fbpx

Como fazer um relatório de alunos com baixo rendimento adequado?

Como fazer um relatório de alunos com baixo rendimento adequado?
Avalie!

Primeiramente, é necessário compreender que professores não apenas ensinam. Cabe a eles fazer o acompanhamento de todos os alunos da classe , saber seus pontos altos e baixos, quando e como prestam atenção nas aulas, se fazem as atividades propostas ou não. 

Eles mantêm esses dados anotados no diário de classe, onde contém informações escritas desde os rendimentos de cada aluno em sala de aula, até faltas e outras possíveis ocorrências.

Qual a necessidade de se fazer um acompanhamento de rendimento? (relatório de alunos)

Determinadas metodologias mostram-se ineficazes no aprendizado, logo, muitos alunos podem possuir dificuldades e é neste momento que o professor entra. Será necessário observar cada um, realizar anotações e verificar durante atividades para nota, trabalhos de pesquisa e provas bimestrais. Esses itens contam no rendimento dos alunos. 

Se o aluno X tiver problemas para compreender a matéria, significa que algo está errado, seja com o jeito do professor durante as aulas ou a infraestrutura do colégio pode oferecer problemas. Por exemplo, a classe lotada ou alunos que falam sem parar e diminui completamente o rendimento da aula.

O professor deve se atentar a isso e fazer suas anotações para serem utilizadas durante o conselho de classe, uma reunião entre todos os professores, onde falam sobre cada aluno e o que eles precisam melhorar de acordo com cada anotação feita. O diretor geralmente é presente nos conselhos, a fim de compreender o que se passa em sala de aula, e se necessário conversar com os pais nas reuniões.

Nota-se que nem sempre o aluno terá problemas na classe, mas fora dela por conta de bullying ou outra situação. Isso diminui por completo o rendimento em sala de aula, uma vez que aquele aluno opte por faltar na escola para evitar incômodos como abuso psicológico e físico.

Muitas vezes, o próprio aluno pode sofrer em casa por conta dos pais, e a concentração nas aulas decaem gradativamente. Portanto, o professor deve abordar todos esses temas com muito cuidado, de modo que não cause constrangimentos no aluno.

Como ajudar alunos com baixo rendimento? (relatório de alunos)

Primeiramente, o professor deve descobrir os principais problemas que afetam o rendimento do aluno, como mencionado acima, e caso nenhum corresponda é necessário que os pais procurem ajuda na parte psicológica. Muitas crianças possuem TDAH, porém não foram diagnosticadas e isso afeta o desempenho por completo.

Um dos principais métodos que podem auxiliar os alunos a melhorarem o desempenho em sala de aula é ensiná-los a como estudar devidamente, porque muitos não sabem como começar, tampouco a forma correta de fazer isto. Desse modo, eles acabam por perder todo o interesse investido naquela aula, e optam por fazer outras coisas.

O professor pode criar atividades que influenciam a vontade de estudar por conta própria, de modo que eles compreendam as melhores maneiras de aprender a matéria. Eles serão protagonistas do próprio aprendizado e se sentirão muito mais confiantes.

Bem como, torna-se importante que o professor exija que os alunos evitem estudar na noite antes da prova, porque o nervosismo do momento fará esquecê-los de tudo. Além disso, podem usar macetes que podem ser úteis para lembrar do conteúdo:

  • Música relaxante;
  • Resumo da matéria;
  • Anotações com palavras-chave sobre o tema da prova;
  • Procurar vídeo aulas na internet que expliquem de maneira mais didática a matéria.

Estas são as principais dicas para que os alunos consigam aumentar o desempenho nas aulas, e compreender melhor a matéria explicada durante as aulas.

Realize passeios (relatório de alunos)

Alguns alunos não conseguem captar a ideia principal da matéria e perdem o interesse, no entanto, o professor pode retornar no mesmo ponto já explicado anteriormente em classe através dos passeios. 

Como fazer um relatório de alunos com baixo rendimento adequado? - 2
Como fazer um relatório de alunos com baixo rendimento adequado?

Sair dos campos da escola é uma novidade agradável aos alunos, uma vez que muitos conseguem aprender na prática determinadas coisas. Se a aula for de ciências/biologia e trate sobre animais marinhos ou animais terrestres, o professor pode optar por levá-los ao aquário ou zoológico para conhecê-los mais de perto e tirar fotos para gravar aquele incrível momento.

A memorização desse aluno com dificuldades será trabalhada melhor, ao contrário se estivesse na sala de aula, entediado e sem conseguir compreender nada. O professor deverá passar uma atividade sobre os animais aquáticos ou terrestres antes do passeio e após, para verificar se houve diferenças e anotar.

Qual a importância de se identificar logo um rendimento inferior

Quanto mais cedo o professor identificar o rendimento inferior do aluno, mais rápido conseguirá auxiliá-lo a melhorar e explicar a matéria de uma forma compreensível a ele. Muitos alunos entendem a explicação, porém tem dificuldade de responder às questões porque se perdem ou se confundem no momento, pelo nervosismo.

Outra maneira de melhorar o rendimento inferior do aluno, é ajudá-lo a interpretar textos. Muitos têm grande dificuldade de ler e entender o que se pede, portanto, pedir que assinale as palavras mais importantes do texto é importante.

O professor poderá conversar com os pais dos alunos através da reunião, de modo que possa explicar exatamente o motivo pelo qual o filho não aprende ou mantém a cabeça no mundo da lua. Muitas vezes é algo que acontece sem que a própria pessoa note, ou seja, aquele típico aluno que distrai-se com qualquer coisa. 

Mais uma vez, a voz do professor torna-se necessária para que os pais saibam que o aluno não consegue captar as ideias da aula porque, infelizmente, não compreende ou perde o foco facilmente.

TDAH – Tipo Desatento

O aluno perde a concentração com muita facilidade, comete muitos erros por falta de atenção ou qualquer estímulo externo o faz perder o foco. Problemas para se concentrar em aulas, leituras de livros – e dificilmente terminam o livro, exceto quando realmente ficam atraídos pela história -, ou palestras. 

Muitas vezes, quando chamados, sequer notam e os pais podem achar esse jeito um pouco grosseiro, mas a culpa não é do aluno. Em grupos de amigos podem deixar de ouvir o que dizem, e começar a falar sobre algo completamente diferente.

Como fazer um relatório de alunos com baixo rendimento adequado?

Para ter uma base mais adequada de um relatório, será necessário utilizar o relatório anterior para verificar todas as anotações já feitas e verificar se houve alguma modificação do mês anterior. 

É importante utilizar termos adequados na hora de escrever o relatório, evitar termos grosseiros ou que denigrem a integridade do aluno, de alguma maneira. Saber como iniciar o texto é fundamental, bem como evitar qualquer tipo de enrolação, observar sempre os alunos e focar naquele com problemas. No relatório de baixo rendimento, será feito com base em bimestre, semestre ou ano letivo. 

Investigar sempre o problema dos alunos com muita dificuldade e baixo rendimento em sala de aula, é uma das primeiras coisas que o professor precisa fazer. Anotar sempre, observar e compreender os métodos mais fáceis de aprendizagem para aquele aluno em específico, pois nem todos aprendem da mesma forma.

O segundo passo é se reunir na reunião de pais. Com os pais do aluno em questão discuta formas de se chegar em alguma conclusão, para que seja possível auxiliá-lo a melhorar o rendimento em sala de aula. Uma conversa em casa na companhia dos pais será essencial para ajudar o aluno.


Um comentário em “Como fazer um relatório de alunos com baixo rendimento adequado?

  1. Texto Rico em Detalhes . Achei muito interessante devido ter explicações simples e de fácil entendimento. Terminei a Pedagogia recentemente e estas informações me ajudaram a ter um melhor entendimento sobre Relatórios. Gostei muito e quero receber SEMPRE Todas suas SUGESTÕES . Mto Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.