fbpx Skip to main content

Atualizado em 08/10/2022

Confira esse plano de aula sobre representações artísticas no ensino fundamental

Confira o plano de aula sobre representações artísticas para trabalhar no ensino fundamental. Veja mais no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

Confira esse plano de aula sobre representações artísticas no ensino fundamental

As representações artísticas poderão ser trabalhadas em sala de aula com o fundamental para fazê-los usarem a criatividade. Será necessário que o professor incentive seus alunos a fazerem coisas diferentes a cada aula, de modo a estimular ideias e buscar maneiras de pôr em prática.

Por que trabalhar com representações artísticas?

Este tipo de aula fará com que os alunos consigam prestar atenção em pequenos detalhes, como cores e traços que deverão usar. Além desses benefícios, o aluno aprenderá a fazer outros desenhos por conta própria.

Por que trabalhar com representações artísticas
Fonte/Reprodução: original

É importante deixá-los inspirados e motivados a fazerem desenhos diferentes. Deixe que usem a criatividade e fujam do tradicional, mostre trabalhos de pintores famosos e procure sempre conversar com seus alunos durante as aulas de artes para os ajudar.

Como ensinar as representações artísticas?

O professor poderá trabalhar com tintas, pinturas livres, releituras, e ensinar a observar para fazer um desenho “igual” ao original. São pequenas coisas que poderão ajudá-los com seus desenhos.

Como ensinar as representações artísticas
Fonte/Reprodução: original

Será interessante que haja algumas explicações por parte do professor, principalmente porque ajudará os alunos a entenderem melhor como podem trabalhar com as representações artísticas durante as aulas de artes.

Sugestão de 5 atividades sobre representações artísticas

Veja agora cinco atividades sobre representações artísticas para trabalhar com os alunos do ensino fundamental. Será interessante que algumas sejam repetidas outras vezes durante as aulas para reforçar o aprendizado. Confira:

Use as mãos para fazer uma pintura

Uma atividade bem interessante sobre representações artísticas para trabalhar em sala de aula, é fazer os alunos colocarem as mãos na massa e criarem algo bem legal durante as aulas.

Como fazer a atividade

O professor deverá entregar telas de pintura e algumas tintas. Com estes materiais em mãos, eles poderão colocar a ponta dos dedos na tinta e fazer algo novo, como um tipo de sol com cores diferentes, assim como a paisagens e animais.

A ideia é fazer os alunos fugirem das cores tradicionais. É fazê-los ter uma releitura da paisagem com cores totalmente diferentes, que jamais pensariam em colocar no sol, na grama, na água ou nas nuvens.

Materiais para a atividade

Tintas, telas e aventais para não sujar a roupa.

Objetivos para a atividade

O objetivo é fazer os alunos usarem a criatividade para fazerem a pintura deste desenho. É ensinar que podem realmente usar a imaginação e brincar com todas as cores que desejarem.

Faça o seu Cristo Redentor

Esta é uma atividade bem legal, que o aluno poderá ter a oportunidade de fazer o seu próprio Cristo Redentor. Não precisa conter as mesmas características da obra original, nem mesmo manter a obra no Rio de Janeiro. 

Como fazer a atividade

Uma releitura bem especial por sinal, pois os alunos terão a oportunidade de fazer o próprio Cristo Redentor. Será bem interessante que ele fique completamente diferente do original.

Ele poderá estar em qualquer lugar do Brasil, possuir uma aparência diferente da original e ter características que os alunos realmente achem interessantes. Por este motivo, o professor deverá deixar o aluno usar a criatividade.

Materiais para a atividade

O material desta atividade é somente o caderno de desenho, imagem do Cristo Redentor e lápis de cor.

Objetivos para a atividade

O objetivo é fazer os alunos trabalharem mais com a observação, algo que requer prática, paciência e quando memorizarem os traços, conseguirão elaborar algo por conta própria sem precisar consultar a imagem o tempo todo.

Paisagem

É muito comum que os professores solicitem desenhos de paisagem, porém desta vez, os alunos deverão se sobressair. Estas aulas de representações artísticas serão bem diferentes, e caberá ao estudante fazer diferente.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade de representações artísticas, o professor deverá pedir aos alunos que usem o caderno de desenho. Apenas deverá ressaltar que a pintura de paisagem deverá fugir do contexto de árvores, flores, sol e nuvens.

É muito importante que o professor peça aos alunos que deixem de fazer este tipo de desenho. Eles precisam criar algo bem diferente, legal e que seja chamativo, mas não é necessário que fique um desenho de profissional, mas que tentem algo novo.

Poderão fazer a paisagem e deixar os lápis de cor de lado, será interessante fazer uso de tinta guache, pincel e um pouco de água para fazer a tinta ficar mais aguada. Dará uma sensação diferente de olhar a pintura quando estiver pronta.

Objetivos para a atividade

O objetivo é ensinar aos alunos outras maneiras de colorirem um desenho, sem recorrerem aos lápis de cor, canetinhas ou giz de cera. Estes itens são, realmente, muito importantes para um desenho. No entanto, é mais interessante que o professor trabalhe com o guache.

Os alunos terão uma perspectiva maior do que podem usar para fazer seus desenhos, e os colorir quando o esboço estiver realmente finalizado. Não é necessário realmente usar lápis de cor ou outro tipo de material. 

Releitura Monalisa 

A releitura consiste em observar o desenho em sua forma natural, ou seja, sem qualquer modificação feita por terceiros e fazer uma releitura. Neste caso, a pintura escolhida para as representações artísticas serão a pintura de Leonardo Da Vinci, Monalisa.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade, o professor deverá pendurar a pintura na frente da lousa para os alunos conseguirem observar. Dessa maneira, eles deverão usar o caderno de desenho, e fazer a releitura de Monalisa da forma que desejarem.

Deverá, de fato, ficar totalmente diferente da obra original. Isto fará com que o professor possa aceitar a atividade de releitura feita pelos alunos do fundamental.

Objetivos para a atividade

O objetivo é fazer os alunos aperfeiçoarem seus traços e usarem mais a criatividade. Será interessante que criem algo do 0, mas com inspiração na obra original apenas com as observações feitas na imagem.

Além deste fator, os alunos ampliarão seus traços, manterão a coordenação motora fina controlada e evitarão deixar os traços trêmulos ou tortos. No final, deverão concluir com uma excelente pintura. 

Pinte o Abaporu

O professor deverá mostrar a pintura do Abaporu, pintado por Tarsila do Amaral, aos alunos do ensino fundamental. Eles poderão conhecer melhor a obra de arte e observar alguns aspectos bem interessantes do trabalho feito por esta incrível artista.

Como fazer a atividade

O aluno deverá observar a imagem e fazer o seu Abaporu de acordo com a imagem. Eles poderão pintar conforme as cores apresentadas na imagem, de modo que consigam trabalhar com a memorização.

Será muito importante que os alunos consigam visualizar bem o desenho, pois conseguirão ter um excelente desempenho durante as representações artísticas. Além de haver o fato de que melhorarão seus traços gradualmente.

Objetivos para a atividade

É importante trabalhar com representações artísticas em sala de aula, pois isto fará com que os alunos consigam usar a memória para lembrar de alguns fatores específicos, assim como as cores postas na pintura.

Por ser um desenho menos trabalhoso de ser feito, o aluno conseguirá representá-lo facilmente com sua pintura. Por este motivo, deverá conter todas as características do Abaporu, porém não há necessidade de fazer o desenho totalmente perfeito.

Este é um fator que será aprimorado gradualmente pelos alunos, nas aulas de representações artísticas. Caberá ao professor inserir mais deste tipo de atividade para o fundamental I.


Este texto foi publicado na categoria Arte.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.