fbpx
Pular para o conteúdo

5 atividades sobre pinturas rupestres

    5 atividades sobre pinturas rupestres

    As atividades sobre pinturas rupestres para trabalhar com alunos do ensino infantil e fundamental I e II, serão essenciais para apresentá-los como o povo pré-histórico conseguia realizar pinturas em superfícies rochosas, quais os materiais eram utilizados para estes fins, e o que queriam representar nos desenhos.

    O que são as pinturas rupestres?

    Tais pinturas consistem em serem feitas em paredes rochosas de cavernas para “anotar” o que faziam no dia a dia. Inclusive, em demais pesquisas descobriram o manifesto das pinturas em esculturas e em cerâmicas.

    O que são as pinturas rupestres
    Fonte/Reprodução: original

    As pinturas foram as primeiras a serem feitas por seres humanos no período conhecido por Pré-História. Tal era apareceu entre o período Paleolítico, há cerca de 30 mil anos. Os Neolíticos permaneceram com as pinturas e a evoluíram para outro patamar.

    Como ensinar sobre o método de pintura rupestre?

    O professor poderá trabalhar com documentário, imagens a serem identificadas e analisadas, apresentações, pesquisas, e pinturas com os dedos ou pincéis para crianças pequenas.

    Como ensinar sobre o método de pintura rupestre
    Fonte/Reprodução: original

    São diversas maneiras de trabalhar com este conteúdo rico para os estudantes. Eles conseguirão aprender por intermédio do lúdico que precisa ser estimulado para deixá-los com interesse de conhecer e estudar sobre.

    Sugestão de atividades sobre pinturas rupestres

    O professor poderá conferir 5 atividades sobre pinturas rupestres para trabalhar com alunos do ensino fundamental I e II, e ensino infantil na sala de aula. Serão conteúdos que os auxiliarão a compreender sobre os povos antigos, e como eles faziam os desenhos sem os mecanismos que possuímos atualmente.

    Identificação das imagens para fundamental II

    O professor deverá reproduzir as fotografias sobre pinturas rupestres aos alunos, que deverão identificar algumas delas. Dentre as imagens, pode-se observar que em algumas há uma espécie de animal que seriam cervos caçados por homens com flechas em mãos.

    Como fazer a atividade

    Desta maneira, o aluno precisará observar o que a imagem quer lhes dizer, e escrever no caderno o que poderia significar, e descrever com suas palavras as cenas de cada uma das figuras.

    Para o professor ter um conteúdo rico, poderá acessar o acervo de imagens que deixaremos disponibilizado neste link. Nele será possível encontrar diversas fotografias de rochas pintadas, de expedições e turistas.

    Materiais para a atividade

    O material será o caderno dos alunos, lápis e borracha.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é mostrar aos alunos o quão evoluídos o povo da pré-história eram para realizar pinturas tão avançadas com poucos materiais. Eles poderão entender melhor como eram feitos, e perceber que alguns dos desenhos lembram muito com os animais que conhecemos atualmente.

    Lascaux a Pré-História da Arte, documentário para fundamental II

    O professor poderá levar os alunos até a sala de vídeo do colégio para reproduzir o documentário chamado A Pré-História da Arte, que apresentará figuras e contará sobre detalhes que podem passar desapercebidos no momento de fazer o estudo em sala.

    Como fazer a atividade

    Para a atividade, os alunos deverão assistir ao documentário que possui 1h de duração que poderá ser possível assistir em duas aulas de artes de 50 minutos. Será muito importante que todos levem seus cadernos e canetas para escreverem aspectos que considerem interessantes de serem estudados e mais aprofundados.

    Na sala de aula, após verem o conteúdo, deverão falar com o professor acerca do que anotaram e realizar perguntas que possam aprimorar seu conhecimento de acordo com as suas anotações e dúvidas.

    Materiais para a atividade

    Sala de vídeo, caderno, lápis e borracha, ou caneta.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é ensinar aos alunos a possibilidade de aprender os conteúdos de outras maneiras, que não sejam apenas ficar em sala de aula e escutar somente o professor dar a aula. Pode-se pesquisar por vídeos e outras informações para estudar e poder aprender com riqueza de detalhes.

    Apresentação rupestre para o fundamental II

    As aulas de artes sobre pinturas rupestres, serão essenciais para os estudantes poderem aprender melhor acerca do conteúdo. Eles terão um vislumbre maior das artes feitas pelo povo pré-histórico, e entenderão seus feitos naquela época.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o aluno se reunirá em grupo com os colegas de sua preferência, e todos precisarão fazer a pesquisa acerca das pinturas rupestres, para compreenderem o que é. Em seguida, preencherão na cartolina com informações importantes, a fim de finalizar com imagens.

    Os alunos poderão escolher os tipos de figuras que serão coladas na cartolina, as quais precisarão conter descrição de quem encontrou, a localização do local, e se possível o ano da descoberta.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender em conjunto sobre pinturas rupestres, e a sua utilidade para historiadores e a importância para a história da arte como um todo. Será um tema necessário a ser abordado, estudado e memorizado.

    Pesquisa sobre pinturas rupestres

    O professor deverá solicitar aos alunos que façam uma pesquisa completa sobre pinturas rupestres. Dessa maneira, eles compreenderão melhor sobre o que é, qual sua função, e sua importância para a história da arte. A atividade é ideal para alunos da 5° série em diante.

    Como fazer a atividade

    Para realizar o trabalho proposto, o professor deverá solicitar aos alunos que escrevam na capa, com as normas ABNT que precisará ser obrigatória nesta atividade. Ajudará os alunos a trabalharem futuramente em outras pesquisas. Veja o estilo:

    • Nome;
    • Número;
    • Série;
    • Nome da escola;
    • Trabalho e matéria;
    • Ano, nome da cidade e estado.

    Na parte interna do trabalho, o aluno precisará escrever a introdução que será a parte que falará brevemente sobre o tema escolhido pelo professor da matéria de artes. Não há necessidade de passar de cinco linhas na explicação.

    Posteriormente, precisará conter o conteúdo completo da pesquisa, que pode ser separado por temas para ficar fácil de ler e mais compreensível ao professor no momento de realizar a correção. Inclusive, é importante que os alunos redijam o texto por conta própria, ao invés de copiar e colar no trabalho.

    Por fim, precisará ser escrito a conclusão da pesquisa e finalizar com bibliografia ou referências dos sites em que usou de base para pesquisa. Será mais fácil de o professor ter noção se houve cópia ou não.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é ensinar aos alunos que se pode aprender o conteúdo por intermédio da internet, com boas pesquisas ou vídeo-aulas que fornecem um conhecimento ampliado do conteúdo. Além de ser possível reproduzir o mesmo vídeo por diversas vezes até conseguir memorizar as informações.

    Pintura rupestre na cartolina para crianças

    Com tinta e pincel ou os dedos, o aluno poderá realizar a pintura rupestre na folha de cartolina para ter melhores resultados. Dessa maneira, ele conseguirá compreender melhor o significado e a sua importância na história da humanidade.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, o aluno precisará fazer desenhos com ajuda de um pincel de ponta fina ou um pouco mais grosso para facilitar na mobilidade e controle do objeto a ser usado.

    Eles poderão trabalhar a mistura de cores para representar as formas de animais, mãos e árvores na folha de sulfite ou cartolina. Eles precisarão apresentar o que fizeram no dia a dia, da mesma forma com a qual os povos antigos faziam.

    Será um demonstrativo de como os humanos viviam antes de existir tecnologia, e um mundo globalizado. Esses povos tinham como objetivo o de registrar suas informações, e dentre elas pinturas sobre caça.

    Objetivos para a atividade

    O aluno aprenderá sobre a pré-história, que faz parte da história da humanidade e possui sua importância para historiadores compreenderem como era a maneira em que essas pessoas viviam.

    A diferença da atividade proposta, é que o aluno usará papel ao invés de paredes rochosas para os desenhos, o qual possuem texturas completamente diferentes e terão aspectos distintos.

    Se você gostou de nosso artigo e quer conferir mais conteúdos para trabalhar com estudantes do ensino infantil, fundamental e médio, permaneça no Pedagogia Ao Pé Da Letra para ler mais artigos!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *