fbpx

O SONO

O sono… algo essencial nas crianças, principalmente em fases de desenvolvimento. Os pais e educadores deveriam ter  a noção clara de que dormir bem é muito importante, contribui para o sucesso escolar, emocional e social.
Horas ideais de sono por dia:
  • Recém-nascido – 16 a 18 horas
  • Até 2 anos – 14 horas
  • 2 aos 5 anos – 12 a 14 horas
  • 6 aos 10 anos – 11 a 12 horas
  • 10 aos 12 anos – 10 horas
  • Adolescentes – 9 horas
  • Adultos – 7 a 9 horas
O mau sono, não só tem implicações na saúde, como em crianças está intimamente ligado com a predisposição para a aprendizagem, a privação do sono em idade escolar tem consequências devastadoras em termos de rendimento, deste modo os pais têm de ter em atenção o adequado descanso dos filhos.
Vários especialistas estão de acordo, no  que  concerne à rotina do deitar, que esta é muito importante, deve-se ter atenção às actividades desenvolvidas antes do deitar, de modo a não serem estimulantes e de preferência não utilizar a televisão e jogos para adormecer, esta é uma rotina que deve primar pela tranquilidade, como o lavar os dentes, xixi, leitura de uma história e dormir. Sem esquecer que a criança tem o seu espaço individual, e que deve ser trabalhada a sua autonomia, neste sentido é fundamental que o deitar seja na sua cama e não na cama dos pais, a criança tem de compreender que aquele é o seu espaço, assim atinje a sua maturidade e ultrapassa os seus medos e receios mais facilmente.
Dormir bem, dá saúde e faz crescer!

Psicologia da  Educação

E-mail: [email protected]
Telem. 96 3489511

http://caapsicologia.blogspot.com/2010/12/o-sono.html

1
Deixe um comentário

avatar
0 Conversas
0 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais apreciado
0 Autores de comentários
Autores de comentários recentes
  Receber notificações  
mais novos mais antigos mais votados
Me notifique

Deseja receber nosso conteúdo direto no seu email?