PROJETO DE PESQUISA: DIFERENTES PROPOSTAS PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA

Leia livros sobre este assunto

1. TÍTULO

Diferentes propostas para a aprendizagem da língua materna.


2. INTRODUÇÃO

A qualidade do ensino ofertado nas escolas, de uma maneira geral, tem sido motivo de críticas por parte de diversos setores da sociedade. Observa-se uma relativa precariedade no domínio da língua portuguesa, até mesmo em alunos que já estão cursando o ensino médio ou até mesmo o ensino superior.

Para que a escola seja mais eficiente, é necessário, que está seja mais atraente para o aluno, ou seja, mais dinâmica. Acredita-se que para facilitar o ensino da língua materna, e necessário que se adote diferentes métodos ou propostas de aprendizagem, para que o aluno aprenda com maior facilidade e com maior eficiência.


3. OBJETIVOS

  • Conhecer o processo ensino-aprendizagen da língua portuguesa;
  • Apresentar diferentes propostas para facilitar a aprendizagem da língua materna.
  • Analisar métodos de aprendizagem da língua materna a partir de novas tecnologias.


4. JUSTIFICATIVA

A construção de um processo ensino-aprendizagem da língua materna passa necessariamente pela interação do aluno com o professor,com seu meio e com o mundo. Os momentos de interação contribuem imensamente com a atuação do professor que, atento às experiências dos alunos e suas manifestações, percebe o momento oportuno para fazer suas intervenções. Assim, o processo de ensino-aprendizagem pode ser encaminhado de forma a permitir uma aprendizagem significativa, pois não se aprende por exercícios, mas por práticas significativas. Essa afirmação fica quase óbvia se pensarmos em como uma criança aprende a falar com os adultos com que convive e com seus colegas de brinquedo e interação em geral. O domínio de uma língua é o resultado de práticas significativas, contextualizadas).

Nessa pesquisa pretende-se destacar que os alunos ao aprenderam de maneiras diferentes, reagem de maneira diferente, portanto precisam de formas diferenciadas de aprender. A escola e o professor precisam então desenvolver diferentes propostas, que dinamizem o processo ensino-aprendizagem, garantindo a domínio correto da língua. O alcance social e prático do trabalho está justamente na possibilidade de apresentar diferentes propostas e metodologias para o ensino da língua materna, facilitando o trabalho do professor e consequentemente a aprendizagem do aluno.


5. METODOLOGIA

A presente pesquisa será qualitativa etnográfica, partindo de um referencial teórico de livros, revistas, periódicos e textos que tratem do tema, e através de uma observação das diferentes formas que se dá o ensino da língua materna em uma turma de 5ª série da Escola Estadual Leopoldina Bittencourt Pedroso, no Município de Tibagi.

A pesquisa se dará ainda através de uma entrevistas com professores e equipe pedagógica.

A partir dessas pesquisas,a bibliográfica e a de campo, pretende-se estabelecer uma relação entre o “real” ( o ensino ministrado na escola) e o “ideal” ( o ensino que se pretende efetivar), de forma que o aluno desenvolva suas potencialidades lingüísticas.


6. CRONOGRAMA.

mar abr mai jun jul ago set out nov
Escolha do tema x
Elaboração do projeto x x x
Pesquisa bibliográfica x x x
Pesquisa de campo x x
Análise de dados x x x
Produção do texto x x x
Correção x X
apresentação X

 

7. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

FREITAS, Maria Tereza de Assunção. Vygotsky e Bakhtin: Psicologia e Educação. Ática: São Paulo, 1995.

TEBEROSKY, A. A construção da escrita através da interação grupal. Porto Alegre, Artes Médicas, 1987.

KATO, M. O aprendizado da leitura. Martins Fontes. São Paulo, 1985.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo, Cortez, 1985.

 

Autor: Michel Banks Cortez

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *