Principais Movimentos Artísticos do Século XX
Explore os principais movimentos artísticos do século XX, como fauvismo, surrealismo, cubismo e pop art. Descubra a influência cultural e as características de cada um deles.
Principais movimentos artísticos do século XX
Abstracionismo
Futurismo
Dadaísmo:
Surrealismo
Salvador Dali
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de Maio de 1904 — Figueres, 23 de Janeiro de 1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Dalí insistiu em sua “linhagem árabe”, alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte. Ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.
“Além das grandes linhas da pintura do início do século XX, outras ideias motivaram os artistas das primeiras décadas do nosso século a experimentar novos caminhos para suas criações”
Abstracionismo
Principal característica: ausência de relação imediata entre suas formas e cores e as formas e cores de um ser.
Tela abstrata não representa nada da realidade que nos cerca, nem narra figurativamente alguma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica.
Abstracionismo informal: predominam os sentimentos e emoções. Formas e cores são criadas mais livremente, sugerindo associação com elementos da natureza.
Ex.: A obra Impressão Domingo (fig. 23.16)
Abstracionismo geométrico: as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica.
Ex.: Obras do pintor holandês Piet Mondrian (1872-1974)
Futurismo
Este movimento teve uma forte relação com a literatura do início do século, influenciada em 1909 pelo Manifesto Futurista do poeta e escritor italiano Filippo Tommaso Marinetti.
Pintura e literatura futurista: exaltavam o futuro e, sobretudo, a velocidade, que passou a ser conhecida e admirada a partir da mecanização das indústrias e da crescente complexidade social.
Pintores: com visão crítica da realidade, ignorando o aspecto mais evidente dos novos tempos: movimento veloz das máquinas, que provoca superação do movimento natural.
Dadaísmo
Com o seu princípio do automatismo psicológico, propiciou o aparecimento do surrealismo na França e, 1924. propunha que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalista e sugeriram que ela fosse apenas um resultado do automatismo psíquico, selecionando e combinando elementos ao acaso.
Surrealismo
Este movimento surgiu do dadaísmo (1896-1966) na França em 1924.
Pintura surrealista desenvolveu duas tendências:
Figuralista: Ex.: Salvador Dali (1904-1989), A persistência da memória e A Ceia.
Abstrata: Ex.: Joan Miro (1893-1983) e Max Ernst (1891-1976).
Autoras: Soraya M. Marques
Para quem deseja explorar mais sobre atividades artísticas, confira as atividades de artes para fazer com crianças e inspire-se em novas criações.
Se você está em busca de materiais para suas atividades artísticas, considere conferir algumas opções de materiais artísticos disponíveis no mercado.