Um dos maiores desafios e dificuldades do professor na época atual é trabalhar em sala de aula explorando a expressão do aluno, sua criticidade, seu pensar, agir, inclusive seu linguajar, e ainda abordar as questões tecnológicas. Enfim, respeitar o aluno para que seja respeitado e atualizado.
É profunda e complexa a análise da dificuldade evidenciada pelos professores; entretanto, pode-se citar como exemplo a fobia que se tem em relação à Informática, e ramificando ainda para a Informática Educativa.
Visando abordar diferentes ângulos de leitura, conduzir um novo caminhar voltado para a utilização do computador, não como diversão, mas como uma ferramenta no processo de construção do conhecimento, tanto na escola, como em casa, enfim… no nosso dia a dia, e em busca da valorização do nosso patriotismo, expressão corporal, linguagem gestual, verbal, etc… despertar a sensibilidade para a música, difundir a poesia, a ilustração, a liberdade de expressão é que surgiu a ideia dessa monografia.
É demonstrando a amplitude do universo da leitura, relacionando-o com a informática de forma clara, objetiva, acessível, dinâmica, criativa, inovadora, espontânea e prazerosa que tem se ramificado a prática pedagógica de todos nós. Pois educar o homem, como já havia sido abordado, é a tarefa que inclui a conscientização do mundo como um todo para que as partes não percam seu sentido. Assim, faz-se necessário uma visão holística e a sensibilidade no pensar, no falar, no agir, no olhar, no ouvir, enfim, no ato de expressar-se.
Objetivos gerais
- Avaliar a importância da linguagem e da Informática, enquanto espaço irradiador de expressões;
- Desenvolver a criatividade e a criticidade do aluno, diante das diferentes formas de leitura e o computador como um mediador nesta questão.
Objetivos específicos
- Explorar o senso crítico, tanto do educador, como também do aluno;
- Promover momentos de reflexão sobre as diversas linguagens e a Informática;
- Proporcionar momentos de troca e valorização das experiências em leitura a partir das diferentes linguagens;
- Estimular o olhar para as questões culturais, sociais, políticas e ambientais, correlacionando-as ao avanço tecnológico;
- Viabilizar a utilização da Informática como ferramenta pedagógica para a sala de aula.
Procedimentos
A pesquisa será realizada através de investigações, coletas de dados, entrevistas, fóruns de discussão pertinentes ao assunto, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, etc.
A fonte de pesquisa estará voltada para revistas, jornais, artigos, vídeos, palestras e Internet.
Alguns obstáculos poderão ser detectados por conta de divergência de opiniões, por falta de esclarecimento no tocante à Informática Educativa; porém, a pesquisa será feita de maneira minuciosa e detalhada para sanar qualquer tipo de dúvida.
1º passo: Pesquisa prévia do assunto em revistas, jornais, livros e na Internet;
2º passo: Criação de uma homepage abordando a linguagem e a Informática. O conteúdo dessa homepage será a contribuição dos visitantes, mediante listas de discussão e chats;
3º passo: Coleta de dados de público “diferentes”, tais como: pais, alunos, professores, diretores, etc… Essa coleta terá sempre o objetivo de nivelar opiniões pertinentes ao tema da monografia;
4º passo: Reunião de pesquisas, opiniões via Internet e coleta de dados, formulação da monografia.
Referências
COSTA, Sandra. A máquina das crianças: repensando a escola na era da Informática. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1994.
PIERRE, Levy. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
RIZZO, Sérgio. Mal traçadas linhas. Educação, São Paulo: Segmento, nº 240, p. 40-51, 2001.
VALENTE, José Armando. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Para saber mais sobre a importância da tecnologia na educação, confira também Uso Inovador da Informática na Educação.
Se você está interessado em ferramentas que podem ajudar na educação, considere explorar opções de software educacional que podem ser úteis no ambiente escolar.
Escreva um comentário