.
* A modernidade não tem apenas custos ou ameaças à liberdade. Ela traz também esperanças e valores sociais solidários, abertos.
‘A principal contribuição de todas as que a moderna democracia é capaz de oferecer é a possibilidade de que todas as camadas sociais venham a contribuir com o processo educacional. E a sociologia é a disciplina, em sua visão, capaz de fazer a síntese dessas contribuições. Por isso é tão importante, para ele, que a sociologia sirva de base à pedagogia’ (RODRIGUES, 2007, p.83).
Mannheim era um homem de seu tempo, em busca de um programa de estudos em sociologia da educação que possibilitasse a formulação de projetos educacionais que ampliassem o horizonte do homem, que superasse as divisões em blocos políticos e ideológicos, que não o satisfaziam. (…)(p.83).
Referência
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. 6. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
Autor: Postado por Francisco Sales
Para mais informações sobre a sociologia da educação, você pode consultar a sociologia geral e suas perguntas e respostas.
Além disso, a análise de Bourdieu e a Educação pode oferecer uma perspectiva interessante sobre o tema.
Se você está interessado em entender mais sobre a sociologia de Max Weber, isso pode complementar sua leitura sobre Mannheim.
Por fim, para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos, é possível encontrar recursos que promovem uma educação de qualidade, como materiais educacionais.