Os mamíferos constituem uma classe de animais vertebrados subdivididos em dois grupos: aquáticos (cetáceos) e terrestres (quadrúpedes/bípedes), que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), presença de pelos ou cabelos, com exceção dos golfinhos e de algumas baleias, que somente na fase embrionária possuem pelos.
São animais endotérmicos, ou seja, de temperatura constante, também conhecidos como “animais de sangue quente”, isso graças à sua pele, a qual é formada por duas camadas principais (epiderme e derme), onde se encontram glândulas sebáceas e sudoríparas que auxiliam a regular a temperatura, além das glândulas mamárias, responsáveis pelo nome da classe. O cérebro controla, então, a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração, que apresenta quatro câmaras.
Os mamíferos incluem 5 416 espécies (incluindo os seres humanos), distribuídas em aproximadamente 1 200 gêneros, 152 famílias e até 46 ordens, de acordo com o compêndio publicado por Wilson e Reeder (2005). Entretanto, novas espécies são descobertas a cada ano, aumentando esse número; e até o final de 2007, o número chegava a 5 558 espécies de mamíferos.
Acredita-se que os primeiros mamíferos surgiram no período Jurássico, entre 176 e 161 milhões de anos atrás, durante o reinado dos Dinossauros. Novas evidências científicas, entretanto, sugerem que os precursores dos mamíferos podem ter surgido há pelo menos 208 milhões de anos, durante o período Triássico Superior (é a época do período Triássico da era Mesozoica do éon Fanerozoico que está compreendida entre 237 milhões e 201 milhões e 300 mil anos atrás, aproximadamente. A época Triássica Superior sucede a época Triássica Média de seu período e precede a época Jurássica Inferior do período Jurássico de sua era).
Para entender melhor a diversidade dos mamíferos, é interessante explorar atividades didáticas variadas que podem ajudar na educação sobre esses animais fascinantes.
Além disso, para aqueles que desejam se aprofundar em atividades práticas, existem recursos como brinquedos educativos que podem ser utilizados para ensinar sobre a morfologia e comportamento dos mamíferos.
Escreva um comentário