Plano de aula: Animais vertebrados e invertebrados
Descubra todos os segredos sobre animais vertebrados e invertebrados com este plano de aula chamativo e fácil de usar. Aprenda sobre diferentes espécies, como elas se relacionam ao meio ambiente e como elas são classificadas. Comece a explorar hoje!
PLANO DE AULA: ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS
PÚBLICO ALVO: 3º ano Ensino Fundamental I.
CONTEÚDO
Classificação dos seres vivos: animais (vertebrados e invertebrados)
OBJETIVO
- Proporcionar o conhecimento, conscientização e identificação dos animais vertebrados e invertebrados;
- Diferenciar os animais em classes.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
1º – Leitura do texto informativo: Os animais, com discussão, interpretação, sanando dúvidas e questionamentos que surgirem.
Os animais
Os animais vertebrados são aqueles que possuem vértebras que formam a coluna vertebral. Os animais vertebrados são classificados em: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Para saber mais sobre as espécies fascinantes de animais terrestres, continue a leitura.
Mamíferos: os mamíferos são animais vertebrados e alimentam-se do leite da mãe durante algum tempo após o nascimento. Uma outra característica comum a todos os mamíferos é a presença de pelos em seu corpo. A maior parte dos mamíferos é terrestre. O ser humano, o cachorro, o gato e o cavalo são exemplos de animais mamíferos. As baleias e os golfinhos também são mamíferos, no entanto, são animais aquáticos.
Aves: as aves são animais vertebrados que nascem de ovos. Elas possuem bico, asas e o corpo coberto de penas. A galinha, o pato, o avestruz, o beija-flor, o ganso e o periquito são alguns exemplos de aves.
Répteis: os répteis são animais vertebrados que geralmente nascem de ovos. Eles têm o corpo coberto de escamas, placas duras ou carapaças. Entre eles encontramos as cobras, os jacarés, as tartarugas e as lagartixas.
Anfíbios: os anfíbios constituem a classe de animais vertebrados. A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções. Alguns exemplos de anfíbios são rãs, pererecas, sapos e tritões.
Peixes: os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectodérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras sustentadas por rios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigênio na água (embora os dipnoicos usem pulmões) e na sua maior parte coberto por escamas.
Os animais invertebrados são aqueles que não possuem vértebras. Esses animais são encontrados na água, na terra e até mesmo dentro do solo. Os invertebrados incluem todos os animais sem coluna vertebral. Dentre os invertebrados, os mais numerosos são os artrópodes (como insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos) e os moluscos (como caracóis, lesmas, mariscos, lulas e polvos). Para complementar o aprendizado, você pode encontrar brinquedos educativos que ajudam na identificação de diferentes espécies.
Outras Atividades:
2º – Apresentar fotos de animais vertebrados e invertebrados para instigar os alunos a conhecerem mais sobre esses animais.
3° – Dividir a turma em dois grupos: invertebrados e vertebrados, cada grupo ficará responsável por procurar em revistas e jornais imagens de animais referentes ao seu grupo.
4º – Fazer um mural com animais vertebrados e invertebrados.
5° – Aplicar as atividades abaixo:
Atividades
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita diariamente como parte do processo de ensino-aprendizagem e também durante as atividades propostas.