fbpx
Pular para o conteúdo

Plano de aula sobre o zero para aulas de matemática na educação infantil

    Plano de aula sobre o zero para aulas de matemática na educação infantil

    O número zero para aulas de matemática são essenciais para as crianças aprenderem acerca deste número. Nem todas as aulas são direcionadas a eles, apenas aos números reais e este é um aspecto que não deve ocorrer nas aulas com as crianças. É interessante procurar falar sobre o zero sempre que for possível, e inclui-lo em atividades diversificadas na classe.

    O que significa o número zero?

    O número zero não significa absolutamente nada. Existe apenas um valor ausente, mas que na semântica ele possui um valor gigante e não pode ser dispensado. Este é o número que apresenta o princípio de tudo.

    O que significa o número zero
    Fonte/Reprodução: original

    É comum observar que o zero atua como um ponto de partida, seja para contar os números ou qualquer outro aspecto. Ele está em todos os lugares, possui sua importância e é necessário que os alunos estudem sobre.

    Qual a maneira mais interessante de ensinar o zero?

    É interessante trabalhar com músicas junto das crianças. O tempo mais curto e simplista fazem com que a mente dos pequenos memorizem a letra. Eles reproduzirão a canção com facilidade e frequência em casa ou na escola.

    Qual a maneira mais interessante de ensinar o zero
    Fonte/Reprodução: original

    Em pouco tempo terão compreendido determinado conteúdo, seja ele de português ou matemática, e conseguirá entendê-lo. Por esta razão, é interessante trabalhar com músicas ou vídeos que sejam didáticos.

    Sugestão de atividades sobre o zero para aulas de matemática

    O professor trabalhará atividades sobre o zero para aulas de matemática, com crianças do ensino infantil e que aborde sempre o lúdico. É importante para auxiliar no aprendizado infantil, e garantir que compreendam o que é o número. Veja:

    O número zero

    Para a primeira atividade, o professor poderá reproduzir o vídeo O Número Zero para as crianças assistirem e escutarem a canção. Elas aprenderão o conteúdo proposto com músicas didáticas, que apresentem o tema a ser trabalhado na sala de aula.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor cantará junto das crianças a música que fala sobre o número zero. Introduzir o conteúdo de maneira lúdica será essencial para auxiliar no fácil aprendizado e memorização dos pequenos.

    Eles compreenderão qual é o formato 0, e qual a sua função pela representação no vídeo sobre o poema de Vinícius de Moraes. A casa de número zero que não tinha teto, portas, paredes e nem banheiro.

    Materiais para a atividade

    Será necessário apenas que o professor reproduza o vídeo aos alunos.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo da atividade sobre zero para aulas de matemática, é ensinar por intermédio de canções um pouco mais sobre este número e o que ele pode representar. Neste caso, ele não consegue representar absolutamente nada, como é visto no próprio vídeo.

    Esta canção poderá ser reproduzida pelos pais dos alunos em casa, pois é antiga e permanece didática. Ajudará no aprendizado dos pequenos, bem como na memorização do zero. Dessa forma, não esquecerão mais sobre ele, nem de seu formato.

    Cartaz com figuras recortadas do zero

    Esta será uma aula de recorte e colagem com os alunos do ensino infantil. O professor disponibilizará materiais essenciais para o acontecimento da atividade, e solicitará que se reúnam em grupos.

    Como fazer a atividade

    Os alunos montarão cartazes medianos com colagens do zero. Pode-se pegar as figuras de revistas e jornais para a atividade. É interessante que tenham tesoura sem ponta para não se machucarem, e que a cola seja bastão.

    Com todos os respectivos materiais, basta recortar todas as figuras zero com tamanhos e cores diferentes para colar na folha de cartolina. Esta é uma atividade de concentração aos alunos e que exigirá calma e paciência para fazê-lo.

    Materiais para a atividade

    Cartolina, tesoura sem ponta, cola bastão de preferência, revistas e jornais atuais ou antigos.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo da atividade sobre zero para aulas de matemática, é ensinar as crianças uma maneira didática e lúdica de aprender sobre o conteúdo. Elas não precisam solucionar nenhuma continha de adição ou subtração. Pode-se ensiná-las com recortes e colagens.

    Recortar e colar faz com que as pessoas adquiram maior concentração no que fazem. Estimular este aspecto nas crianças é muito importante, principalmente nos anos iniciais em que os pequenos são agitados.

    Multiplicação apenas com zero

    Uma atividade que fará os alunos se questionarem mais uma vez sobre a utilidade do zero nas contas. Isto porque assim como nas somas, ele não é multiplicado e seu resultado será zero.

    Como fazer a atividade

    É importante que o professor procure apresentar o conteúdo de multiplicação aos alunos com a tabuada do zero. Dessa maneira, ficará compreensível porquê motivo este número é tido como neutro.

    Todo número multiplicado por zero resultará nele mesmo, e este será um momento de questionação por parte dos alunos. É possível trabalhar sobre o zero de maneiras didáticas e com músicas, de preferência.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo principal das atividades sobre o zero para aulas de matemática, é mostrar aos alunos que este número em determinadas contas matemáticas precisam de atenção. Este é o caso da multiplicação com o zero.

    Escreva o zero na folha para somar com 1

    Esta é uma aula interessante que os alunos farão em sala de aula com o professor. Neste caso, será entregue uma folha de sulfite aos pequenos escreverem determinadas questões solicitadas.

    Como fazer a atividade

    As crianças escreverão 0 + 1 e descobrirão se conseguem fazer uma soma com este número, ou qualquer outro que acharem interessante. Quando perceberem não ser possível, questionarão o professor pelo motivo para a conta não dar certo.

    Basicamente, o professor explicará que o zero funciona como um elemento neutro, e toda a soma resultará no mesmo número, que neste caso é 1. Por mais que seja complexo de entender inicialmente, o aluno poderá estudar em casa com os pais.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo de ensinar o zero para aulas de matemática, é mostrar aos alunos que como um número neutro ele não interfere nas somas. Neste caso, ele apenas ficará ali e não atrapalhará a resolução de somatórias com 2 ou mais casas.

    Será interessante que o professor apresente aos alunos certas contas de adição, pois eles conseguem visualizar com facilidade como funciona o zero. Entenderão que ele não faz nenhuma diferença se está ou não na conta.

    Quantos zeros cabem dentro de 9?

    O professor fará o questionamento aos alunos do ensino infantil, pois será interessante vê-los pensarem em uma resposta. Deixe que eles respondam se suspeitarem ou tiverem pensado em uma resposta mirabolante.

    Como fazer a atividade

    Caso os alunos não tenham conseguido encontrar a resposta para a pergunta do professor, será interessante explicar para eles de maneira lúdica. É interessante evitar se prolongar muito em uma mesma explicação porque eles podem ficar confusos.

    Para facilitar no entendimento, procure usar outros métodos de linguagem aos pequenos entenderem o que você quer dizer. Quanto mais imagens forem postas na lousa com os números, mais fácil ficará a interpretação das crianças.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades sobre o zero para aulas de matemática, é ensinar os pequenos sobre este número que apesar de ficar de lado em muitas contas, possui papel fundamental no mundo matemático.

    O professor auxiliará os alunos a conhecerem melhor o zero, como podem usá-lo, qual sua função junto dos outros números, e por qual motivo nem sempre ele é utilizado em contas de subtração ou adição.

    Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

    Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

    E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *