fbpx
Pular para o conteúdo

Plano de aula de inglês: o circo

    Plano de aula sobre o circo para as aulas de inglês

    O circo para as aulas de inglês possuem um conteúdo distinto, que pode ser aplicado com alunos do ensino fundamental I e II tanto em sala de aula, quanto fora dela com passeios lúdicos. Há maneiras interessantes trabalhar e cada uma, fornecerá um conhecimento aprimorado e melhora de vocabulário.

    O que é o circo?

    O circo apresenta uma manifestação artística de grupos de pessoas que possuem habilidades diferentes. Normalmente, eles se apresentam em shows que percorrem diversas cidades ao redor do Brasil.

    O que é o circo?
    Fonte/Reprodução: original.

    Um exemplo interessante ser mencionado é o Cirque Du Soleil, que se tornou a maior companhia mundial de circo. Todas as suas apresentações são incríveis, e feitas com técnicas precisas que surpreendem o público.

    Como trabalhar sobre circo para as aulas de inglês?

    É possível levá-los em passeios, trabalhar com atividades em grupo, montagem de cartazes para exposição, documentários ou filmes sobre o circo que estejam em inglês com legendas em português.

    Há uma variedade de possibilidades que professores podem escolher para abordar com os alunos. O importante é trabalhar com o lúdico e o didático, pois é uma maneira garantida de interesse em aprender.

    Sugestão de atividades com circo nas aulas de inglês

    A sugestão de atividades com circo para as aulas de inglês, auxiliará no aprendizado dos alunos do ensino fundamental I e II, a depender de quais forem seus métodos de ensino na sala de aula. É importante inserir o conteúdo lúdico e diferente aos alunos, que possuirão praticidade durante o aprendizado do inglês. Veja:

    Passeio

    Para uma atividade lúdica, o professor poderá levar os alunos para um passeio diferente no circo. Este é um local novo, com diversas atrações e chama atenção de toda a plateia presente.

    Como fazer a atividade

    O professor deverá escolher o circo de sua localidade para levar seus alunos. Neste caso, se for de SP poderá acessar o site Circo dos Sonhos, que terá o contato comercial para passeios escolares.

    Esta aba é voltada especialmente aos alunos das escolas, pois a equipe do Circo dos Sonhos acreditam que se pode aprender determinados conteúdos com mais facilidade em sala de aula, com visitas em espaços diferentes. Por esta razão, o professor dará o privilégio aos jovens de conhecerem um lugar novo que entra diretamente com o aprendizado da matéria.

    Materiais para a atividade

    Será necessário somente agendar o passeio pelo telefone, e levar os alunos com crachás para facilitar na identificação de todos.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades sobre circo para as aulas de inglês, é ensinar aos alunos que se pode aprender um conteúdo fora da escola, sem livros e sem copiar nada ao caderno. Visitar espaços diferentes proporcionam um aprendizado único e especial do começo ao fim.

    Pesquisa

    A atividade proposta será uma pesquisa sobre o circo, o ano de aparição, e o homem responsável por sua fundação. Este que apenas planejou um evento equestre, direcionado aos nobres durante o ano de 1770.

    Como fazer a atividade

    O aluno precisará escrever o conteúdo da pesquisa em inglês, e não poderá conter nenhuma informação em português. Introdução, conteúdo pesquisado, conclusão e referências serão postas no idioma secundário.

    Como fazer a atividade
    Fonte/Reprodução: original.

    Será uma maneira diferente de trabalhar com os alunos que aprenderão mais sobre o idioma, e saberão como se escreve determinadas palavras, e entender as diferenças que existem entre português e inglês. 

    Materiais para a atividade

    O material deverá ser impresso em folha de sulfite, poderá haver imagens ou apenas o conteúdo escrito.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades sobre circo para as aulas de inglês, é fazer com que os alunos tenham o conhecimento de como funciona o idioma, suas diferenças ao português e aprenderem palavras novas. O fato de aprender uma quantidade X de palavras será essencial ao vocabulário dos estudantes.

    Vídeos didáticos 

    Para os alunos do ensino fundamental I, especificamente aos alunos da 1° a 4° série, o professor poderá trabalhar com vídeos didáticos que apresentem os nomes dos objetos que existem no circo. A atividade consumirá o tempo de 50 minutos de aula. 

    Como fazer a atividade

    Reproduza o vídeo sugerido ou outros que estejam de acordo com o que você deseja que seja apresentado aos alunos. O conteúdo didático com músicas, vídeos lúdicos e interativos facilitam o aprendizado, e são atrativos aos olhos infantis dos pequenos.

    O professor poderá trabalhar com perguntas e respostas. Neste caso, perguntar o nome de Palhaço em inglês, como diz Circo, o nome do Leão e até mesmo como se pronuncia Bola no idioma secundário.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das aulas sobre circo para as aulas de inglês, para trabalhar com as crianças da 1° a 4° série serão essenciais porque garantirão a compreensão do conteúdo, e os auxiliará na oralidade de determinadas palavras. 

    Reproduzir o que é apresentado facilitará no processo de assimilação, e os alunos memorizarão as informações gradualmente.

    Atividade em grupo para escrever o nome dos objetos do circo

    Atividades em grupo fortalecem laços de amizade, trabalha com a socialização dos alunos e auxilia no aprendizado da matéria. Por estes motivos, o professor deverá trabalhar com a turma de maneira diferente. Esta aula ocupará os 50 minutos de aula, e será feito em um dia com alunos do 9° ano.

    Como fazer a atividade

    Nesta aula, o professor é quem fará a escolha dos grupos por intermédio da chamada, ao colocá-los em formações aleatórias. Deixe que se reúnam e ajeitem as carteiras para o trabalho proposto.

    O professor entregará aos alunos folhas de atividades que contenham o nome dos objetos do circo. Tudo o que há neste local será inserido nas perguntas, e será necessário de uma leitura e tradução para responderem em português. Poderão usar o dicionário ou o Google tradutor, porém é interessante que a resposta ocorra em inglês sem consulta.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo da atividade sobre o circo para as aulas de inglês, é ensinar aos alunos sobre o que contém no circo, como podem aprender sobre, e quais os principais métodos de memorização das palavras.

    O trabalho conjunto os auxiliará com o fato de poderem lidar com opiniões diferentes, saber ouvir, entender o momento ideal de expor suas ideias e entrar em um concesso para chegarem juntos na resposta.

    Cartaz sobre o circo

    Atividades em grupo dão resultado não apenas ao professor, mas para os alunos que poderão aprender o conteúdo proposto em conjunto. Dessa maneira, aquele que sentir dúvidas poderá compreender com a explicação do colega. A aula ocupará o tempo de 50 minutos e será feito em duas vezes com os alunos do 7° e 8° anos.

    Como fazer a atividade

    Os alunos escolherão seus colegas para formarem um grupo entre 4-5 membros, para a atividades que será proposta. Esta que será sobre o circo e suas atrações em inglês, com colagens e informações.

    Cada grupo se responsabilizará por uma atração específica que ocorre no circo, e deverão escrever o conteúdo somente em inglês. É um método que visa trabalhar com o idioma pleno, de modo que o aluno possa compreender e aprender novas palavras. 

    Todos os cartazes, obrigatoriamente, precisarão conter colagens das atrações citadas com legendas em baixo que especifiquem o que é. Tal exigência ocorre por haver a possibilidade de expor os cartazes no mural do colégio para que alunos de outras turmas possam visualizar e aprender.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades de circo para as aulas de inglês, é ensinar aos alunos que se pode conhecer e entender o idioma com auxílio de conteúdos diferentes. Estes que podem ser aplicados com o lúdico, que deve ser trabalhado com frequência na sala de aula.

    O fato de aprender um idioma diferente corrobora para haver dificuldade em determinados momentos, mas com aulas intuitivas, didáticas e divertidas, é possível aprender o conteúdo com clareza. 

    Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

    Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

    E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *