fbpx
Skip to main content

Atualizado em 08/10/2022

Plano de aula: poesia para educação infantil de acordo com a BNCC

Confira um plano de aula de poesia para educação infantil de acordo com a BNCC.

Plano de aula poesia para educação infantil de acordo com a BNCC

A poesia faz parte da vida de muitas pessoas, e diversos leitores gostam do gênero. É um dos mais agradáveis de serem escritos, por mais que haja uma parcela de pessoas que se sintam confusas no momento de fazer sua escrita.

Como escrever uma poesia?

Se a sua intenção é a de escrever uma poesia, tenha em mente de ser necessário elaborar algo antes. É importante possuir algumas ideias, pois de nada adiantará querer redigir um texto sem nenhuma ideia.

Como escrever uma poesia
Fonte/Reprodução: original

Procure fugir dos clichês. É comum que para um início de escrita nas poesias, as pessoas recorram aos clichês, mas pode ser evitado ao se aperfeiçoar. Por esta razão, sugerimos cuidado.

Qual a melhor maneira de ensinar as crianças a escreverem poesia?

O professor deve inserir a poesia de jeitos diferentes. Neste caso, poderá trabalhar com modificação de histórias de fábula para poesias ou o fato de escrever um poema em grupo com colegas.

Qual a melhor maneira de ensinar as crianças a escreverem poesia
Fonte/Reprodução: original

Os alunos poderão ler trechos de poesias em voz alta durante as aulas de português. Além de terem a oportunidade de escreverem um poema por conta própria. É algo que pode ser complexo no começo, mas se tornará descomplicado ao longo das aulas.

Sugestão de 5 atividades de poesia

O professor poderá conferir cinco atividades de poesia para trabalhar em sala de aula com os alunos do ensino infantil. Será essencial que o educador acrescente uma variedade de exemplos para os ajudar nas aulas. Veja:

Incentive a poesia a ser escrita em letra cursiva

O professor deve incentivar que a poesia seja escrita na letra cursiva. É comum que os alunos não estejam mais com o costume de escrever com a cursiva, apenas com a de forma, porém deve-se haver um gatilho no qual os ajude a usar esta forma de escrita.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade, o professor deverá passar alguns poemas curtos na lousa para os alunos poderem copiar. Acontece que, neste tipo de cópia, os alunos não devem usar outra forma de escrita que não a letra cursiva.

Será a condição desta atividade proposta pelo professor na sala de aula. É um desafio interessante. Além disso, será outro método de escrita para os alunos fazerem seu uso nas aulas.

Materiais para a atividade

Somente do caderno e lápis de escrever.

Objetivos para a atividade

O objetivo desta atividade é trabalhar com desafios aos alunos do ensino infantil. É mostrar-lhes a possibilidade de lidar com um estilo diferente, que permanece bonito e poderão usá-lo quando for conveniente.

EF02LP07: o aluno precisará saber escrever frases, palavras e textos curtos em forma cursiva.

Transforme um trecho de história em uma poesia

Esta é uma atividade bem diferente das demais, mas que traz um ar inovador e interessante. Para isto, o professor deverá explicar como a aula deverá ser feita de acordo com exemplos na lousa.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade, o aluno deverá observar o exemplo de transformação de textos para poesia e realizar uma análise. É importante notar a linguagem que se altera de um ao outro, e como pode trabalhar a modificação de uma história para algo tão complexo quanto um poema.

A atividade será feita no caderno do aluno, o qual deve conter o exemplo do trecho de um texto de conto ou fábula, por exemplo. Em seguida, o aluno deverá modificar todo esse trecho com um poema que capte todas as informações da fábula.

Materiais para a atividade

Será necessário somente de lápis, borracha e um caderno.

Objetivos para a atividade

O objetivo é o de fazer com que os alunos possam aprender corretamente a transformar um texto X para um poema Y. Eles devem se atentar quanto às figuras de linguagem impostas no texto para conseguirem realizar a atividade.

EF01LP25: o aluno deverá saber produzir um poema, recontar e modificar uma história, seja ela baseada em algum livro ou alguma historinha fictícia criada pelo professor. Em seguida, precisarão observar como o texto é composto conforme sua linguagem.

Escrita em grupo de uma poesia

Escrever algo em grupo pode ser trabalhoso, mas com as dicas certas deixadas pelo professor a atividade será um sucesso. Isto fará com que os alunos consigam dialogar entre si, e trabalharem em equipe.

Como fazer a atividade

Nesta atividade de poesia, os alunos deverão seguir as explicações do professor para escreverem algum tipo de poema conforme as regras solicitadas. Todos deverão redigir o texto em comum acordo.

Poderão encaixar alguma coisa que queiram e juntar em um texto que possua sentido e esteja dentro do solicitado.

Objetivos para a atividade

O objetivo da poesia é de ensinar aos alunos a maneira perfeita para escrever um poema. É um tipo de aula que costuma ser feita com todos separados, mas o professor poderá explorar este lado dos alunos e fazê-los trabalharem em grupos.

EF12LP05: o aluno deverá saber planejar e produzir em conjunto dos alunos e auxílio do professor, poemas e histórias com textos variados. 

Leitura em voz alta de poema Máquina do Mundo

Este é um belo poema escrito pelo autor Carlos Drummond de Andrade. O professor deverá ler o conteúdo aos seus alunos em voz alta, a fim de representar a maneira ideal de realizar a leitura.

Como fazer a atividade

É comum que as crianças se enrolem um pouco no momento de fazer a leitura, principalmente se sentirem vergonha. No começo podem trocar as palavras, mas gradualmente conseguirão entender a proposta do texto.

Neste caso, cada aluno deverá ler um pequeno trecho do poema até todos terem concluído a leitura. O fato de todos os alunos realizarem a leitura, fará com que consigam aprender facilmente determinados aspectos de linguagem.

Objetivos para a atividade

A proposta desta atividade é a de ensinar os alunos a aprenderem mais sobre poesia, e por qual motivo se difere dos demais textos.

EF15LP17: o aluno deve aprender a apreciar qualquer tipo de poema visual ou concreto. Além de observar os efeitos de sentido impostos no texto, seja de ilustrações ou diagramação de letras.

Escreva um poema

O ato de escrever uma poesia é algo que nem todos possuem paciência. Seja pela falta de aprendizado, ou por realmente não levarem jeito para a coisa. Neste caso, é interessante que o professor trabalhe com os alunos sobre a escrita de uma poesia.

Como fazer a atividade

O professor deve mostrar aos alunos o formato correto de escrevê-la. Eles deverão seguir de acordo com o exemplo para conseguirem trabalhar. Ficará mais fácil, e será descomplicado construir um poema.

Será interessante que o professor deixe que as crianças usem a criatividade para escrever uma poesia. Pode ser algo que eles gostem, como por exemplo: brinquedos, desenhos, pessoas, animais ou alguma cor.

O importante é instigar nas crianças a criatividade e a imaginação. Fazer com que eles possam aprender a trabalhar com as mais variadas formas de escrita, e treinarem algo diferente.

Objetivos para a atividade

O objetivo desta atividade de poesia, é ensinar aos alunos a principal maneira de escrever corretamente e se basear em formatos escritos nos modelos deixados pelo professor na lousa.

EF15LP05: o aluno precisa saber planejar o texto no qual será produzido, de acordo com as ajudas dadas pelo professor. Ele deve saber a finalidade e o propósito desta atividade, e entender o que deve ser escrito. 

Desta forma, conseguirá se organizar, adequar sua forma de escrita e linguagem para manter de acordo com os exemplos do professor.


Este texto foi publicado na categoria Português.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.