Saiba mais sobre o Governo do Município

Leia livros sobre este assunto

PUBLICIDADE

O município é governado pelo prefeito e pelo vice-prefeito e pelos vereadores. Eles são escolhidos pelo povo por meio do voto secreto, em eleições que são realizadas de quatro em quatro anos.

O Poder Executivo

O prefeito representa o Poder Executivo, que é responsável pela execução das leis, pela administração correta do dinheiro dos impostos e taxas pagos pelos cidadãos e pela prestação dos serviços públicos.

O prefeito é auxiliado pelo vice-prefeito, que o substitui quando ele precisa se afastar do cargo.

O prefeito e o vice-prefeito trabalham na Prefeitura.

O Poder Legislativo

Os vereadores exercem o Poder Legislativo, que é encarregado de fazer as leis do município e de fiscalizar o Poder Executivo.

Os vereadores trabalham na Câmara Municipal.

O Poder Judiciário

O Poder Judiciário não faz parte do governo municipal. Ele pertence ao governo do Estado, mas é no município que ele funciona.

 O Poder Judiciário é exercido pelo juiz de direito e pelo promotor público. São eles que decidem se as pessoas estão cumprindo as leis e também que punição será aplicada aos que não as respeitam. Eles trabalham no Fórum Municipal.

O município ou os municípios sob a responsabilidade de um juiz de direito são chamados de comarcas.

Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem trabalhar juntos para promover o bem-estar e resolver os problemas da comunidade municipal.

O prefeito também conta com a ajuda dos secretários municipais. É ele quem escolhe pessoas de sua confiança para o secretariado.

 Nos municípios existem as secretarias de Educação, de Abastecimento, de Obras, de Saúde, de Segurança Pública, etc. Elas são encarregadas de prestar serviços à população.

No município, trabalham outras autoridades:

  • religiosas: padres, párocos, pastores, rabinos, etc. Cuidam da vida espiritual das pessoas;
  • civis: juiz de paz e oficial de cartório (que realizam os casamentos e registram os nascimentos), delegado e policiais civis (que tratam da ordem e da segurança), etc.;
  • militares: Polícia Militar e militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, em alguns municípios. Eles se encarregam de manter a ordem e a segurança.

O povo tem o direito de ser bem servido pelo governo municipal e tem o dever de eleger governantes honestos e competentes e de ajudar a melhorar a vida no município (não jogando lixo nas ruas, preservando as árvores, obedecendo às leis, etc.).

Baixe em formato Word


Gostou do conteúdo? Receba nossos artigos e materiais, semanalmente, direto no seu email.


Você tem interesse em planos de aula, atividades com datas comemorativas, músicas infantis, jogos e brincadeiras, tudo isso pronto para você baixar e adaptar?


EU QUERO!

Comentários

Carregando comentários...

Material relacionado