REGRAS NA SALA DE AULA

Leia livros sobre este assunto


PUBLICIDADE

Regras na Sala de Aula

Os “combinados” são estabelecidos na primeira semana de aula através de conversa entre professor e alunos e geralmente são escritos em papel pardo, que é fixado ao mural ou parede da sala de aula.

Prática comum que ocorre na primeira semana de aula, o estabelecimento de regras, ou melhor, a ação de “criar combinados” com os alunos é uma estratégia interessante que precisa estar incluída no cotidiano do aluno e que deve ser refletida enquanto prática social.

No momento de criação dos combinados, o professor vai oportunizar aos alunos condições para que se manifestem e deem opiniões, procurando enfatizar que os critérios estabelecidos são criados para harmonia e direcionamento dentro de sala e também na escola, sendo indispensáveis para a boa convivência.

Porém, como são estabelecidos no início do período letivo, podem não refletir as necessidades reais da turma ao longo do ano, havendo a necessidade de serem reformulados. É natural que isso aconteça e não necessariamente demonstrará que foram mal organizados ou que se trata de uma turma indisciplinada.

Exemplo de combinados expostos numa sala de aula: a professora colocou a data da criação além de solicitar que os alunos assinassem.

O ideal é que as regras sejam retomadas periodicamente, independente do ano de escolaridade, levando-os a uma avaliação coletiva e também à autoavaliação do que foi combinado. Esta ação incidirá sobre a criação de novas regras.

O professor pode criar uma enquete sobre quais são as regras cumpridas e as não cumpridas, promovendo o debate e a reflexão sobre os prováveis motivos de cada uma delas.

Através de ilustrações, o professor pode realizar uma enquete dos combinados que são cumpridos…

… e aqueles que ainda são desrespeitados.

Fonte das imagens:

 http:// http://1.bp.blogspot.com/_Y5yNjmtQVpA/SN2DfEkF2pI/AAAAAAAAHa0/Ck2dhYcG8g8/s400/RegrasRotina1.jpg http://2.bp.blogspot.com/_Y5yNjmtQVpA/SN2DfTDV50I/AAAAAAAAHbE/NtzLIJlxI50/s400/RegrasRotina3.jpg

A valorização da autoestima, enfatizando aqueles itens que são seguidos ou que estão no “caminho certo”, é importante. O professor não deve evitar citar nomes na frente da turma, procurando tratar as ações de um modo geral. Individualmente ele deve conversar com aqueles que desrespeitam as regras.

A prática e a perseverança do professor certamente tornarão os alunos mais reflexivos, comprometidos no cumprimento das regras e, consequentemente, na melhoria do ambiente escolar.

Autora: Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

Fonte:www.rioeduca.net


Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter, e receba nossos artigos e materiais direto no seu email.


Você tem interesse em planos de aula, atividades com datas comemorativas, músicas infantis, jogos e brincadeiras, tudo isso pronto para você baixar e adaptar?

ACESSE AQUI!

Comentários

Carregando comentários...

Material relacionado