Plano de aula para ensinar sobre teatro para educação infantil
Confira o plano de aula para ensinar sobre teatro para educação infantil.
O teatro para educação infantil é algo que pode ser complexo para muitas pessoas, mas que possui sua importância na sociedade desde a antiguidade. Principalmente para crianças, com peças direcionadas ao público infantil.
O que é o teatro?
O teatro significa a união de peças dramáticas para serem apresentadas para outras pessoas. No caso, uma plateia com muitos visitantes curiosos para assistir a uma peça teatral.
É uma arte com atores, que costumam apresentar algum tipo de história, que pode causar diversos sentimentos nos que assistirem. É uma sensação diferente e única, que somente estes atores conseguem fazê-lo.
Dramaturgia se designa às pessoas que fazem a escrita das peças de teatro. Significa que o dramaturgo é completamente responsável por escrever qualquer gênero textual para uma peça.
Como o professor pode trabalhar com teatro?
O professor pode inserir atividades com teatro de sombras, fantoches, encenações com fábulas, passeios ao próprio teatro ou brincadeiras de faz de conta. Há uma variedade de possibilidades que o professor pode usar na escola.
O importante, neste caso, é trabalhar com o lúdico e fazer com que os alunos consigam aprimorar todas as suas habilidades. Principalmente a coordenação motora fina, criatividade e imaginação.
Sugestão de atividades sobre teatro
Elaboramos cinco atividades sobre teatro para trabalhar tanto dentro quanto fora da escola. Este fator fará com que os alunos consigam se divertir e compreender melhor o que significa teatro e a sua função para a humanidade. Veja:
Brinque de faz de conta
Não há nada mais legal do que brincar de faz de conta. É uma atividade lúdica, que auxilia os alunos a trabalharem com a criatividade e imaginação. Principalmente se o fizerem na companhia dos amigos.
Como fazer a atividade
O professor poderá levar as crianças para a sala de brinquedos e deixá-las encontrar fantasias e outros brinquedos que instiguem a criatividade. Elas poderão brincar e aproveitar o dia para se divertirem.
Há infinitas possibilidades de brincadeiras no faz de conta. Não há necessidade de seguir nenhuma regra, somente se divertir.
Materiais para a atividade
Somente brinquedos de todos os tipos.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos possam se divertir apenas com brincadeiras criadas por eles mesmos, naquele momento na brinquedoteca. Cada um poderá se divertir às suas maneiras e se unirem para brincar.
Passeio para teatro
Levar os alunos do ensino infantil para passeios fora da escola é algo sempre muito agradável. Eles gostam, tornam as aulas mais didáticas e interessantes, por este motivo, a sugestão é um passeio.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, o professor deverá fazer as reservas dos ingressos aos alunos que levaram as autorizações para a escola, devidamente assinadas pelos pais. É algo realmente necessário e importante a ser feito, por questões de segurança.
Posteriormente, todos seguirão para o teatro de sua cidade, o qual deverá conter apresentações direcionadas somente ao público infantil. Este é um fator que não pode ser deixado de lado. O conteúdo deve ser para crianças.
Materiais para a atividade
Somente dos ingressos e da assinatura dos pais na autorização.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos possam conhecer outros lugares e falar sobre o tema, sem estar na escola. Fará com que eles possam compreender melhor o que significa uma peça de teatro e qual a sua função.
Encenação de fábulas
Existem muitas fábulas e cada uma delas tem como função contar alguma história com moral no final. Este é o ponto forte deste tipo de história, a qual o professor poderá contar aos alunos na sala de aula.
Como fazer a atividade
Nesta atividade, o professor poderá deixar os alunos escolherem as fábulas que gostariam de encenar. Há uma variedade de possibilidades, e somente há a necessidade de prestarem atenção na quantidade de personagens.
Feito isso, o professor deverá narrar a história conforme o que está na folha. Os alunos precisarão apenas prestar atenção no momento de fazer a leitura de suas falas, que costumam ser curtas.
Há algumas sugestões que o professor de educação infantil poderá usar para trabalhar com seus alunos. Confira:
- A raposa e o leão;
- A cigarra e a formiga;
- O burro e a cobra;
- O rato e a rã;
- A serpente e o cabrito;
- O lobo e o cordeiro;
- O cão e a ovelha;
- O burro e o leão.
O professor poderá colocar mais algumas falas, caso queira, a fim de deixar o diálogo um pouco longo para as crianças poderem se divertir.
Objetivos para a atividade
Esta aula visa fazer com que os alunos possam aprender um pouco mais sobre estes conteúdos e deixarem a timidez de lado. Eles poderão se divertir durante esta encenação teatral com os colegas e até descobrirem se gostam de atuar.
Sombras
Há o teatro de sombras, e este é bem diferente dos outros. É legal, lúdico e as crianças poderão realizá-lo sem sentir qualquer tipo de timidez, por exemplo, pois tudo o que será mostrado serão suas pequenas mãos.
Como fazer a atividade
O professor deve pedir aos alunos que façam alguns grupos, e cada um deverá ficar atrás de um pano com luz, para mostrar somente a figura das mãos. Neste caso, o professor deverá ler uma história e os alunos formarão as figuras.
Eles apenas devem se manter atentos com relação aos movimentos a serem feitos com as mãos, conforme o que for dito pelo professor. Dessa maneira, é garantido que a atividade saia como planejado e todos os alunos consigam se divertir.
Objetivos para a atividade
Esta atividade sobre teatro visa auxiliar os alunos a trabalharem com formas feitas com as mãos. É algo peculiar e diferente, mas requer somente atenção e concentração para os formatos corretos surgirem pelo pano.
Eles trabalharão com a coordenação motora fina, que visa fortalecer os movimentos feitos com a mão. Além de tornar esta região mais forte e propícia para usar todo tipo de movimentação, sem contar a facilidade de mover os dedos.
Teatro de fantoches
O teatro de fantoches não exige que os alunos se coloquem em cena, por exemplo, e por conta disto, elas poderão criar diálogos entre os personagens por trás das cortinas. A história poderá ser escolhida pelos alunos.
Como fazer a atividade
Será interessante que o professor apresente algumas histórias aos alunos, pois desta maneira eles conseguirão pensar em como desejam brincar. Todos poderão escolher a história que mais se identificam.
Em seguida, o professor deverá fazer com que os alunos se formem em alguns grupos para conseguirem elaborar os fantoches segundo os personagens. Isto os fará ficarem bem característicos e prontos para a brincadeira.
O professor deverá instruir os alunos durante a confecção dos fantoches, principalmente com os materiais. Caso haja a necessidade, o professor poderá mostrar aos alunos como devem fazer cada fantoche.
Objetivos para a atividade
O objetivo é ensinar aos alunos uma das principais maneiras de usar a criatividade e imaginação em uma brincadeira. É fazer com que os alunos possam se soltar, ficarem mais à vontade e, claro, aprenderem em conjunto.
Este é um ponto importante a ser trabalhado com os alunos, pois os ajudarão a florescer a criatividade. Eles sentirão confiança no que fizerem, desde o momento em que tiverem este tipo de conteúdo.
Para complementar as atividades, o professor pode sugerir brincadeiras e jogos que estimulem a interação e a criatividade das crianças.
Além disso, é possível utilizar materiais como bonecos de pano para enriquecer as encenações e tornar as atividades ainda mais divertidas.