fbpx
Pular para o conteúdo

Plano de Aula: Brincadeiras Antigas

    Plano de Aula Brincadeiras Antigas

    As brincadeiras antigas fazem parte da vida de muitas pessoas, seja por conta da cultura regional ou por simplesmente ser algo praticado na escola durante a infância. As brincadeiras são essenciais para a vida de toda criança, pois além de se desenvolverem da maneira certa, poderão brincar de diversas coisas com os colegas quando quiser.

    Por que trabalhar com brincadeiras antigas?

    Deve-se brincar com brincadeiras antigas para ajudar os alunos a se movimentarem, desenvolver devidamente a fala oral, além de despertar o espírito de equipe em cada um deles, bem como trabalhar em estratégias que os ajudarão a vencer jogos e brincadeiras.

    Por que trabalhar com brincadeiras antigas
    Fonte/Reprodução: original

    É importante que o professor da primeira série, instigue seus alunos tanto dentro quanto fora de sala de aula, pois por intermédio disto será possível deixá-los com total confiança ao realizar qualquer brincadeira.

    Quais são as principais brincadeiras antigas?

    Existem muitas brincadeiras antigas, mas as principais seriam: pular corda, pega-pega, amarelinha, esconde-esconde, corre cotia, cantigas de roda, bolinhas de gude, passa anel, escravos de Jó, cinco Marias e pião.

    Todas estas brincadeiras antigas foram extremamente importantes na vida de muitos adultos, e o intuito de trabalhar com elas é resgatar um sentimento novo, para fazer com que os alunos fiquem curiosos acerca do tipo de brincadeira que farão em tal dia.

    Sugestão de 5 brincadeiras antigas

    O professor poderá conferir 5 brincadeiras antigas para trabalhar com os alunos e inserir um pouco de cada uma delas, que poderão se divertir durante as brincadeiras, além de aprender algo completamente novo. Confira:

    1. Batata quente

    Uma das brincadeiras antigas mais divertidas e gostosas de fazer com os alunos do fundamental I é justamente a batata quente, que causa uma adrenalina, ansiedade e expectativa de saber quem será o queimado da vez durante a brincadeira.

    Como fazer a atividade

    Todos os alunos devem se sentar em círculos e um ficará de fora. Será necessário passar a bola rapidamente de mão em mão, e aquele que está do lado de fora, fica de costas para todo o grupo e deverá gritar “batata quente, quente, quente… Queimou!”. Aquele que estiver com a bola em mãos, será eliminado. Vence aquele que não for queimado.

    Quais habilidades serão despertas nos alunos?

    Nesta atividade, o aluno brincará de batata quente, e deverá desenvolver a habilidade de código EF12EF01, que visa fazer o aluno experimentar ou recriar brincadeiras e jogos, de modo que respeitem as diferenças individuais de cada colega durante este momento. Nesta prática, o aluno precisará desenvolver as habilidades motoras mais simples ao participar da brincadeira.

    2. Pular corda

    Pular corda pode ser feita de diversas maneiras através de canções que outras duas crianças cantarão enquanto batem a corda para outra criança pular, além de haverem várias velocidades para estimular a coordenação motora grossa e desafiar a criançada.

    Como fazer a atividade

    Realizar esta atividade pode ser feita tanto no pátio quanto na quadra esportiva da escola, e basta que os alunos fiquem em pares para baterem a corda, enquanto cantam alguma música para outra criança poder pular. É importante que todos os alunos participem desta brincadeira lúdica, para poderem se divertirem em conjunto, e revezarem os momentos de bater a corda.

    Quais habilidades serão despertas nos alunos?

    Os pequenos desenvolverão a habilidade de código EF12EF01, que os ajudará a experimentarem e recriarem várias brincadeiras ou jogos inseridos em uma cultura popular do contexto regional, de modo que procurem sempre respeitar as diferenças dos colegas. O aluno deverá, além de saber reconhecer suas possibilidades motoras para superar possíveis dificuldades, respeitar dificuldades encontradas nos demais colegas.

    3. Rouba bandeira

    Esta é uma brincadeira que exige dos alunos uma excelente motricidade para se movimentar, correr, pular, se desviar e elaborar estratégias que os ajudarão a vencer a brincadeira.

    Como fazer a atividade

    Para realizar uma das brincadeiras antigas mais divertidas, o professor deve reunir os alunos no pátio da escola e explicar como funciona a Rouba Bandeira, qual seu propósito, além de dizer todas as regras que os ajudarão a aprender melhor e compreender devidamente o que deverão fazer.

    Quais habilidades serão despertas nos alunos?

    O professor deve trabalhar com a brincadeira Rouba Bandeira e a habilidade BNCC a ser desenvolvida será a EF12EF03, que seria especificamente o planejamento de estratégias para solucionar os desafios das brincadeiras e jogos, com base em suas características reconhecidas. Para o prático, o aluno precisa desenvolver estratégias que sejam coletivas para conseguir solucionar os desafios da brincadeira.

    4. Cantigas de roda

    As cantigas de roda para brincadeiras antigas podem ser trabalhadas com ajuda de playlists para os alunos poderem cantar em conjunto, enquanto fazem alguma brincadeira proposta pelo professor, como Corre Cotia, por exemplo, que exige que os alunos façam a movimentação corporal e poderão trabalhar com a coordenação motora grossa.

    Como fazer a atividade

    O professor deve levar os alunos ao pátio do colégio para deixá-los brincar com cantigas de roda, e possam desenvolver nestas brincadeiras antigas o lúdico, e aprendam algo completamente novo. Todos devem participar para poder brincar. O professor deverá auxiliar os alunos com a música para deixar o momento agradável.

    Quais habilidades serão despertas nos alunos?

    O professor deverá trabalhar com objetos de conhecimento, com brinquedos, brincadeiras históricas e típicas, para ampliar as habilidades dos alunos que devem planejar e saber utilizar determinadas estratégias para solucionar os desafios. O código desta habilidade na BNCC é EF12EF03. Nesta brincadeira, o aluno deve desenvolver a prática de reconhecer possíveis mudanças ou adaptações nas regras das brincadeiras e nas canções.

    5. Amarelinha

    A amarelinha é uma das brincadeiras antigas que fazem parte da vida de muitos adultos da década de 2000 para trás, onde todas se divertiam muito com os colegas quando chegava a hora do recreio. O intuito é evitar cair onde a pedrinha havia sido jogada, caso contrário, deverá se redirecionar ao final da fila e aguardar o momento de jogar mais uma vez.

    Como fazer a atividade

    O professor deverá levar os alunos ao pátio para poderem brincar de amarelinha e exercitar o corpo. Ao mesmo tempo em que brincam com algo lúdico, se divertem com os colegas e conhecem uma brincadeira completamente nova. Eles se sentirão mais desafiados com estas brincadeiras e terão mais vontade de participar.

    Quais habilidades serão despertas nos alunos?

    Para ser trabalhado com as crianças do ensino fundamental da 1° série, o professor deverá inserir brincadeiras e jogos, para trabalhar com o objeto de conhecimento de brincadeiras históricas e típicas.

    A habilidade que será desenvolvida será a de código EF12EF01, que seria basicamente experimentar e poder recriar várias brincadeiras populares inseridas no contexto da comunidade, de modo que os alunos reconheçam e respeitem todas as diferenças com relação ao desempenho dos colegas.

    Por fim, as brincadeiras antigas podem e devem ser trabalhadas com os alunos do ensino fundamental I, especificamente os da 1° série, que precisam desenvolver determinadas habilidades motoras e cognitivas que os ajudarão nas aulas, além de desenvolverem devidamente a musculatura do corpo com a prática de exercício.

    Outro ponto positivo, é fazer com que os alunos pensem em estratégias durante determinadas brincadeiras, como é o caso de rouba bandeira, que exige do aluno um pensamento mais analítico e crítico da situação, a qual está totalmente envolvido. Ele pensará em maneiras de roubar a bandeira para poder vencer o jogo, e deve ser trabalhado durante as brincadeiras.

    Plano de aula

    O plano de aula deverá ser preenchido pelo professor conforme as informações solicitadas na folha, além de lembrar-se de trabalhar com a BNCC sempre que for possível em suas aulas.

    Brincadeiras antigas
    Fonte/Reprodução: original

    Este plano de aula ajudará o professor a ter uma base amplificada sobre como inserir a BNCC durante o ensino prático de atividades com motricidade para as crianças da educação infantil.

    Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

    Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

    E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *