Plano de Aula: Gênero Conto de Fadas
Esta aula explora o gênero do conto de fada, oferecendo aos alunos atividades de leitura e escrita, além de discussão de elementos e personagens comuns. Inspire seus alunos a serem criativos e explorar a magia dos contos de fadas.
CONTEÚDO
Gênero conto de fadas para o 4º ano do Ensino Fundamental
OBJETIVOS
- Possibilitar o contato com o conto de fadas;
- Construir conhecimentos sobre o conto;
- Estimular a capacidade criativa e enriquecer a imaginação;
- Explorar a linguagem oral e escrita, por meio da produção de histórias.
DURAÇÃO
2 a 3 aulas
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
1º – Conversar com os alunos sobre o trabalho que será desenvolvido, esclarecendo que irão trabalhar com o gênero contos de fadas. Numa roda de conversa, fazer levantamento sobre os conhecimentos prévios, questionando-os se sabem o que é um conto de fadas, quais contos conhecem, qual o favorito, se têm algum livro de contos de fadas em casa, onde e quando leem e do que tratam os contos de fadas. Para mais informações sobre a importância dos contos de fadas, veja a relevância dos contos de fadas para o processo de alfabetização.
O professor observará a partir das falas se há participação de todos os alunos, suas dificuldades e facilidades para expressar oralmente ideias e conhecimentos internalizados.
2º – Escolher um conto para ser lido de forma colaborativa, em que, no decorrer da leitura, o professor fará pausas e questionará aos alunos sobre o que acham que vai acontecer na história.
Após a leitura, apresentar aos alunos as características do gênero (título, enredo, personagens bons, personagens maus, cenários, elementos mágicos, conflito e resolução).
3º – O professor deve escolher três livros e dividir a turma em seis grupos para que seja entregue a matriz com o conflito das histórias que serão trabalhadas, de forma que cada dois grupos recebam o mesmo conflito.
Propor então que os dois grupos que receberam o mesmo conflito reescrevam a história da seguinte forma: 1 grupo reescreve do início da história até o momento do conflito e o outro reescreve após o momento do conflito até o final, de forma que somente o conflito continue como no original.
O professor deve recolher e fazer as intervenções necessárias e devolver para que os alunos escrevam a versão final.
4º – Com base na versão produzida na atividade anterior, os alunos devem reescrever os textos observando as intervenções feitas pelo professor na 1ª versão. Ao final, os grupos devem unir o que reescreveram, formando uma nova história. Em uma roda de conversa, os alunos deverão ler as 3 novas versões das histórias, destacando as principais modificações propostas pelos grupos.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Contos
- Lápis
- Papel sulfite
- Matriz com os conflitos
- Lápis de cor
- Materiais escolares
AVALIAÇÃO
Os objetivos desta sequência didática serão avaliados por meio do envolvimento, participação e empenho nas aulas e nas atividades propostas.