fbpx

Pedagogo Empresarial e sua atuação nas corporações

O pedagogo também atua no ramo empresarial, trabalha no desenvolvimento de recursos humanos, na administração de pessoal, na avaliação de desempenho e no recrutamento e seleção de pessoas. Atualmente o profissional formado em pedagogia é capacitado a executar o trabalho pedagógico em sua totalidade, de forma que se torna um organizador e um articulador do processo pedagógico. É capaz de unir o conhecimento com os processos de gestão empresarial, ajudando na compreensão dos relacionamentos internos e externos.

O pedagogo empresarial precisa conhecer os problemas e as soluções que envolvem a produtividade dos funcionários, trabalhar de forma que os objetivos da empresa sejam alcançados, direcionar os colaboradores para buscarem sempre atingir os objetivos da empresa e promover treinamento visando o desenvolvimento das pessoas.

Dentro de um ambiente empresarial, o pedagogo desenvolve programas de treinamento e procura resolver problemas em relação à produtividade dos funcionários. Assim, o profissional precisa trabalhar de forma a modificar o comportamento dos funcionários para melhorar o desempenho profissional.

A pedagogia empresarial integra o pedagogo na implantação de projetos, treinamentos e consultorias. Ajuda na organização de uma agenda com atividades integradas com o objetivo de preparar os funcionários através de qualificação profissional e aperfeiçoamento técnico. O profissional deve pesquisar e analisar projetos de deverão ser adotados pela empresa para ajudar os colaboradores a adaptar seus currículos às necessidades da empresa.

É necessária a presença de um pedagogo em todos os ambientes em que há aprendizagem, por esse motivo, existem vários campos de atuação para o pedagogo, pois seu trabalho é adaptado a várias necessidades institucionais.

Pedagogo Empresarial

Áreas de atuação do Pedagogo fora do ambiente escolar

  • Consultor pedagógico: no serviço de disseminação cultural, em museus, bibliotecas, centros culturais, agências de publicidade, revistas, rádio e televisão;
  • Gestor de projetos socioeducativos: nas áreas de recreação e lazer, setor de planejamento urbano, hospitais, postos de saúde, ONGS e órgãos públicos;
  • Gestor de RH: supervisão pedagógica de pessoal, orientação para estágio e capacitação profissional;
  • Assessor pedagógico: áreas de comunicação e na produção de materiais informativos.

Para trabalhar na área empresarial, não basta apenas sem formado em pedagogia, o profissional precisa ter conhecimento do mercado empresarial para conseguir perceber as necessidades da instituição. Através da união do pedagogo com o administrador é possível preparar os profissionais para os desafios diários, principalmente em relação à humanização do trabalho.

Atualmente as empresas buscam conciliar administração com relações humanas, para assim ter uma melhor integração entre os funcionários e os gestores, sendo assim, o mercado abriu espaço para profissionais formados em pedagogia, para atuar nas empresas e com seus conhecimentos diminuir os conflitos existentes, pois a pedagogia cria profissionais para a vida, se preocupa com a formação integral, crítica, e com a capacidade do indivíduo em ver a realidade e modificá-la conforme a necessidade.

No ambiente empresarial o pedagogo trabalhará com adultos com os mais diversos problemas, alguns que tiveram uma infância complicada, vítimas de violência, maus tratos, pedofilia e família desestruturada, poderá fazer um trabalho educativo visando o bem-estar do trabalhador desde o meio empresarial até o ambiente familiar.

O pedagogo no ambiente empresarial, tem a função de integrar o novo funcionário à empresa, participar ativamente do plano de carreira dando orientação pedagógica e avaliação de desempenho. Desenvolvendo as competências individuais, as pessoas começam a trabalhar melhor em grupo, melhoram a comunicação e a aprendizagem.

O pedagogo precisa investigar o que motiva cada indivíduo para conseguir fazer com que ele se dedique da melhor forma possível, desenvolver novas competências e novas habilidades. O profissional tem a finalidade de gerar crescimento às pessoas através do processo de humanização.

Literatura recomendada

Curso de Pedagogia Empresarial

Aprenda como o pedagogo pode contribuir de maneira visionária e flexível para o processo de desenvolvimento empresarial. Conheça também as diferentes formas de atuação no ambiente corporativo.

O curso pode ser feito tanto por quem já é pedagogo e deseja ampliar seus conhecimentos, como por outros profissionais interessados nesta área de grande crescimento.

Deixe um comentário