RESENHA CRÍTICA: A FILOSOFIA E SEUS MODOS DE PENSAR

Leia livros sobre este assunto


Desde os princípios da humanidade, existe uma busca insessante do homem de explicar o desconhecido, porém, em diferentes situações sócio-temporais, que criaram diferentes métodos para buscar essas explicações.

O texto “A Filosofia e seus modos de pensar” retrata a história da filosofia e a evolução do modo de pensar do homem de acordo com as épocas em que ele viveu e vive, tomando um ponto de vista crítico e racional.

De acordo com o autor, o conhecimento faz parte de um impulso espontâneo do ser humano, como se fosse algo que ele carrega consigo desde o seu nascimento, como se fosse um esforço do homem em compreender as situações reais da vida, nas suas mais diferentes situações, mediante estabelecimento de regras (lei), nexos e noções “impostas” pela sociedade em que vive. E essas imposições pode obstruir o conhecimento humano. Considero este o motivo pela qual a ciência foi muitas vezes negada, e posteriormente impedida pela Igreja, que predominou por muitos séculos.

O texto revela que o mito foi o meio encontrado pelo homem para justificar o inexplicável, de encontrar respostas para o sentido de tudo. E até hoje existem os mitos que tentam explicar o inexplicável, como as lendas, seres extra-terrestres, entre outros. Considero o mito o método mais eficaz para justificar as origens da humanidade, ou mesmo para explicar as construções Mayas, supostamente feitas por civilizações extra-terrestres. A mitologia grega, por exemplo, também gerou uma série de tentativas de explicação do universo e da humanidade, na nomeação de deuses, que reuniam características animais e humanas, e possuiam super poderes. Era mais fácil apontar as criações como se fosse deles, do que buscar explicações para fenômenos que a ciência não poderia explicar. Podemos traçar um paralelo hoje com o crescimento de diferentes religiões, a busca da adoração de Deus e dos santos católicos, umbandistas, hindus, ou mesmo, com muito menos força, a idolatria de super heróis, impostos pela mídia.

A religião, foi uma criação humana. Ela surge também para justificar os mistérios da vida, e criou seus próprios mitos, como o surgimento da vida (Adão e Eva), o fim do mundo (Arca de Noé), a criação da natureza (Gênesis), e todos os fenômenos positivos passaram a ser direcionados a um único Deus (bem), e os negativos ao demônio (mau).

A filosofia, surge na Grécia antiga procurando explicar os mitos e as crenças, porém, adotando uma postura racional e imparcial perante eles.

Primeiramente, foi utilizada a Perspectiva Metafísica como forma de pensar, modo que permaneceu até o séc. XVIII e estudava o sujeito submetido ao objeto (realidade que o cerca), e foi desenvolvida principalmente por Aristóteles. Posteriormente, foi questionada pela própria razão, e tornou-se insatisfatória na busca da razão.

Aos poucos, o centro de atenção foi passado de Deus, para o próprio homem, que começou a buscar explicações baseando em seus próprios atos e conhecimentos. Com isso, a ciência passou a predominar, através da Perspectiva Científica.

A principal característica dessa corrente, era a busca do homem em, primeiramente, se conhecer e a natureza, para buscar as explicações lógicas, e cada vez mais racionais, da humanidade.

Com o decorrer dos anos, essa perspectiva também foi estagnada, e é adotada a Perspectiva Dialética que era a crítica ao subjetivismo idealista e ao cientificismo positivista, que considera as análises das perspectivas anteriores, mas critica, reconstrói, adapta, e aperfeiçoa para a nova realidade.

Na verdade, as três perspectivas de pensamento não se contratiam ou negam, elas surgem para se complementar. Apenas foram expostas em épocas diferentes, com realidades sócio-culturais diferentes.

 

 

Autor: Cléber Sigiliao Paradela,

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *