Interpretação de Texto em Português para o 4º ano – [Nome da Instituição]
Aprenda a interpretar textos de forma eficaz com o nosso curso de Português para o 4º ano. Com conteúdos práticos e interativos, você terá um domínio completo da habilidade de interpretação de textos. Aproveite essa chance e melhore suas habilidades agora mesmo!
Texto e atividades interdisciplinares e de interpretação de texto para 4º ano de língua Portuguesa O rato do campo e o rato da cidade
“Era uma vez um rato que morava na cidade que foi visitar um primo que vivia no campo.” O rato do campo era um pouco arrogante, mas gostava muito do primo e recebeu-o com muita satisfação. Ofereceu-lhe o que tinha de melhor: feijão, toucinho, pão e queijo. O rato da cidade torceu o nariz e disse: – Não posso entender, primo, como consegues viver com estes pobres alimentos. Naturalmente, aqui no campo, é difícil obter coisa melhor. Vem comigo e eu te mostrarei como se vive na cidade. Depois que passares lá uma semana, ficarás admirado de ter suportado a vida no campo.
Os dois puseram-se, então, a caminho. Já era noite quando chegaram à casa do rato da cidade. – Certamente que gostarás de tomar um refresco, após esta caminhada, disse ele polidamente ao primo. Conduziu-o até à sala de jantar, onde encontraram os restos de uma grande festa. Puseram-se a comer geleias e bolos deliciosos. De repente, ouviram rosnados e latidos. – O que é isto? Perguntou assustado o rato do campo. – São, simplesmente, os cães da casa, respondeu o da cidade. – Simplesmente? Não gosto desta música durante o meu jantar.
Neste momento, a porta abriu-se e apareceram dois enormes cães. Os ratos tiveram que fugir a toda pressa. – Adeus, primo, disse o rato do campo. Vou voltar para minha casa no campo. – Já vais tão cedo? Perguntou o da cidade. – Sim, já vou e não pretendo voltar, concluiu o primeiro.
Moral da história:
Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.
Fábula de Esopo
Português
Assinale abaixo qual é o gênero textual do texto que você leu:
Escreva na tabela abaixo uma palavra com sílaba tônica na última, uma na penúltima e uma na antepenúltima, em seguida separe as sílabas, circule a sílaba tônica e classifique-a:
Palavra
Separação
Classificação
Última
Penúltima
Antepenúltima
Leia as frases abaixo, reescreva-as trocando os substantivos negritados por um dos pronomes pessoais indicados:
O rato da cidade pegou o pedaço de queijo e partiu o queijo. ( o as me)
Leia toda a avaliação antes de entregar e lembre-se que você estudou e revisou todo o conteúdo apresentado na prova.
Fonte: Avaliação elaborada pela professora Margarete
www.atividadesparacolorir.com.br
O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE Rocha, Ruth. Fábulas de Esopo
O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE
Rocha, Ruth. Fábulas de Esopo
Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir à casa de um rato do campo.
Vendo que seu companheiro vivia pobremente de raízes e ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele.
– Tenho muita pena da pobreza em que você vive – disse ele. Venha morar comigo na cidade e você verá como lá a vida é mais fácil.
Lá se foram os dois para a cidade, onde se acomodaram numa casa rica e bonita.
Foram logo à despensa e estavam muito bem, comendo comidas fartas e gostosas, quando de repente entrou uma pessoa com dois gatos, que pareceram enormes ao ratinho do campo.
– Eu vou para o meu campo – disse o rato do campo quando o perigo passou. – Prefiro minhas raízes e ervas na calma, às suas comidas gostosas com todo este susto.
Moral: Mais vale magro no mato que gordo na boca do gato.
De acordo com o texto, responda:
1- Qual era o tipo de comida do rato do campo e do rato da cidade?
Onde que Santos Dumont entre nessa história?
como professora de português também gostaria de saber onde se encaixa Santos Dumond nesse conto de Esopo