Planejamento Curricular
Objetivos:
- Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança, respeitando sua maturidade emocional.
- Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a autoestima do aluno.
Atividades:
- Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor; aos poucos, as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
- Introdução de alimentos sólidos, onde, aos poucos, as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode-se utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho, também se nomeia o corpo.
- Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início, o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
- Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia a dia.
- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
- Apresentação das cores.
- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
- Contos de histórias curtas.
- Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir às compras, banho de bonecas, etc.
- Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
- O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração; por isso, todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança toda vez que colocar em perigo a si mesma, os colegas, as tias e o ambiente escolar.
- Traçados simples: Coordenação Motora.
- Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.
Objetivos Sócio-Emocionais
- Desenvolver hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir que a criança seja independente.
- Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
- Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
- Mantê-la ocupada.
- Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Características
Aproximadamente 2 anos
- Egocentrismo.
- Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
- Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
Tipos de Brincadeiras
- Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
- Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
Sugestões de “Colegas Virtuais”
No momento, o que temos usado bastante com os bebês é a nossa “caixinha de músicas”, que nada mais é do que uma caixa de sapato previamente pintada com guache, bem colorida, e dentro dela colocamos alguns personagens feitos com EVA das cantigas que costumamos cantar com eles (ex: o sapo, a borboleta, joaninha, peixe…). Fizemos os bichinhos em EVA, fixamos em palitos de sorvete e usamos quando vamos cantar as canções, deixando que eles manuseiem e explorem… eles adoram.
Brinquedos de Sucata
Pegamos algumas garrafas PET pequenas (aquelas de 500 ml) e decoramos com fita colorida; dentro, colocamos água, botões coloridos, canudos picados, lantejoulas, estrelinhas. Eles adoram.
Vocês podem propor diversas brincadeiras como: enfileirar as garrafinhas, rolar, brincar de boliche, dentre outras. Foram decorados alguns potes com a fita colorida que eles logo começaram a fazer encaixes e até mesmo a colocar as garrafinhas dentro.
E assim temos a possibilidade de trabalhar a questão do “dentro e fora”, “pequeno e grande”, dentre outras noções de forma bem gostosa e espontânea.
As próprias crianças acabam achando usos diferentes para os brinquedos. O importante é estimular, coisa muito importante nessa idade.
Caixa de Brinquedos
Os brinquedos podem ser organizados em caixas de papelão resistentes, pintadas com as cores primárias (assim você estará trabalhando mais um tema); se quiser, pode colocar as mãozinhas deles na caixa, fica uma graça.
Lá na nossa sala, separamos os brinquedos por categorias.
Em uma caixa, condicionamos os brinquedos de sucata (confeccionados por nós); em outra, os bichinhos de pelúcia e bonecas; outra com carrinhos; outra com as pecinhas de monta-tudo.
É legal essa separação, pois podemos coordenar brincadeiras específicas e direcionadas, melhor do que quando os brinquedos estão todos misturados.
Livro de Músicas
Fizemos um livrinho com as músicas que cantávamos em sala; ficou muito legal. O livro foi composto de 6 músicas (borboleta azul, o sapo não lava o pé, caranguejo não é peixe, peixinho, joaninha e dona aranha).
Todos os personagens foram feitos a partir da mãozinha deles… e após a folha dos personagens, tínhamos uma folha com a letra da música, explorando um tipo de material (guache, cola plástica, giz de cera…).
1 página… o sapo:
colamos dois círculos, um verde e outro vermelho (para fazer a boca do sapo) e dobramos ao meio (a parte vermelha pra dentro).
Os olhos fizemos com os dedinhos em folha sulfite com guache (primeiro verde, e depois um pinguinho de preto).
Colamos os olhos na parte superior do círculo e fixamos na folha sulfite. Carimbamos, por fim, as mãozinhas uma em cada lado, simbolizando as perninhas do sapo.
Na folha seguinte, pintamos com giz de cera verde… e colamos a letra da música (que foi digitada no computador, mas você pode fazer à mão se preferir).
2 página: joaninha
Fizemos o corpo da joaninha com papel camurça vermelho, e as pintinhas foram feitas com os dedinhos com cola colorida preta.
A folha com a letra da música foi feita com guache vermelho, que eles pintaram livremente.
3 página: peixinho
O peixinho foi feito com o carimbo da mão em guache amarelo…
Colocamos o olho e a boquinha em guache também.
A folha com a letra da música foi pintada com esponjado de guache amarelo.
4 página: borboleta azul:
Fizemos um molde do corpinho da borboleta em cartolina branca, que foi pintado com guache amarelo. Colamos um pedaço de lã preta para fazer as anteninhas e fizemos o rostinho com hidrocor preto.
As asas foram feitas com as mãozinhas uma de cada lado com guache azul.
A folha com a letra foi decorada com guache azul… com o pincel grosso.
5 página: caranguejo
Primeiro fizemos um círculo com a cartolina branca que foi pintado de laranja pelas crianças. Com papel dobradura vermelho, fizemos as garrinhas. Colamos as garrinhas no círculo e depois fixamos no sulfite.
Pintamos 3 dedinhos das mãozinhas deles e carimbamos dos dois lados.
Fizemos os olhinhos com os dedinhos carimbando com guache preto, e a boquinha com hidrocor preto.
6 e última página: aranha.
Foi cortado um círculo de color set preto e colado no sulfite.
Fizemos os olhinhos carimbando com os dedinhos em branco e depois colocando o preto por cima. E a boquinha com o vermelho… tudo com guache.
As patas foram feitas com os quatro dedos pintados da mão… sem pintar a palma inteira, apenas os dedinhos mesmo (isto serve para o caranguejo também, ok?).
A folha com a letra da música foi feita com colagem de papel dobradura.
A capa foi feita com as mãozinhas carimbadas na frente.
*(A folha com a letra da joaninha pode ser feita com cola colorida vermelha também… fica lindo).
* Você pode fazer uma introdução ou colocar ao final do livrinho uma pequena descrição do projeto.
* Colocamos uma borda nas folhas dos personagens (verde no sapo, laranja no caranguejo, azul no peixe, dourado na borboleta… etc.) fica ao seu critério…
Para mais informações sobre projetos educacionais, acesse este artigo.
Se você está em busca de materiais lúdicos, considere explorar opções de brinquedos educativos que podem enriquecer a experiência de aprendizado das crianças.
Fonte: Sandra Freitas
Simplesmente PERFEITO
Preciso receber atividades para trabalhar com cada uma criança como um plano de aula com atividades ,desenvolvimento,habilidade e objetivos.