<!-- -->

Origem do universo (ensino fundamental)

Origem do universo para o ensino fundamental
3/5 - (1 avaliações)

A origem do universo é algo extremamente complexo, além de ser um conteúdo com riqueza de detalhes. É importante que sejam feitas boas explicações aos alunos, para que possam compreender o conteúdo, e claro, inserir atividades lúdicas para todos realizarem.

Como se originou o universo?

A principal e mais aceita teoria é a do Big-Bang, que permanece famosa entre o meio científico. É possível que o nosso universo tenha se originado de uma explosão, há cerca de 14 bilhões de anos. 

Como se originou o universo
Fonte/Reprodução: original

Sabem quando falamos sobre os átomos nas aulas de química ou física? É por conta deste pequenino material que se originou todo o nosso universo. Uma teoria bem plausível, de fato, e que os professores podem explicar em sala de aula para os alunos do fundamental II.

Quando a Lua surgiu?

O planeta Theia é o principal responsável por criar a Lua, pois por conta de seu forte impacto contra a Terra, os detritos originados da colisão se espalharam, e posteriormente se juntaram. Logo, a Lua possui alguns pedaços da Terra e de Theia.

Naquele período, de 4,6 bilhões de anos, a Terra sequer era o planeta com vida que conhecemos. Era somente um planeta gasoso, não é à toa que a Lua possuía isótopos de cloro. 

Sugestão de atividades sobre origem do universo

Elaboramos cinco atividades sobre a origem do universo para serem trabalhadas em sala de aula com os alunos. É algo que precisa ser explicado de maneira lúdica, portanto, nosso plano de aula poderá ajudar os professores. Veja:

Sugestão de atividades sobre origem do universo

Fonte/Reprodução: original

Apresentação

É comum que os professores de ciências exijam apresentações, pois faz com que os alunos possam aprender a matéria com a explicação de colegas. Isto deve acontecer pelo menos uma vez por bimestre. 

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade, o professor deverá solicitar que os alunos se reúnam em grupos, façam pesquisas e montem tudo em cartolina. Deve conter imagens e outras explicações que serão usadas para exposições.

O professor deverá pedir que os alunos falem sobre os astros que estão presentes desde a origem do universo, o que os ajudará a aprender mais sobre a matéria, conforme forem feitas as pesquisas.

Materiais para a atividade

O material para a atividade seria papel cartolina, colagens, cola e tesoura. Caneta esferográfica azul ou preta para escrever. 

Objetivos para a atividade

O objetivo é ensinar aos alunos outras maneiras de aprender sobre determinado tipo de conteúdo, muito prático para absorver as informações de maneira simples, e claro, sem deixar nenhuma dúvida. Eles poderão realizar perguntas caso queiram, para deixar esta aula mais comunicativa.

Maquete do universo

Algo interessante de ser feito com os alunos do fundamental I e II, é trabalhar com maquetes, pois pôr a mão na massa os ajuda diretamente a usarem a criatividade, além de saber lidar com o trabalho em equipe. 

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade sobre origem do universo, o professor deverá separar os alunos em grupos de até 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá ficar responsável por cada galáxia diferente. 

Será feito uma separação conforme o número de grupos, é algo que o professor deve se atentar. Temos algumas galáxias interessantes que os alunos podem se interessar: galáxia de Andrômeda, galáxia do Triângulo, galáxia de Bode, galáxia Olho Negro, galáxia Charuto, galáxia de Cartwheel e Centaurus. 

Materiais para a atividade

Isopor, tinta acrílica, pode-se recorrer a glitter para fazer as estrelas, por exemplo. Tesoura e pincéis devem estar na lista de materiais.

Objetivos para a atividade

O objetivo é fazer com que os alunos consigam trabalhar entre si, e dividam as tarefas para cada um realizar. Todos precisarão trabalhar na confecção da maquete, pois conseguirão finalizá-la mais facilmente com participação de todos. 

Sem contar que conseguirão aprender sobre assuntos novos ao realizarem pesquisas sobre a galáxia estabelecida. Uma boa pesquisa não pode ser deixada de lado pelos alunos, no momento de fazer a maquete.

Pesquisa sobre a origem do universo

Fazer pesquisas sobre determinado assunto sempre auxilia os alunos a compreenderem certas questões, portanto, é recomendável que o professor solicite que pesquisem sobre o universo. Este é um tema complexo, longo e em alguns momentos poderá ser confuso, porém com uma pesquisa mais calma será mais fácil de compreender.

Como fazer a atividade

O professor deverá solicitar que os alunos do 6° ano em diante comecem a fazer o uso das normas ABNT. Será um preparatório para o ensino médio e outras atividades. Eles devem fazer uma pesquisa completa que inclua breve introdução sobre o tema.

Em seguida, a pesquisa precisa estar completa, e claro, escrita com as próprias palavras do aluno. Será necessário ensiná-los desde cedo sobre o fato de que copiar algo da internet é crime. 

Na parte final, deve conter a conclusão escrita com base nas pesquisas feitas, e na última folha, cada link de pesquisa para completar as referências pesquisadas. Isto ajudará o professor a saber os sites nos quais foram utilizados e se as fontes são confiáveis ou não.

Objetivos para a atividade

Por mais que seja muito complexo uma pesquisa neste nível, será importante que os alunos comecem a aprender as normas ABNT gradualmente. Isto fará com que eles tenham mais praticidade não somente de fazer um excelente trabalho, mas de conhecer totalmente um assunto.

Nascimento do Universo

Há muitos documentários interessantes pela internet, que contam detalhadamente sobre a origem do universo. O professor poderá passar aos alunos um bom vídeo com menos de 1 hora de duração, para explicar sobre alguns fatores.

Como fazer a atividade

Este documentário é antigo, apresentado pela National Geographic Channel, porém é extremamente interessante de apresentá-los, pois terá ligação com a atividade final. Peça para cada um deles anotar informações importantes.

Objetivos para a atividade

É comum que o assunto possa ser complicado durante as explicações do professor, por sua complexidade, e uma maneira de fugir disso, é fazer com que os alunos possam aprender sobre a origem do universo através de vídeos didáticos e bem explicativos.

Por este mesmo motivo é recomendável que o professor solicite aos seus alunos que escrevam algumas informações importantes no caderno, o que fará com que os estudantes consigam compreender o assunto, e memorizar informações e nomes úteis que os ajudarão a estudar para provas.

O que são os átomos

O professor deve explicar que qualquer coisa é feita de matéria, e que esta mesma matéria possui átomos em sua constituição. A partir do momento em que há a junção dessas energias, se originam outras moléculas que podem ser maiores. 

É algo complexo de ser entendido à princípio, mas cabe ao professor explicar de maneira lúdica para os alunos conseguirem compreender.

Como fazer a atividade

Será necessário que o professor solicite aos seus alunos que respondam o que são os átomos, ao afirmar que nele existem prótons, nêutrons e elétrons. Para o aluno conseguir responder, é necessário que tenha sido explicado durante as aulas o que cada um deles são.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades sobre a origem do universo é ensinar aos alunos que todos os seres e astros são feitos de matéria, ou seja, átomos. Árvores, animais e humanos são feitos de energia.

Deseja encontrar mais materiais para suas aulas? Permaneça no Pedagogia Ao Pé Da Letra, e confira a variedade de artigos no site que podem te ajudar!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.