fbpx
Pular para o conteúdo

Plano de Aula: Numerais Romanos 

    Plano de Aula Numerais Romanos 

    Os numerais romanos fazem parte de uma cultura antiga, que permeia toda a sociedade com a representação de letras ao invés de números, para mencionar o século e se referir a nomenclatura dos Papas, por exemplo. Eles eram utilizados com mais frequência antigamente, mas foram alterados pelos algarismos arábicos.

    Por que trabalhar com os numerais romanos?

    Deve-se trabalhar com os numerais romanos no ensino fundamental II, pois o aluno terá um conhecimento amplificado acerca de alguns temas importantes de matemática, e com isso conseguirão conciliar o conteúdo sem sentir grandes dificuldades, visto que numerais romanos são práticos de memorizar.

    Por que trabalhar com os numerais romanos
    Fonte/Reprodução: original

    O professor deverá construir um plano de aula com base nesta categoria de aula para ensiná-los, explicar de maneira correta e compreensível o tema, para todos entenderem, além de mostrar exemplos que possam ajudá-los.

    O que são os numerais romanos?

    Os numerais romanos são nada mais do que algarismos extremamente utilizados durante o Império Romano na Europa. Tal sistema possuía uma grande utilidade para os romanos no dia a dia, exceto para contas que era um pouco mais complexo de ser usado.

    Ao se usar sete símbolos diferentes, é possível representar uma variedade de números romanos, porém deve-se seguir determinadas regras chamadas relativas ao valor posicional de algum símbolo. Neste caso, para representar os números através da combinação de símbolos, deve ser feita quando possuir uma letra maior à esquerda ou quando ocorre alguma repetição com símbolo igual.

    Sugestão de 5 atividades com numerais romanos

    O professor poderá conferir agora 5 atividades com numerais romanos para serem trabalhados em sala de aula com os alunos da 5° série, de modo que trabalhem com o plano de aula e faça os alunos aprenderem a desenvolver corretamente as principais habilidades estipuladas para trabalhar na escola. Confira:

    Ano de nascimento do automóvel

    No ano de 1876, nasce o automóvel pelas mãos do inventor Karl Benz. O ano mencionado em algarismos romanos deverá ser escrito pelo aluno, conforme os exemplos apresentados pelo professor em sala de aula. 

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, o professor deverá passar este problema para os alunos resolverem de acordo com a base que possuem dos numerais romanos, e através disto, poderão trabalhar devidamente com o que cada um conhece para ajudá-los a aprimorar suas técnicas.

    Quais habilidades serão despertas nos alunos?

    A principal habilidade a ser trabalhada nesta atividade seria a de numeração EF06MA02, que visa ajudar os alunos a reconhecerem um sistema numérico decimal, segundo o que prevaleceu no ocidente, além de destacar possíveis semelhanças e diferenças com relação a outros sistemas, bem como sistematizá-los com suas principais informações: valor, base e função, de modo que usem a composição e decomposição dos números naturais e racionais.

    Soma de números com resultado em numerais romanos

    O professor poderá exemplificar na lousa a maneira com a qual deverão ser feitos os numerais romanos como resultados de uma somatória, e caberá aos alunos fazerem a cópia do exemplo para poderem ter uma base.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade de numerais romanos, o aluno precisará copiar o que havia sido explicado pelo professor na lousa, realizar o mesmo no caderno e posteriormente, somar todos os números para escrever somente o resultado com os numerais romanos. Se os alunos sentirem alguma dúvida, poderão consultar o professor para poderem entender melhor.

    Quais habilidades serão despertas nos alunos?

    O aluno saberá resolver qualquer problema de adição e subtração, com o fato de juntar, acrescentar ou retirar. Ele desenvolverá a habilidade EF05MA07, que visa resolver e elaborar qualquer problema com adição, que envolvam dois algarismos, que possuam o principal significado de acrescentar.

    Antecessor e sucessor

    O antecessor e sucessor é feito de muitas maneiras didáticas em sala de aula, porém a estratégia a ser seguida é a de trabalhar com o antecessor e sucessor escritos em numerais romanos.

    Como fazer a atividade

    O professor deverá explicar na lousa a maneira com a qual o aluno deverá fazer a atividade, portanto, eles precisarão copiar o exemplo: I, II, III, exatamente desta maneira para conseguirem fazer o que o professor aplicou de tarefa. Algo simples, que os ajudará a conhecer melhor os numerais romanos, e saberão a forma correta de os escrever e lembrar de cada um deles.

    Quais habilidades serão despertas nos alunos?

    O professor trabalhará com a leitura e escrita por parte dos alunos com os numerais romanos, e deverá aprimorar as habilidades deles através do código EF05MA01, que é basicamente ler e escrever, de modo que ordenem os números naturais em suas ordens, como é o caso do antecessor e sucessor. O aluno precisará compreender as características do sistema, além de saber escrever os números em ordem correta.

    Escreva os números romanos de acordo com os números escritos por extenso

    Nesta atividade de numerais romanos, o aluno deverá escrevê-los de acordo com os números escritos por extenso, ou seja, eles deverão ler o número “cinquenta e nove” e o transformar em romano.

    Como fazer a atividade

    O professor deverá explicar a maneira correta com a qual os alunos deverão escrever os numerais romanos de acordo com o que leram no extenso dos números. Eles deverão fazer sem qualquer consulta e focar no que aprenderam durante as aulas de matemática com o professor.

    Quais habilidades serão despertas nos alunos?

    O professor trabalhará com os números naturais, através da escrita, leitura e comparação com a ordem de números, para trabalhar com a habilidade EF05MA01. Na prática, todos os alunos deverão ler e escrever corretamente cada um deles.

    Represente os números de 1 a 20 com números romanos

    O professor deverá trabalhar os numerais romanos com os alunos e ensinar a maneira com a qual se escreve de 1 a 20. Eles deverão lembrar das explicações no momento de fazer a escrita no caderno.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, o professor deverá pedir que seus alunos escrevam de 1 a 20 em numerais romanos, ou seja, I a XX. Se os alunos possuírem qualquer dúvida no momento de realizarem a atividade, poderão pedir dicas ou explicações ao professor que poderá ajudá-los a saná-las.

    Quais habilidades serão despertas nos alunos?

    O professor trabalhará com uma unidade temática com os alunos do 5° ano, que deverão ter um conhecimento acerca dos números naturais, por leitura, escrita, comparação e a ordem nos números, além de características do sistema de números decimais. 

    A habilidade BNCC a ser desenvolvida é a EF05MA01, que nada mais é do que leitura, escrita e ordenação dos números naturais em centena e milhar. O aluno deve saber escrever e ordenar os números naturais por conta própria.

    Por fim, os numerais romanos ajudarão os alunos a reproduzirem os números arábicos de outra maneira, além de saber reconhecer em qualquer lugar cada um deles sem sentir dificuldade, visto que em alguns relógios de ponteiro permanecem com números romanos para representar as horas.

    É extremamente importante trabalhar com esta área da matemática, para estimular todos os alunos e fazê-los conhecer outra parte da matéria, que os ajudarão a ter um desenvolvimento melhor em sala de aula.

    Plano de aula

    O professor poderá conferir melhor outras informações para estas atividades com numerais romanos para trabalhar em sala de aula com seus alunos, de modo que possam compreender e se adequar ao solicitado na matéria.

    Numerais romanos
    Fonte/Reprodução: original

    O professor deverá responder devidamente as outras informações no cabeçalho, e conferir se os alunos conseguiram cumprir as metas.

    Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

    Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

    E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *