RELEITURA E PRODUÇÕES DE HISTÓRIAS INFANTIS: OS CLÁSSICOS

Leia livros sobre este assunto


PUBLICIDADE

Releitura e Produções de Histórias Infantis: Os Clássicos

A releitura de histórias infantis dos clássicos eternos como: Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, enfim todas as outras consideradas clássicos, fica mais interessante ao relermos nos dias atuais para os nossos filhos e  nossos alunos, numa nova versão elaborada por autores consagrados como:LA FONTAINE e os IRMÃOS GRIMM, e mesmo ainda as produzidas em sala de aula com a visão apurada dos educandos dos anos iniciais pois, os alunos de outros anos mais avançados preferem leituras diferentes ou já estão muito influenciados pelo uso da internet e preferem ler virtualmente.

É por isso que defendo a idéia de que devemos realizar esse trabalho na faixa etária inicial, porque o encantamento ou o desencantamento flui mais facilmente com crianças que entendem muito sobre o ´bem ou o mal”e a capacidade de mudança e aceitação desta mudança de final mágico, fantasioso ou inusitado e diferente.

Características estas que ocorrem com a historia de chapeuzinho amarelo, em que não existe a maldade do lobo e nem a simplicidade da menina que visita sua avó. E não posso deixar de me referir aos cineastas que reinventaram a versão contrária em: Deu a louca na chapeuzinho, Deu a louca na Cinderela  e Cinderela ás Avessas”em que os autores desafiam os leitores a tornarem-se telespectadores e portanto novos leitores podendo assim também tornarem-se releitores e produtores de novas possibilidades de finais ou mesmo novas historias infantis que renascem através das leituras clássicas.

Cabe a nós educadores incentivar as referidas leituras e propormos as produçoes inovadoras.

Autora: MARIM, Ligia Fermiano – Formada pela UNIC – Cuiabá, MT –  Professora de Língua Portuguesa e Espanhola. E.E.´´Regina Tenório de Oliveira´´-Município de Porto Estrela.


Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter, e receba nossos artigos e materiais direto no seu email.


Você tem interesse em planos de aula, atividades com datas comemorativas, músicas infantis, jogos e brincadeiras, tudo isso pronto para você baixar e adaptar?

ACESSE AQUI!

Comentários

Carregando comentários...

Material relacionado