As placas tectônicas estão presentes no globo terrestre, e por mais que não possam ser vistas, nem sentidas, possuem forte importância para nós. Afinal, em alguns locais do planeta, como no Brasil, não há qualquer incidência de terremotos ou tsunamis, como em outros países.
O que são placas tectônicas?
Placas tectônicas se encontram na parte mais externa do globo, que seria especificamente a crosta terrestre. Por este motivo, não conseguimos vê-las, nem as sentir durante os dias.
É por conta delas, inclusive, que os continentes recebem um bom sustento, assim como os oceanos que são conduzidos na direção das chamadas correntes de convecção. Isto é causado pelo magma presente no planeta.
O que ensinar sobre placas tectônicas na educação infantil?
O professor poderá aplicar maquetes, desenhos, documentários e procurar explicar o conteúdo da forma mais prática possível. Isto deve ser feito pelo tema ser realmente complexo e causar certa confusão para entender.
Existem muitos nomes a serem lembrados, e cada um possui ordens diferentes. O educador deverá aplicar conteúdos lúdicos e que ajudem os pequenos a entenderem gradualmente o que cada um significa. Para mais atividades sobre geografia, veja 71 atividades de geografia para o ensino fundamental.
Sugestão de atividades sobre placas tectônicas
Elaboramos cinco atividades sobre placas tectônicas para o professor poder trabalhar com seus alunos na sala de aula. Isto fará com que o tema se torne mais interessante e haja maior facilidade de abordá-lo com os pequenos. Veja.
Documentário: A quebra de um paradigma
Este é um documentário que não está em nosso idioma, porém é de fácil compreensão por ser em português de Portugal. Ele contém muitas informações úteis, que podem ser apresentadas às crianças.
O link redirecionará ao YouTube e o professor poderá apresentar o vídeo para os alunos durante suas aulas de geografia.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, basta levar os alunos até a sala de vídeo para aplicar o documentário sobre A Quebra de Um Paradigma. É importante deixá-los ouvir com muita atenção as informações, por estar em outro idioma.
O professor poderá explicar uma coisa ou outra que as crianças não compreendam. Por este motivo, deve ficar atento aos movimentos dos pequenos e pausar caso seja necessário para os ajudar a entender.
Materiais para a atividade
Somente o documentário será necessário para esta atividade.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer os alunos entenderem melhor o tema de placas tectônicas com um documentário. Ele explicará alguns fatores que possam ser técnicos, mas o professor ajudará os pequenos a entenderem.
Por ser um tema complexo, é necessário que o professor procure sempre apresentar imagens, vídeos ou documentários que possam representar as placas tectônicas em suas aulas.
Desenho de magma
Esta é uma atividade de pintura sobre placas tectônicas, onde os alunos devem desenhar magma. Afinal, ele é responsável por mantê-las sempre em movimento acima de si. É algo surreal que acontece diariamente e nunca sentimos.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, o professor deverá pedir aos alunos que façam um desenho de magma com as placas tectônicas em cima. Eles devem fazer conforme imaginarem ser, deixando que os pequenos usem a criatividade. No final, o professor poderá representar na lousa como é, de fato, o magma e, claro, as próprias placas tectônicas.
Materiais para a atividade
Folha sulfite, lápis de cor ou giz de cera e canetinhas.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos possam ter um conhecimento ampliado sobre o que significa uma placa tectônica e o que seria o magma. Pois para elas, é algo realmente bem abstrato.
Para ajudá-las a criar a figura correta na mente, o professor deve aplicar este tipo de atividade para com os alunos na sala de aula com mais imagens das placas. Deve explicar e deixá-las fazer qualquer pergunta para sanar as dúvidas.
Placas tectônicas feitas com massinha de modelar
Uma atividade lúdica e que pode ser trabalhada facilmente com as crianças é com a massinha de modelar. Será fácil de chegar ao resultado desejado pelo professor, além de fazê-las aprender melhor o conteúdo.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade sobre placas tectônicas, é importante que o professor entregue aos alunos as cores preto e branco. Peça para misturarem as massinhas até chegar em um tom acinzentado que será usado para a atividade.
Posteriormente, o professor deve solicitar aos alunos que modelem a massinha nos formatos que ele apresentar das placas. Normalmente, elas são retas, porém podem possuir algumas diferenças de tamanho.
Objetivos para a atividade
O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos possam aprender visualmente o que são as placas tectônicas. O fato de usar uma aula prática para os ajudar fará com que consigam fugir do abstrato que a mente imagina e terão a realidade de como as placas realmente são.
Astenosfera
A astenosfera se encontra logo abaixo da litosfera, é menos rígida, mas está presente no planeta mesmo que não percebamos. O professor poderá contar sobre este fator aos alunos e fazer com que compreendam melhor por desenhos.
Como fazer a atividade
O professor deverá mostrar o que é a astenosfera e solicitar que os alunos façam um desenho no caderno de desenho. No final, deverão colorir com as cores originais que forem mencionadas pelo professor.
Tal atividade sobre placas tectônicas fará com que os pequenos compreendam melhor o que elas são. Poderão entender, inclusive, mais sobre o próprio planeta Terra que é cheio de mistérios.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos consigam aprender melhor sobre o que são as placas tectônicas e o que existe dentro do globo terrestre. Por mais que seja complexo, os pequenos entenderão por intermédio de desenhos, maquetes e outras atividades como esta.
Este é um dos principais motivos para recomendar a atividade com desenhos. Fará com que consigam melhorar a habilidade de coordenação motora e entender as aulas.
Maquete sobre a litosfera
Esta maquete deverá ser feita em casa, na companhia dos pais, para ajudar os filhos na atividade. Será mais fácil do que a realizar na escola, pois é algo um pouco mais complexo e requer mais atenção dos adultos.
Como fazer a atividade
O professor deverá solicitar na agenda dos alunos o que deverá ser feito em casa. Neste caso, é uma maquete sobre a litosfera, a qual se encontram as placas tectônicas explicadas na sala.
Na companhia dos pais em casa, os alunos poderão montar suas maquetes de acordo com alguns modelos presentes pela internet. Há uma variedade que poderá ajudar os pequenos na confecção.
É importante que os pais se mantenham por perto para auxiliar no que for possível. Afinal, a litosfera é grandiosa, dará trabalho de ser montada, e o aluno poderá sentir alguma dificuldade conforme monte gradualmente o trabalho.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender melhor sobre um tema importante de geografia. As placas tectônicas estão presentes por todo o planeta Terra, nos continentes.
Somente sabemos haver algum problema na terra quando acontece algum terremoto ou tsunami. O caso de países asiáticos, como o Japão, por exemplo, que está acima de três placas. Veja:
- Eurasiana;
- Filipinas;
- Pacífico.
O professor deve explicar que o Japão possui placas irregulares e antigas, por conta disso, em alguns momentos é ocasionado terremotos e tsunamis.
Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir o uso de maquetes de geografia que ajudem a visualizar melhor o tema.
Escreva um comentário