REGRAS NA SALA DE AULA

Leia livros sobre este assunto no IndicaLivros.com


Anúncio

Regras na Sala de Aula

Os “combinados” são estabelecidos na primeira semana de aula através de conversa entre professor e alunos e geralmente são escritos em papel pardo, que é fixado ao mural ou parede da sala de aula.

Prática comum que ocorre na primeira semana de aula, o estabelecimento de regras, ou melhor, a ação de “criar combinados” com os alunos é uma estratégia interessante que precisa estar incluída no cotidiano do aluno e que deve ser refletida enquanto prática social.

No momento de criação dos combinados, o professor vai oportunizar aos alunos condições para que se manifestem e deem opiniões, procurando enfatizar que os critérios estabelecidos são criados para harmonia e direcionamento dentro de sala e também na escola, sendo indispensáveis para a boa convivência.

Anúncio

Porém, como são estabelecidos no início do período letivo, podem não refletir as necessidades reais da turma ao longo do ano, havendo a necessidade de serem reformulados. É natural que isso aconteça e não necessariamente demonstrará que foram mal organizados ou que se trata de uma turma indisciplinada.

Exemplo de combinados expostos numa sala de aula: a professora colocou a data da criação além de solicitar que os alunos assinassem.

O ideal é que as regras sejam retomadas periodicamente, independente do ano de escolaridade, levando-os a uma avaliação coletiva e também à autoavaliação do que foi combinado. Esta ação incidirá sobre a criação de novas regras.

O professor pode criar uma enquete sobre quais são as regras cumpridas e as não cumpridas, promovendo o debate e a reflexão sobre os prováveis motivos de cada uma delas.

Através de ilustrações, o professor pode realizar uma enquete dos combinados que são cumpridos…

… e aqueles que ainda são desrespeitados.

Fonte das imagens:

 http:// http://1.bp.blogspot.com/_Y5yNjmtQVpA/SN2DfEkF2pI/AAAAAAAAHa0/Ck2dhYcG8g8/s400/RegrasRotina1.jpg http://2.bp.blogspot.com/_Y5yNjmtQVpA/SN2DfTDV50I/AAAAAAAAHbE/NtzLIJlxI50/s400/RegrasRotina3.jpg

A valorização da autoestima, enfatizando aqueles itens que são seguidos ou que estão no “caminho certo”, é importante. O professor não deve evitar citar nomes na frente da turma, procurando tratar as ações de um modo geral. Individualmente ele deve conversar com aqueles que desrespeitam as regras.

A prática e a perseverança do professor certamente tornarão os alunos mais reflexivos, comprometidos no cumprimento das regras e, consequentemente, na melhoria do ambiente escolar.

Autora: Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

Fonte:www.rioeduca.net

Carregando comentários...

Assine nossa Newsletter

Assine nossa newsletter
e fique antenado sobre tudo o que acontece no Pedagogia ao Pé da Letra


Quero Assinar Agora Mesmo!